DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Como visitar a Mesquita Azul em Istambul na Turquia

Compartilhe:

Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmet – A sua arquitetura deslumbrante, cores bonitas e interior ornamentado fazem desta uma parada obrigatória na sua viagem à Istambul.

Se você está planejando uma viagem para a Turquia, uma das atrações mais imperdíveis em Istambul é a Mesquita Azul, um dos marcos mais famosos e icônicos da cidade. Também conhecida como Mesquita Sultanahmet, a Mesquita Azul é um lugar sagrado de culto muçulmano e um importante destino turístico para os visitantes de Istambul.

Neste guia, vamos mostrar como visitar a Mesquita Azul em Istambul e o que você precisa saber antes de ir.

mesquita azul istambul

A Mesquita Azul é famosa pelo intrincado azulejo azul que cobre o interior do edifício. Se você está em Istambul e nunca esteve dentro de uma mesquita antes, esta é uma boa para começar. 

Existem regras específicas que você deve seguir ao entrar em uma mesquita: Homens e mulheres devem ter as pernas e ombro cobertos, ambos devem retirar os sapatos para entrar e as mulheres devem também cobrir a cabeça com um lenço antes de entrar.

Se por acaso você não estiver com roupas apropriadas ou com lenço, nesta mesquita há o empréstimo de lenços e saias longas, então você não vai deixar de conhecê-la!

Veja aqui o vídeo que fizemos da Mesquita Azul com imagens de dentro da mesquita

mesquita istambul

História da Mesquita Azul

A Mesquita Azul foi construída entre 1609 e 1616 durante o reinado do sultão Ahmed I. A ideia era construir uma mesquita maior e mais imponente do que a Basílica de Santa Sofia, que fica do outro lado da praça. A Mesquita Azul foi projetada pelo arquiteto real Mehmet Aga, que trabalhou no projeto por vários anos antes da construção começar.

A Mesquita Azul é famosa por seus azulejos azuis decorativos, que foram feitos à mão e trazidos de Iznik, uma cidade famosa por sua cerâmica. 

A Mesquita Azul é uma das poucas mesquitas no mundo que possui seis minaretes. Diz a lenda que o sultão Ahmed I pediu para construir sete minaretes, o mesmo número da mesquita de Meca, mas isso não foi possível, já que era considerado um insulto para a mesquita sagrada. Para evitar isso, o sultão enviou um arquiteto para construir um sétimo minarete em Meca como um presente.

mesquita sultanahmet azul turquia

Enquanto o exterior da Mesquita Azul já é impressionante, o interior é de tirar o fôlego. Não há dúvidas de sua beleza e riqueza de detalhes. Mas se eu for honesta, vou dizer que me impressionei mais com a Mesquita Suleymaniye, mas acho que foi pela quantidade de turistas que havia na Mesquita Azul, o que a fazia um tanto barulhenta e com um cheirinho de pés descalços (entende?).

mesquita sultanahmet istambul

Os azulejos decorativos incluem os desenhos de mais de 50 tulipas, flores e frutas e versos do Alcorão são incorporados em ouro em todos os arcos e cúpulas internas. Há 200 vitrais, a cúpula central delineada por 28 janelas e todas as outras cúpulas por 14 janelas. A combinação de cores ousadas, versos intricados e luz das janelas de alguma forma se junta graciosamente, dando uma sensação magnífica à grande sala de orações. 

Há centenas de lâmpadas nos candelabros e, ao mesmo tempo, estavam cobertas de pedras preciosas e ouro. 

como chama mesquita

Enquanto estávamos lá, o salão de oração principal havia sido isolado, para dar privacidade a quem quisesse orar. 

Como visitar a Mesquita Azul

A Mesquita Azul está localizada no bairro de Sultanahmet, na parte antiga de Istambul. É facilmente acessível de transporte público e fica a uma curta distância a pé de outras atrações turísticas populares, como a Basílica de Santa Sofia e o Palácio de Topkapi.

Horário de funcionamento

A Mesquita Azul está aberta para visitação todos os dias da semana, exceto durante as orações de sexta-feira. É importante lembrar que a mesquita é um local de culto muçulmano, e os visitantes devem respeitar as tradições religiosas.

O horário de visitação varia de acordo com as orações diárias e pode ser alterado durante o Ramadã. É recomendável verificar o horário de funcionamento antes de planejar sua visita.

Respeito durante a visita

Ao entrar na Mesquita Azul, é importante lembrar que se trata de um local de culto religioso. Os visitantes devem vestir roupas modestas e remover os sapatos antes de entrar na mesquita. As mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço, e os homens devem usar calças compridas. É fornecido lenços para as mulheres que não tenham.

Os visitantes são convidados a respeitar o espaço e não tocar em nada dentro da mesquita. Fotografias são permitidas, mas apenas sem flash. Além disso, é importante falar em um tom de voz baixo para não perturbar os fiéis que estão orando. 

Site Oficial

Preços

💲Entrada Gratuita

Horários

De segunda a quinta: das 8:30h às 11:30h | 13h às 14:30h | 15:30h às 16:45h

Sexta-feira: das 13:30h às 16:45h

Endereço e Como Chegar

Sultanahmet Mah At Meydani Cad No: 7, İstanbul 34122, Türkiye

Google Maps: https://goo.gl/maps/W4aShEbuPLk

A maneira mais fácil de chegar é pegar o bonde T1 até sultanahmet e caminhar 2 minutos até a mesquita.

A Mesquita Azul é um lugar incrível para visitar em Istambul, e um dos mais icônicos do mundo. Com um pouco de planejamento e respeito, é possível ter uma experiência maravilhosa e inesquecível.

Veja também

Turquia – Istambul | Hagia Sophia

5 Motivos para Você Visitar a Turquia

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *