DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

8 Coisas Sobre Planejar uma Viagem ao Redor do Mundo que Ninguém Fala

Compartilhe:

Tendo passado quase um ano inteiro para planejar nossa viagem ao redor do mundo, posso dizer com segurança que não é uma tarefa fácil. Há tanto para organizar, tantas pessoas para ver e tantas emoções que parecem uma montanha-russa que você experimentará quase diariamente.

Se você já me acompanha há algum tempo, sabe que nossa volta ao mundo começou em 2019 e foi interrompida em 2020. Ficamos quase 1 ano viajando pela Europa e cerca de 4 meses na Tailândia.

Se você está pensando em planejar uma viagem ao redor do mundo, ou está apenas se perguntando como fazer isso, aqui estão 8 coisas que ninguém te conta sobre planejar uma viagem longa!

viajar pelo mundo

Você precisa de muito menos do que parece

Uma coisa que aprendi durante o planejamento da nossa viagem ao redor do mundo é que há tantas recomendações de coisas que você precisa comprar que provavelmente (definitivamente) não precisa de tudo que indicam.

Cada post do blog que li sobre fazer as malas para uma viagem ao redor do mundo envolve tantos itens que eu desesperadamente pensei que precisávamos, mas depois de refletirmos decidimos não comprar a maioria deles.

Viajamos com muito pouco e a verdade é que o mais importante na verdade eram nossos itens eletrônicos. Todo o resto você encontra facilmente nas cidades por onde irão passar.

Optamos por levar o essencial, roupas e apenas 3 sapatos, itens eletrônicos e tudo teria que caber em 2 malas de mão e 2 mochilas. E assim foi. “Ah, mas preciso de um boné, meu shampoo acabou, minha maquiagem sumiu…” tudo isso nós compramos durante nossa viagem. A não ser que você vá morar no meio da selva sem comunicação, qualquer cidade do mundo terá itens básicos para você comprar facilmente.

Você ficará surpreso com suas habilidades orçamentárias

Tenho sorte no fato de que Rogério sempre foi notavelmente bom em orçamentos e planilhas de custos. No entanto, desde que começamos a economizar adequadamente para nossa viagem ao redor do mundo, me surpreendi com o quão bom somos nisso! 

Já escrevi alguns posts que podem te ajudar, como: 5 Dicas de como Economizar Dinheiro para Viajar com dicas para colocar em prática antes mesmo da viagem começar,  Como Viajar Barato pela Europa, 5 Hacks de Viagem para Economizar Dinheiro, e já dei dica até de Como Economizar na Hora de Comer.

Post relacionado: Como fazer um Planejamento Financeiro para ser Nômade Digital

Há muito o que organizar em uma viagem ao redor do mundo

Este ponto provavelmente é algo que as pessoas vão te dizer quando você está se preparando para uma viagem de volta ao mundo, mas realmente há muito o que organizar.

Na verdade há um monte de coisas que você precisa organizar se você está planejando ir viajar por um longo tempo.

Nós por exemplo, planejamos nossos vistos, vacinas, fazer procuração, organizar como iria ficar nossa casa, vendemos o carro, fizemos check-up em médicos e dentista, etc… 

Post relacionado: 5 Erros no Planejamento da sua Viagem

O dia da partida chega muito rápido – e o retorno também!

Embora tenhamos planejado essa viagem por literalmente 1 ano, ela aconteceu muito mais rápido do que poderíamos imaginar. 

Não importa quanto tempo antes você comece a planejar, sua data de partida chegará muito mais rápido do que você poderia prever.

E a data de retorno também! Parece que foi ontem que pegamos o voo com destino a Lisboa e o dia de voltar para casa chegou MUITO rápido! Tenho a impressão que eu poderia voltar no tempo e viver tudo de novo, pois o tempo foi implacavelmente rápido!

As pessoas vão te fazer sempre as mesmas perguntas

Uma coisa para a qual ninguém me preparou foi quantas vezes você vai dizer a mesma coisa a pessoas diferentes. Com o tempo você perde a conta de quantas vezes vai ter que escutar as mesmas perguntas, que aliás, são, em geral, essas:
Como você ganha dinheiro para fazer isso? Para onde vão? Vocês são ricos? Nossa, mas o que vocês vão fazer lá? E gasta muito? Não é perigoso? Quanto custa? 

No final, você fica um pouco cansado de se repetir, mas ainda é bom saber que as pessoas estão interessadas em sua viagem, o que faz valer a pena.

Você vai se estressar para planejar a mala/mochila da viagem ao redor do mundo

Decidir o que colocar na mala será um desafio. Saber exatamente o que levar em cerca de 15 quilos para ficar 1 ano ou mais viajando não é tarefa fácil.

Você vai se estressar tendo que escolher entre suas roupas preferidas, vai achar a mochila pequena, depois vai achar a mochila pesada, vai ficar na dúvida se vai de mochilão ou mala de mão, e com certeza algo faltará ou sobrará. E não se engane, todas as vezes que você for fazer a mala será um pouco estressante.

Eu me lembro que todas as vezes ao fazer a mala para ir ao próximo destino eu dizia: “Não vai caber tudo!” muitas vezes também me peguei reclamando: “Porque eu trouxe isso?” ou “Eu devia ter trazido mais shorts e menos calças!” mas no fim sempre dá certo (inclusive cortar uma calça pra ter mais shorts, assim como eu fiz, para parar de reclamar kkkk).
Posts relacionados: Sobre malas de viagem

Você sentirá que está fazendo muitas coisas pela “última” vez

Esteja você planejando viajar por 3 semanas, 3 meses ou 3 anos, você ainda sentirá que estará fazendo muitas coisas pela “última” vez.

Mesmo que você volte da viagem em questão de semanas, ainda estará fazendo as coisas pela última vez antes de ir.

Para mim funcionava assim: “oh, essa é a última vez que vou comer essa coisa em quanto tempo”, essa é a “última” vez que vou tomar banho nesse lugar, a “última” vez que estou andando por essa rua.
E a mais dolorosa é: Essa pode ser a “última” vez que estou vendo essa pessoa… 

Você vai se sentir em conflito o tempo todo em uma viagem ao redor do mundo

Outra coisa que me surpreendeu constantemente é o quão conflitante eu me sentia sobre ir viajar e/ou voltar para casa o tempo todo.

É claro que, na maioria esmagadora do tempo, senti uma imensa onda de excitação sobre a incrível aventura que estávamos enfrentando. No entanto, antes de ir também me senti triste e para baixo e às vezes até questionei se estávamos fazendo a coisa certa.

Durante a viagem eu me questionava porque eu deveria voltar para o Brasil e mesmo após voltarmos para casa, este conflito ainda se encontra em mim, me questiono muitas vezes se um dia terei essa oportunidade novamente, se viverei um dia em algum lugar que não seja no Brasil, etc.

É totalmente, completamente e absolutamente normal se sentir assim e posso garantir que você não será o único viajante a ter esses sentimentos.

Veja também

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *