Muitas pessoas nos pediram para fazer roteiros das cidades, pois muitas vezes fala-se muito sobre o local, mas falta um roteiro bem dividido, para quem não tem noção do planejamento do dia. Então hoje trago para vocês um roteiro de 2 dias por Lisboa em Portugal, para aqueles que pretendem ficar pouco tempo na cidade e querem ver os pontos mais icônicos:
Melhor época para visitar Lisboa
A melhor época para visitar Lisboa é de março a maio ou de setembro a outubro, porque o clima ainda está quente, as tarifas dos hotéis são mais baratas e há menos multidões do que no verão. Nessas temporadas, você também poderá aproveitar alguns dias de praia.
O verão apresenta temperaturas quentes e praias lotadas. Os invernos em Lisboa são quentes para a média Europa, com as mínimas chegando a cerca de 5ºC.
Roteiro de Viagem – Lisboa Dia 1
Indicamos começar pelos bairros mais conhecidos de Lisboa: Alfama, Baixa, Chiado e Bairro Alto.
Alfama, o bairro mais antigo da capital de Portugal, é o melhor ponto de partida para a sua viagem.
Comece o dia tomando um café e comendo um pastel de nata em algum café nos arredores do Castelo de São Jorge. Entre no Castelo, conheça o local e no mirante que tem por lá, você pode ter uma visão ampla de Lisboa.
Desça as ruas do bairro e conheça a Catedral de Lisboa, a igreja mais antiga da cidade.
Caminhe (ou pegue um elétrico) até a Praça do Comércio, contemple a beleza da praça e do rio Tejo, e caminhe pelos arredores. Na praça existe o Museu da Cerveja e também o Lisboa Story Center, um museu moderno que conta a história da cidade.
Passe por baixo do arco da rua Augusta e caminhe pela rua mais movimentada da cidade, onde há várias lojas. Você chega ao Elevador de Santa Justa, Trata-se de uma estrutura em ferro, estilo neogótico que sai da Rua do Ouro (na Baixa) e vai a 45 metros de altura até chegar ao Largo do Carmo.
No Largo do Carmo, não deixe de visitar o Museu da Igreja do Carmo. A visão de dentro da igreja não reformada é impressionante.
Caminhe pela rua Garret e escolha um dos restaurantes para almoçar. Há várias opções no local, mas se preferir (e quiser economizar), visite o Armazéns do Chiado, um shopping com muitas opções de lojas e restaurantes.
Após o almoço, visite a praça do Rossio, uma das mais bonitas da cidade e no caminho até bairro alto, não deixe de visitar a igreja de São Roque, que abriga uma das capelas mais caras do mundo.
Da igreja de São Roque até o Miradouro de São Pedro de Alcântara você estará no final do Bairro Alto.
Alguns metros e você estará no Jardim do Príncipe Real, onde poderá apreciar a vista do magnifico cedro centenário que fica ao centro do Jardim.
Quase em frente ao Jardim fica o Jardim Botânico de Lisboa, que outrora já foi considerado o melhor Jardim Botânico da Europa.
Mais a frente você pode conhecer o Museu Nacional de História Natural.
Termine o dia voltando ao Bairro Alto e aproveitando um (ou vários) barzinhos e tascas que por lá se encontram, sempre cheios de pessoas animadas!
Roteiro por Lisboa – Dia 2
Comece o dia pegando um ônibus ou elétrico até Belém. Não há metro naquela região.
Já em Belém, tome um café e prove o famoso Pastel de Belém da loja de mesmo nome. Caminhe até a Torre de Belém e pare uns minutos para apreciar sua beleza.
Se você quiser (e indicamos) conheça a torre por dentro e uma curta caminhada te leva ao Padrão dos Descobrimentos, monumento de 56 metros que caracteriza uma caravela e seus navegadores mais conhecidos.
O Museu Berardo, um dos poucos museus gratuitos de Lisboa, tem um acervo enorme e fica bem pertinho.
Depois caminhe até o Mosteiro dos Jerônimos. O lugar é grande e incrivelmente lindo e cheio de história.
Dependendo do tempo que usar para conhecer o mosteiro, já pode ser perto da hora de almoçar, e na região, o que não falta é restaurante para todos os gostos e bolsos.
Conheça então o famoso Museus Nacional dos Coches.
Se você ainda tiver pique, indicamos pegar um ônibus ou elétrico até a praça de Marquês de Pombal.
Desça e se encante com o Parque Eduardo VII e o Jardim Amália Rodrigues. Termine o dia comendo em um dos cafés ou restaurantes da região.
Como se locomover em Lisboa
A melhor forma de se deslocar por Lisboa é a pé e de transportes públicos. Seus próprios pés são uma ótima maneira de ver os melhores pontos turísticos – apenas tenha em mente que escalar as ruas montanhosas desta cidade a pé pode ser um grande exercício.
Para mudar o ritmo (e recuperar o fôlego), considere usar ônibus, bondes, metrô e elevadores. Há também uma estação de metrô no aeroporto com linha direta para o centro da cidade. A linha Aeroporto – Saldanha irá transportá-lo para o centro de Lisboa em cerca de 20 minutos.