DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

O que ver e Como visitar o Rijksmuseum em Amsterdam, Holanda

Compartilhe:

O Rijksmuseum é um dos museus mais famosos do mundo. E aquele que você definitivamente não pode deixar de visitar enquanto estiver viajando por Amsterdã, Holanda. Cobrindo mais de 800 anos de arte e história holandesa, é o lar de cerca de um milhão de objetos.

É por isso que pode ser um pouco difícil planejar sua visita e decidir o que ver quando você visitar o Rijksmuseum. Para facilitar sua escolha e ajudá-lo a planejar uma ótima visita ao Rijksmuseum, aqui neste Guia Completo do Rijksmuseum estão alguns dos destaques que você não deve perder.

rijksmuseum

História do Rijksmuseum

A origem do Rijksmuseum remonta a 1800, quando era apenas uma galeria nacional localizada em Haia. Foi Luís Bonaparte, irmão de Napoleão I e rei da Holanda, quem ordenou que a coleção fosse transferida para o Palácio Real. Alguns anos depois, após a ascensão do rei Guilherme I de Orange-Nassau, o museu voltou a pertencer ao Estado e foi transferido para o Trippenhuis, que mais tarde seria chamado de Rijksmuseum.

Quando visitar o Rijksmuseum?

O Rijksmuseum recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Então você pode imaginar que é um local bastante lotado. Especialmente em abril, quando as tulipas estão em plena floração e atraem muitos visitantes a Amsterdam. Mas também é mais movimentado do que o normal durante os meses de verão (junho a setembro) e durante as férias de Natal em Amsterdã .

Se você for visitar durante esses meses agitados, vá ao museu às 9h, quando estiver abrindo. Visite primeiro algumas de suas áreas mais populares, como a Galeria de Honra. É bastante tranquilo em um museu durante a primeira hora, por isso é perfeito para apreciar algumas das pinturas de Rembrandt ou Vermeer durante esse período.

Como chegar ao Rijksmuseum?

O Rijksmuseum é facilmente acessível por transporte público de qualquer lugar de Amsterdã. A estação de bonde mais próxima é Rijksmuseum , onde os bondes número 2, 5 e 12 param. Muitos ônibus da cidade também ficam na estação de bonde.

Logo atrás do museu, outra parada de bonde, Spiegelgracht está localizada. É aqui que você encontrará os bondes número 1, 7 e 19 operando.

Se vier da Estação Central de Amsterdã, você pode pegar o bonde número 2 ou 12. Ou pegar a linha 52 do metrô na direção sul ( Zuid em holandês). Você só precisará andar por duas paradas e sair na estação de metrô Vijzelgracht. De lá, você levará uma curta caminhada de 5 a 10 minutos até o Rijksmuseum.

Fatos interessantes sobre o Rijksmuseum

– O Rijksmuseum é o único museu do mundo com uma estrada dentro dele. Foi construído na orla do centro histórico da cidade de Amsterdã . Assim, o edifício serviu como um portão histórico para a cidade. A estrada foi aberta para veículos motorizados até 1931, mas essa não foi a melhor solução para as exposições e para o próprio edifício. Os carros foram proibidos, e hoje em dia é aberto apenas para bicicletas.

– Como o solo de Amsterdã é pantanoso, muitos edifícios maiores da cidade foram construídos sobre estacas de madeira. E o Rijksmuseum não é exceção! Foi construído sobre cerca de 8.000 estacas que ainda hoje sustentam o edifício. É definitivamente uma das coisas interessantes sobre o Rijksmuseum que muitas pessoas não conhecem.

Como comprar o ingresso para o Rijksmuseum?

Para evitar filas em museus, aconselho vivamente a comprares o teu bilhete para o Rijksmuseum online no site oficial. O ingresso será válido para o dia inteiro. Assim, você pode chegar ao museu pela manhã, sair para almoçar e voltar à tarde para continuar sua visita.
Você também pode comprar o ingresso pelo Get Your Guide e ter um horário marcado para visitar o Rijksmuseum.

 A entrada é gratuita com o cartão IAMsterdam.

Onde deixar a mochila e o casaco quando estiver no Rijksmuseum?

Há uma chapelaria no andar térreo do Rijksmuseum. Embora você possa deixar seu casaco lá, eu não o aconselharia a fazer isso. A razão é simples – você pode passar algum tempo esperando em uma fila para fazer isso. Em vez disso, vá até os armários e deixe-o lá. Você precisará de uma moeda de 50 centavos para usar o armário. Mas, uma grande coisa é que você pode ir e vir quando quiser. E não precisará ficar na fila esperando seus itens.

Observação: Não é permitido entrar nas galerias do Rijksmuseum com mochila. 

Como visitar o Rijksmuseum e o que ver no Rijksmuseum

Sugiro que você comece com a Galeria de Honra e explore primeiro algumas das exposições no segundo andar. Você pode fazer uma pequena pausa no café Rijksmuseum então. E explore algumas de suas coleções especiais depois disso.

leiteira vermeer
Milkmaid – Vermeer

O que ver no segundo andar do Rijksmuseum

O Grande Salão

Esta é provavelmente uma das mais belas galerias e algo que você não deve perder ao visitar o Rijksmuseum. Suas paredes são decoradas com grandes pinturas que celebram a história e a arte holandesa. Um deles é coberto por grandes vitrais com representações de artistas famosos, principalmente holandeses.

De lá, você pode entrar na Galeria de Honra, onde está uma coleção das mais famosas pinturas holandesas da Era de Ouro, incluindo obras de Rembrandt e Vermeer.

Naturezas mortas

As naturezas-mortas holandesas do século XVII são ótimas pinturas para aprender mais sobre a vida cotidiana em Amsterdã durante a Idade de Ouro. Você verá alguma comida holandesa muito típica neles, como queijo ou torta. Mas você também notará alguns alimentos muito luxuosos, como ostras. Com muitos símbolos e detalhes ocultos, são algumas das pinturas mais interessantes do Rijksmuseum.

As pinturas de Vermeer

Johannes Vermeer é um dos pintores holandeses mais famosos, e você pode ver algumas de suas pinturas mais famosas expostas no Rijksmuseum. ‘The Milkmaid’ é um belo exemplo de como ele mostrou a luz em suas pinturas. Mas a ‘Mulher de Azul Lendo uma Carta’ mostrará como ainda mais do que com uma luz, ele estava interessado em pintar uma sombra.

Acho que The Milkmaid (A Leiteira), de Vermeer, é uma das minhas favoritas, há algo na quietude e a normalidade da cena que chama atenção, até mesmo por ser uma pintura notavelmente pequena e com detalhes requintados.

The Threatened Swan

Uma pintura famosa criada por Jan Asselijn é uma das pinturas mais cativantes do Rijksmuseum. Uma grande pintura de cisne ameaçado por um cachorro está repleta de simbolismo político oculto.

As pinturas de Rembrandt

O Rijksmuseum também abriga algumas pinturas muito famosas criadas por Rembrandt van Rijn. Grandes retratos de casamento de Maerten Soolmans e Oopjen Coppit , ‘ The Syndics ‘ e ‘ The Jewish Bride ‘ são apenas alguns que você não deve perder.

The Night Watch

A pintura mais famosa do Rijksmuseum é definitivamente ‘Night Watch’ de Rembrandt. Sua obra-prima, na qual um pintor famoso trabalhou por três anos, está repleta de retratos de famosos habitantes de Amsterdã, simbolismo e formas inéditas de usar a luz.

Dica: Quando estiver na frente da ‘Night Watch’, olhe para o andar abaixo da pintura. Você pode se surpreender ao ver uma pequena porta nele. É a única pintura do mundo com uma saída de emergência privada.

Biblioteca Rijksmuseum

‘Night Watch’ é a última pintura que você verá na Galeria de Honra. Depois disso, vire à direita e continue caminhando até o final da longa galeria. Você encontrará outro lugar interessante – a maior biblioteca de história da arte da Holanda. Seu belo interior parece ter sido tirado de algum dos romances de Tolkien. É aberto ao público e muitas vezes as pessoas estão lendo nele, então fique quieto enquanto estiver lá.

As casas de bonecas

Uma vez fora da Biblioteca, continue caminhando pelas galerias repletas de pinturas e móveis da Idade de Ouro holandesa. Até chegar à sala dedicada a algumas das mais interessantes peças de mobiliário do século XVII – as casas de bonecas.

Eles estavam decorando salas de estar em muitas casas de canal que você verá ao longo dos canais de Amsterdã. Lindamente feitos, eles também são uma maneira adorável de ver um layout típico de algumas dessas casas de canal. Eu amei ver essas casas encantadoras!

Coleções especiais no térreo

Você definitivamente encontrará muitas exposições interessantes em algumas das coleções especiais do Rijksmuseum no andar térreo. Desde as maquetes de navios em madeira, instrumentos musicais, bijuterias, porcelana azul de Delft ou vidro, você pode passar horas nessa parte do museu.

Arte holandesa do século 19 no primeiro andar

Outra parte do Rijksmuseum que não deve ser perdida é uma coleção de arte do século XIX. Obras de impressionistas holandeses, a Escola de Haia e uma pequena seleção de pinturas de Van Gogh estão localizadas lá.

Site Oficial

https://www.rijksmuseum.nl/nl

Preços para visitar o Rijksmuseum

💲 Adultos: € 20,00 

Menores de 18 anos: grátis

 A entrada é gratuita com o cartão IAMsterdam.

Horários

Aberto todos os dias das 09h às 17h

Endereço 

Museumstraat 1

Google Maps: https://goo.gl/maps/nbJHtG5FJznsL7hZ9

Tours pelo Rijksmuseum

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *