Básico
Capital: Tel Aviv
Língua: Hebraico e Árabe
Moeda: Novo Shekel
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 6 meses.
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros que vão viajar para Israel, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Segurança:
- Viajar com precauções normais de segurança
- Viajar com grau moderado de cautela
- ✅ Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Documentos para viajar para Israel
Na chegada, as autoridades aplicam questionário habitual e podem, em alguns casos, exigir a confirmação de dados, como local de hospedagem, existência de agência de viagem, passagem de saída do país.
As autoridades israelenses são extremamente rigorosas em questões de segurança e, não raro, submetem os turistas não apenas a entrevistas, mas também a revistas ou interrogatórios, tanto na entrada quanto na saída do país.
Embora não impeça a entrada em Israel, a passagem anterior por certos países da região aumenta a possibilidade de averiguação mais rigorosa por partes das autoridades locais.
Vários países árabes não permitem a entrada de estrangeiros que tenham, em seu passaporte, indicação de passagem ou estada em Israel. Sabedoras desse fato, as autoridades israelenses costumam não carimbar os passaportes de turistas, mas entregam, no momento da chegada, um controle de entrada impresso em pequeno papel azul. Esse papel não deve ser extraviado pois será exigido no momento da saída do país.
Vale ressaltar que há relatos de casos de brasileiros que, mesmo sem ter tido seu passaporte carimbado em Israel, ao ingressarem no Egito ou na Jordânia por via terrestre, tiveram seus documentos de viagem carimbados de forma que indicava terem provindo de Israel. Nesses casos, países como Síria e Líbano, ao identificar que o estrangeiro esteve em Israel, podem denegar a entrada desse mesmo viajante em seus territórios. O turista deve, assim, estar bem atento ao programar seu itinerário de viagem.
Hospedagem
Booking.comSegurança pública
Israel pode ser considerado país seguro no que se refere a situações de violência urbana. São raros os casos de roubos, assaltos, ou uso de armas de fogo e as condições de segurança pública em Israel podem ser equivalentes ou mesmo superiores à das grandes metrópoles globais.
Por outro lado, é importante entender que Israel está localizado em uma zona de conflitos, o que pode, ocasionalmente, comprometer a segurança do viajante.
O turista que deseje visitar Israel deve estar atento, pois conflitos podem irromper de forma imprevisível. Recomenda-se atenção aos alertas divulgados no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores e na página eletrônica da Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Seguro-saúde
É extremamente recomendável que o turista que viaje a Israel esteja coberto por seguro de viagem, pois os custos locais com despesas com médicos, hospitais, internações, etc., são bastante elevados no país e turistas estrangeiros não têm acesso a sistema médico gratuito.