Ver a Aurora Boreal pessoalmente ocupa uma posição de destaque na lista de desejos de quase qualquer pessoa. Este fenômeno natural único pode ser observado no hemisfério norte, na região do Círculo Polar Ártico.
Os melhores lugares para ver a aurora boreal incluem Canadá, Islândia e Escandinávia. As melhores chances de ver a aurora boreal serão durante os meses de inverno, com noites mais longas, embora possam ser vistas de setembro a abril.
Quando as condições perfeitas forem criadas, você será recompensado com um fantástico espetáculo de luz no céu escuro. Sêneca fala das auroras como “buracos no céu”, enquanto, na Europa medieval, elas eram consideradas um presságio de Deus.
Hoje, elas são um grande negócio, com pessoas viajando longas distâncias para ter uma ideia do que é uma experiência única na vida.
O que são Auroras Boreais
Também chamadas de Luzes do Norte, a Aurora Boreal são formadas por partículas energizadas do Sol que atingem a atmosfera superior da Terra a velocidades de até 72 milhões de km/h, mas o campo magnético do nosso planeta protege-nos do ataque.
À medida que o campo magnético da Terra redireciona as partículas para os polos (também existem as Luzes do sul, chamadas de Aurora Austral) o processo dramático transforma-se num fenômeno atmosférico cinematográfico que deslumbra e fascina tanto os cientistas como os observadores do céu.
Melhores lugares para ver a aurora boreal
No entanto, dado que se trata de uma ocorrência inerentemente temporária, é importante saber quando voltar os olhos para o céu. Na verdade, a aurora boreal é notoriamente difícil de prever, mas seguir esses passos lhe dará a melhor chance para vê-las.
Com as luzes visíveis apenas quando o sol se põe, faz sentido persegui-las de janeiro a março, quando as noites são mais longas.
Lembre-se também de evitar a lua cheia, quando a luz extra pode apagar a aurora. Além disso, consulte a previsão do tempo para encontrar céu limpo – as condições são melhores quando está frio e seco. Agora, você só precisa decidir para onde ir.
Aurora Boreal na Lapônia Sueca
A Suécia acolhe observadores de estrelas há décadas, o que significa que as suas luzes são algumas das mais acessíveis.
Experimente algumas caminhadas tradicionais em snowmobile enquanto percorre densas florestas de pinheiros e paisagens selvagens variadas para chegar ao acampamento noturno.
Você também pode ficar em algumas das acomodações mais exclusivas do mundo, incluindo o IceHotel original e o inovador Treehotel, com quartos e instalações de arte moderna penduradas na copa de uma floresta sempre verde.
Aurora Boreal no Yukon
O Yukon, no noroeste do Canadá, é pouco povoado e conhecido por suas atividades ao ar livre. Persiga as luzes em um snowmobile tendo como pano de fundo as cinco montanhas mais altas do Canadá e os maiores campos de gelo sub-árticos do mundo.
Para quem procura uma visualização mais confortável, existem cabanas de madeira aconchegantes, construídas especificamente para visualização ou, para os mais aventureiros, passeios guiados até os melhores locais para ver as luzes.
Durante o dia, talvez faça uma expedição de canoa pelo poderoso rio Yukon, cercado em ambos os lados por majestosas coníferas gigantes e picos cobertos de neve.
Aurora Boreal na Lapônia Finlandesa
Este é um dos destinos da Aurora Boreal mais adequados para famílias. Com seu período ideal de observação no inverno, de setembro a abril, é a oportunidade perfeita de Natal para visitar o Papai Noel.
Em Rovaniemi, os elfos recebem você na cabana do Papai Noel e os dias são passados em passeios de renas, os mesmos corcéis que podem levá-lo em um safári de luzes.
Excursões para ver a Aurora Boreal são muito famosas e concorridas por lá.
Em termos de acomodação, os iglus de vidro personalizados oferecem a visualização das estrelas na hora de dormir, no conforto da sua própria cama.
Aurora Boreal em Tromso, Noruega
Deixando o melhor para o final, Tromso é amplamente considerado o melhor lugar para ver a aurora boreal. Localizadas ao norte do Círculo Polar Ártico, as auroras costumam ser mais impressionantes e ocorrem com relativa regularidade.
O clima também é surpreendentemente bom, já que as correntes quentes da Corrente do Golfo promovem um clima anormalmente temperado. Embora as luzes, quando estão mais ativas, possam ser vistas da cidade, é sensato sair de Tromso para ter a melhor visualização.
Existem várias operadoras que oferecem de tudo, desde passeios com tração nas quatro rodas e motos de neve até trenós puxados por cães e caminhadas. Tal como acontece com o resto da Escandinávia, os guias falam inglês perfeitamente e são amigáveis, acolhedores e experientes.
Você também desfrutará de uma atmosfera animada, com o centro apresentando mais pubs per capita do que qualquer outro lugar do país; não é difícil encontrar uma aconchegante taverna ou cervejaria norueguesa servindo algumas das cervejas artesanais locais.
Fairbanks, Alasca
Você sabia que se ficar aqui por pelo menos três noites, suas chances de ver a aurora boreal aumentam para mais de 90%?
Fairbanks é uma cidade no coração do Alasca, com a temporada Aurora do final de agosto a abril. A excelente localização do Fairbanks permite-lhe fazer uma viagem de um dia às Termas de Chena ou explorar as belezas naturais do Parque Nacional Denali.
Você também pode testemunhar o Concurso Mundial de Arte todo mês de março, onde ficará fascinado com esculturas de gelo cativantes.
Enquanto espera o show de luzes aparecer, divirta-se praticando pesca no gelo, patinação no gelo e esqui cross-country. Certifique-se de vestir-se em camadas porque os meses de inverno no Alasca são congelantes.