Básico
Capital: Havana
Língua: Castelhano
Moeda: Peso cubano
Viagem
Validade do passaporte: Deve ser válido no momento da entrada.
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, o visto é obrigatório. O visto de turista permite estada de até 30 dias, prorrogável, junto às autoridades cubanas, por mais 30 dias.
Vacinações: Exigido comprovante de vacinação contra febre amarela.
Segurança:
- Viajar com precauções normais de segurança
- ✅Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Requisitos de entrada
Desde maio de 2010, todos os estrangeiros que ingressam em território cubano devem possuir – ademais do visto de entrada no caso de cidadão brasileiro – seguro viagem com cobertura de despesas médicas em Cuba. Não há registros de grandes problemas com entrada de cidadãos brasileiros no país.
Hospedagem
Booking.comIntoxicação alimentar e cólera
Há probabilidade de intoxicação alimentar no país. Cidadãos brasileiros que pretendem viajar para Cuba devem comer apenas alimentos cozidos, evitar comidas servidas nas ruas e lavar cuidadosamente frutas e vegetais em água corrente. Além disso, aconselha-se que nacionais do Brasil levem ao país antiácidos e remédios para diarreia e dores estomacais. Casos de cólera foram reportados no país. Caso as dores estomacais persistam, deve-se procurar um médico imediatamente.
Clima
As temperaturas geralmente são altas. Os valores médios anuais variam de 26 °C a 34 °C, podendo ser mais elevados na costa oriental.
Se for viajar para Cuba no período de novembro a abril, é mais fresco, enquanto os meses de maio a outubro constituem a época do ano com temperaturas mais elevadas. A umidade relativa do ar é alta, com médias próximas a 80%. As zonas mais úmidas são as regiões ocidentais e centrais.
De 1º de junho a 30 de novembro é o período de maior quantidade de chuvas e de maior probabilidade de furacões.
Internet
O acesso à internet, em toda a ilha, é limitado. A maneira mais adequada se usar a rede é nos hotéis. A velocidade da conexão não costuma ser rápida, de modo que o uso de aplicativos como Skype e Youtube, por exemplo, se torna inviável.