Porto deve definitivamente estar em sua lista de destinos. A cidade do norte de Portugal é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, edifícios históricos e gastronomia de alta qualidade. Duas das áreas mais icônicas da cidade são a Ribeira e Vila Nova de Gaia, e neste post, vamos explorar tudo o que essas regiões têm a oferecer.
Porto pode ser, além de encantadora, uma boa opção para os amantes da gastronomia. Por estar perto do oceano e ainda contar com o Rio Douro, há inúmeras opções de frutos do mar, além da tradicional Francesinha e de todas as incríveis caves de Vinho do Porto.
Ribeira
A parte mais antiga do Porto, o distrito da Ribeira é provavelmente a parte mais bonita da cidade e onde se concentram a maior parte dos restaurantes. Neste Patrimônio Mundial da UNESCO, você pode explorar casas, becos estreitos que levam a colinas com vistas pitorescas ou edifícios decorados com azulejos típicos.
Ao se aproximar do rio Douro, você vai entender porque Ribeira é o coração da cidade. A margem do rio é o centro movimentado da área turística: repleta de restaurantes e apresentações ao vivo é um ótimo lugar para começar (ou terminar) seu dia na cidade.
Desfrute de um prato local aqui, caminhe no calçadão, perca-se nas ruas estreitas e tente respirar a atmosfera local.
Localizada nas margens do Rio Douro, a Ribeira é o coração histórico e turístico de Porto. As ruas estreitas e sinuosas estão repletas de casas coloridas, restaurantes à beira-rio, bares e lojas de souvenirs. A Ribeira é uma região vibrante, cheia de vida e cultura.
Onde se hospedar na Ribeira
Se você quiser ficar na Ribeira, há muitas opções de hotéis e apartamentos para alugar. Alguns dos hotéis mais populares incluem o Pestana Porto Hotel & World Heritage Site, o Hotel Carris Porto Ribeira e o Descobertas Boutique Hotel Porto.
Booking.comO que ver na Ribeira
Ponte D. Luís I
A Ponte D. Luís I é uma das atrações mais emblemáticas de Porto. A ponte conecta a cidade do Porto à Vila Nova de Gaia e oferece vistas incríveis do Rio Douro e da cidade. Você pode atravessar a ponte a pé ou de teleférico.
Cais da Ribeira
O Cais da Ribeira é um dos lugares mais movimentados da Ribeira. Há muitos bares e restaurantes com vista para o rio, onde você pode desfrutar de uma refeição ou bebida enquanto admira a paisagem.
Igreja de São Francisco
A Igreja de São Francisco é uma das igrejas mais impressionantes de Porto. A igreja foi construída no século XIV e apresenta uma decoração barroca impressionante em seu interior.
Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa é um edifício histórico que abriga a Associação Comercial do Porto. O edifício foi construído no século XIX e apresenta uma arquitetura impressionante. O destaque do Palácio da Bolsa é a Sala Árabe, uma sala de estilo mourisco com decoração deslumbrante.
Museu do Vinho do Porto
O Museu do Vinho do Porto está localizado na Ribeira e é uma visita obrigatória para os amantes do vinho. O museu apresenta a história do vinho do Porto e oferece degustações de vinhos locais.
Ponte Dom Luís I
Essa ponte é bem única, pois os trens atravessam a parte superior reta da ponte e os carros na parte inferior sob o arco. Os pedestres podem andar em ambos os níveis, nós recomendamos ir por cima e voltar por baixo.
A icônica Ponte Dom Luis I é provavelmente o que você verá na maioria dos cartões postais do Porto. Se você acha que a arquitetura parece familiar, provavelmente tem razão – foi projetada por Gustave Eiffel, o visionário que é famoso por ter projetado a Torre Eiffel em Paris.
O andar superior oferece uma excelente vista sobre o rio Douro, o bairro da Ribeira, bem como as caves de vinho de Vila Nova Gaia. Durante o dia, a ponte está cheia de pedestres. Cuidado com os trens!
Estando já em Vila Nova de Gaia, desça até o Cais e então prove um (ou alguns) Vinho do Porto.
Veja o post Portugal: Visitando as Caves em Porto para saber mais sobre as visitas.
Vila Nova de Gaia
Do outro lado do Rio Douro, Vila Nova de Gaia é uma região que merece ser visitada. A região é conhecida por suas adegas de vinho do Porto e suas vistas espetaculares do Porto.
Nós realmente recomendamos uma visita às caves do Vinho do Porto! Mesmo que você não se anime (ou ache um pouco caro) sente em algum restaurante à beira do Douro e peça uma taça de vinho do Porto para passar um tempo e agradar a visão e o paladar.
O vinho do porto é mais como um licor digestivo, adocicado e levemente mais viscoso que um vinho comum.
Nós provamos o Rose e o Tawny semi-seco. Podemos afirmar que o rose (e eu nem sabia que existia vinho do Porto rose!) agradou mais o nosso paladar, apesar do tawny também ser bom.
O que fazer em Vila Nova de Gaia
Adegas de Vinho do Porto
As adegas de vinho do Porto são o destaque de Vila Nova de Gaia. Há muitas adegas na região, incluindo a Sandeman, a Taylor’s e a Croft. Você pode fazer um tour pelas adegas, aprender sobre a história do vinho do Porto e fazer degustações.
Mosteiro da Serra do Pilar
O Mosteiro da Serra do Pilar é um mosteiro do século XVI que oferece vistas incríveis do Porto e do Rio Douro. O mosteiro foi construído em estilo renascentista e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Teleférico de Gaia
O teleférico de Gaia é uma maneira divertida de chegar à Ponte D. Luís I. O teleférico oferece vistas panorâmicas de Vila Nova de Gaia e do Porto.
Onde se hospedar em Vila Nova de Gaia
Se você quiser ficar em Vila Nova de Gaia, há muitas opções de hotéis e apartamentos para alugar. Alguns dos hotéis mais populares incluem o Hotel Mercure Porto Gaia, o Hotel Solverde Spa & Wellness Center e o The Yeatman Hotel.
Booking.comO que comer em Porto
Francesinha
O tão famoso sanduíche do Porto! Não poderíamos deixar de provar (e provamos 2 para podermos comparar).
Pão, carnes, linguiça, presunto, queijo. Por cima, mais queijo, um ovo frito (não é todo local que coloca o ovo) e tudo isso é coberto por molho de tomate com cerveja e servido com uma porção generosa de batatas fritas. É quase um infarto em forma de sanduíche, mas vale CADA mordida! O prato é grande, então se você come pouco, pode pedir para dividir.