São Petersburgo na Rússia é uma das cidades mais fascinantes do mundo. Cultura, arte, compras, arquitetura e a excelente comida russa – é muito fácil passar uma semana inteira na antiga capital da Rússia. Há tantas coisas para fazer em São Petersburgo! Seria um erro apenas visitar Moscou.
No entanto, a Rússia não é muito popular entre os turistas ocidentais. Velhos e novos preconceitos são provavelmente a razão. Mas eu lhe digo, eles estão errados.
E se você está preocupado com sua segurança, deve saber que a Rússia tem uma taxa muito, muito baixa de pequenos crimes. Nós passamos cerca de 20 dias no país e nos sentimos muito seguros!
Então, realmente, jogue fora esses preconceitos e visite São Petersburgo.
Aqui estão 5 coisas para fazer em São Petersburgo:
Palácio de Peterhof
Vamos começar com um local que amamos conhecer, mas que não fica exatamente em São Petersburgo: O Palácio de Peterhof foi construído pelo czar Pedro para ofuscar Versalhes. Ele pode não ter conseguido construir um palácio maior, mas os opulentos jardins aquáticos que seus arquitetos criaram são inconfundíveis. Especialmente a grande cascata atrai milhões de turistas a Peterhof todos os anos.
O Palácio de Peterhof, estritamente falando, não está mais localizado em São Petersburgo, mas a alguns quilômetros de distância a oeste.
Museu Hermitage
O Museu Hermitage em São Petersburgo não é apenas um dos museus mais antigos (se não o mais antigo) do mundo, é também considerado um dos melhores. Está localizado dentro do Palácio de Inverno da Imperatriz Catarina, a Grande, e abrange mais de 1.500 quartos. Leonardo da Vinci, Monet, Van Gogh, mas também ouro antigo e obras de arte do início dos tempos – este museu vai literalmente tirar o fôlego.
Planeje pelo menos um dia inteiro e saiba exatamente o que você pretende ver, pois você não poderá ver tudo em um dia (sim, eu sei que parece loucura!). De fato, os czares russos conseguiram construir uma coleção tão grande de obras de arte de valor inestimável que nem caberia no enorme Palácio de Inverno.
Igreja do Salvador do Sangue Derramado
A visão mais emblemática de São Petersburgo é provavelmente a Igreja do Salvador do Sangue Derramado. Mas as aparências podem enganar. Ao contrário da lendária Catedral de São Basílio em Moscou, a Igreja do Salvador tem apenas 100 anos. Ele marca, no entanto, o local onde o czar Alexandre II foi assassinado em 1881.
Alexandre III iniciou a construção como um memorial ao seu falecido pai. Como muitas igrejas na Rússia, a Igreja do Salvador é agora um museu e nunca foi reconsagrada depois que o governo soviético a fechou. Ainda assim, você absolutamente tem que entrar. Os mosaicos coloridos são incrivelmente lindos!
Catedral de Santo Isaac
A Catedral de Santo Isaac é uma maravilha arquitetônica. Não é apenas a maior basílica ortodoxa do mundo, mas também a quarta maior catedral do mundo.
Como a Catedral do Salvador do Sangue Derramado, agora é um museu. Apenas uma pequena parte da enorme Catedral é dedicada à atividade regular de adoração nos dias de hoje.
Dica: vá até o topo, pois esta é de longe a melhor vista de São Petersburgo!
Fortaleza de Pedro e Paulo
A Fortaleza de Pedro e Paulo marca o local exato em que São Petersburgo foi fundada. Foi aqui que o czar Pedro ergueu uma pequena cabana de madeira em 1703 dC e supervisionou a construção da poderosa fortaleza. A torre do sino da Catedral de Pedro e Paulo (122,5 metros) ainda é o edifício mais alto de São Petersburgo. Abaixo estão os muitos sarcófagos dos czares russos.
A Fortaleza de Pedro e Paulo também desempenhou o papel mais importante durante a revolução russa e mais tarde foi usada como prisão.