Se você é um viajante frequente ou está planejando suas próximas férias, provavelmente já ouviu falar da palavra “stopover“. Mas você sabe o que isso realmente significa e como pode ser benéfico para sua viagem?
Neste post, vamos explorar o que é stopover, como funciona e como pode ajudá-lo a economizar dinheiro e explorar mais destinos em sua próxima viagem. Muita gente não entende ou nem conhece essa opção, então vamos explicar um pouco sobre essa conexão voluntária que pode te fazer visitar mais lugares sem gastar nada a mais pela passagem!
O que é Stopover e como funciona?
Basicamente, um stopover é uma parada prolongada em um destino durante uma viagem. Por exemplo, se você estiver viajando de São Paulo para Nova York, um stopover seria uma parada de alguns dias em Miami, antes de continuar sua viagem para Nova York. Normalmente, uma parada como essa seria considerada uma conexão, mas se você ficar por alguns dias ou mais, ela se torna um stopover.
Quando você faz um a viagem longa, em que a empresa aérea faz alguma conexão antes do destino final, você pode optar por ficar uns dias (normalmente no máximo 5) nesta parada e depois continuar sua viagem ao destino final.
Por exemplo: Você vai sair do Brasil e seu destino final é Amsterdam/Holanda, porém seu voo vai fazer uma conexão em Porto/Portugal.
Você pode optar por descer em Porto, ficar até 5 dias na cidade e então pegar o voo de Porto para Amsterdam sem custo adicional do que já pagou.
Quem pode fazer stopover?
Qualquer pessoa pode fazer, porém há alguns detalhes que devem ser levados em consideração: os stopovers só podem ser feitos quando houver uma escala ou conexão em seu voo, seja ele nacional ou internacional e devem ser adquiridos durante a compra das passagens aéreas.
Como fazer o stopover?
Pesquisando! Ao pesquisar passagens aéreas, observe se o voo que pretende comprar faz conexão em algum local.
Se fizer, refaça a busca das passagens com uma parada neste local.
Por exemplo: Você está pesquisando a seguinte opção de passagem: sair no dia 1 do Brasil, ir até Amsterdam e voltar no dia 20, você pesquisa e percebe que o voo que pretende comprar, há uma conexão em Porto.
Então você faz uma nova pesquisa com a opção: sair no dia 1 do Brasil, ir até Porto, ficar lá por 4 dias, então sair de Porto no dia 5 e ir para Amsterdam, e ficar lá do dia 5 ao dia 20.
Se houver a opção de stopover, o valor das passagens deve ser o mesmo. Você vai ficar 4 dias em Porto sem gastar mais por isso.
Algumas companhias aéreas, ao fazer pesquisa de passagens, já oferecem stopover para você, como é o caso da TAP, que faz stopovers em Lisboa e Porto e a KLM, que faz stopovers em Amsterdam e Paris
Vantagens do Stopover
Agora que você sabe o que é stopover, pode estar se perguntando por que alguém iria querer fazer uma parada prolongada durante uma viagem. Bem, há várias vantagens em fazer um stopover.
A primeira vantagem é que você pode explorar mais destinos durante uma única viagem. Se você está indo para um destino longínquo, como a Austrália ou a Ásia, é provável que haja várias cidades interessantes que você gostaria de visitar no caminho. Fazendo um stopover em uma dessas cidades, você pode explorar mais destinos e tornar sua viagem ainda mais emocionante.
Outra vantagem é que você pode economizar dinheiro. Muitas vezes, fazer um stopover pode ser mais barato do que voar direto para o seu destino final. Isso porque as companhias aéreas oferecem tarifas mais baixas para voos com paradas prolongadas, já que isso ajuda a preencher os assentos que podem não ter sido vendidos em voos diretos. Além disso, como você não precisa se preocupar em comprar uma passagem de volta para o mesmo destino, pode encontrar tarifas mais baratas e aproveitar melhor o seu orçamento de viagem.
Por último, fazer um stopover pode ser uma ótima maneira de combater o jet lag. Se você estiver viajando para um destino com uma diferença de fuso horário significativa, fazer uma parada prolongada no meio da viagem pode ajudar seu corpo a se ajustar ao novo fuso horário. Isso porque você pode aproveitar o tempo extra para dormir, se refrescar e se adaptar à nova rotina, antes de continuar sua viagem.
Atenção
Ah, muita atenção ao fazer stopover em destinos que exigem visto de turistas brasileiros. Ao fazer o stopover em destinos internacionais, você passará por todo processo de migração, então se o país em questão exigir o visto, você só poderá fazer o stopover se tiver o visto.
Respostas de 3
Gostei muito desse post sobre stopover, eu não sabia disso. Obrigada
Gostei muito desse post sobre stopover, eu não sabia disso. Obrigada
Que bom que ajudamos! 😉