Em 2019 passamos 10 meses viajando pela Europa. Mostramos nossa jornada em nosso Instagram, mas para podermos guardar tudo de forma organizada, montei essa séria chamada “Nossa Viagem pela Europa” para trazer todo o conteúdo do instagram para o blog e hoje trago Sofia, na Bulgária.
Sofia é uma cidade cheia de praças e parques, e apesar de alguns prédios modernos, os monumentos históricos e locais antigos não nos deixam esquecer que estamos em uma das capitais mais antigas da Europa.
Vai ter fotinho em todas as placas dos lugares que visitarmos sim! Pelo menos nas cidades que tem placa 😂 A gente adora!
Ah, só por curiosidade, onde o Rogério está apontando está escrito Sofia em búlgaro!
Você é do time que curte esse tipo de foto clichê ou acha brega?! 🤔
_____
A maior Catedral Ortodoxa da Bulgária tem um esplendor arquitetônico que foto alguma consegue captar!
Ao vivo é ainda mais incrível: O sol refletindo nas cúpulas banhadas a ouro e o tamanho do monumento impressiona!
Em Sofia há também a Igreja Russa de São Nicolau – uma pequena igreja com cúpulas no estilo soviético.
Ao lado fica a cripta do bispo Serafim, que antes de morrer, prometeu aos fiéis levar seus pedidos a Deus. Então até hoje as pessoas escrevem seus pedidos ao bispo e depositam perto de seu túmulo.
Lógico que também fizemos o nosso pedido!
_____
A montanha Vitosha é um símbolo de Sofia – é possível vê-la de quase toda cidade e também empresta seu nome a principal rua do centro.
Para quem curte trilhas, é possível visitar seu cume a 2290m após uma caminhada. Para os menos empenhados há ônibus que vão até perto do topo.
Borisova Gradina é o parque mais antigo de Sofia é um dos maiores.
Passamos uma manhã toda caminhando por lá e vimos muitas famílias se divertindo no local.
Além de lindo e enorme, o parque abriga alguns monumentos e belos jardins.
_____
Dia lindo de sol, fomos no South Park fazer piquenique, curtir mais um pouco essa cidade incrível e ter a melhor vista da Vitosha.
O parque é lindo, super florido e bem cuidado. Há quiosques com opções de comidas e banheiro, então dá pra passar o dia todo por lá.
Considerada a edificação mais antiga de Sofia, a Igreja de São Jorge foi construída entre os séculos III e IV e guarda até hoje pinturas e afrescos dessa época.
Ela fica entre as ruínas da antiga cidade romana de Serdica e apesar de pequena (cabem umas 20 pessoas) funciona até hoje como igreja ortodoxa.
Quando visitamos, pudemos ouvir algumas leituras e cantos bizantinos. Foi muito especial!
_____
Hoje fomos ao Mercado Central de Sofia para almoçar.
Por lá provamos mais uma vez banitsa e estava, como sempre, deliciosa!
Depois provamos tarator, um tipo de sopa fria de iogurte e pepino, bolinho de carne de porco e legumes, hambúrguer de porco e um arroz de forno com legumes, condimentos e fígado. E sim, nós gostamos de fígado e estava tudo uma delicia e bem temperado!
A parte engraçada é que pedimos sem saber o que era. Estava tudo escrito em búlgaro, mas como era um buffet, fomos apontando para o que parecia apetitoso.
Para finalizar, provamos um doce que era mais bonito que gostoso.
E não é que no nosso último dia em Sofia descobrimos a escada de livros?! Até o último momento a cidade nos surpreendendo e mostrando mais belezas pra gente se apaixonar mais um pouquinho.
Amanhã vamos para a antiga capital búlgara!
Veja mais de Sofia, Bulgária
Veja também
- Guia Completo da Bulgária
- Comidas Típicas para provar na Bulgária
- Melhores Bate e Volta Saindo de Sofia
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!