Quando decidimos passar por Plovdiv, na Bulgária, não sabíamos que esta seria a cidade escolhida para ser a Capital Européia da Cultura em 2019.
Escolhemos passar por Plovdiv pelo cidade ser considerada uma das mais antigas da Europa e também por ser a segunda maior cidade da Bulgária (apesar de ter ares de cidade pequena, o que amamos).
Plovdiv é um lugar com uma fascinante mistura de história colorida e energia otimista. É verdadeiramente uma cidade com um pé no passado e outro no futuro.
Plovdiv tem em seu coração – tanto geograficamente como em essência – seu longo e célebre passado. É no centro da cidade você pode ver os vestígios das diferentes épocas da cidade, mas também vislumbres de como pode ser o futuro.
A cidade tem muitas impressionantes ruínas romanas que podem ser encontradas no centro da cidade (primeira foto do post). A maior dessas ruínas é o poderoso Teatro Romano encontrado na cidade velha de Plovdiv. O teatro construído em 117 dC foi capaz de abrigar 6.000 pessoas e usado para performances teatrais, lutas de gladiadores e a assembléia local. Este antigo teatro foi preservado de forma impressionante e é um símbolo da apreciação que a cidade tem pela sua história.
Para conhecer ainda mais a história da cidade, não deixe de fazer uma Excursão turística a pé de 2 horas por Plovdiv.
Outra interessante ruína romana da cidade é o Estádio Romano de Trimontium, encontrado em uma das principais ruas da cidade.
Hoje, apenas uma parte do estádio é visível. Esta ruína foi apenas parcialmente escavada devido à sua localização estranha, bem no meio do animado centro da cidade.
Algumas das casas mais impressionantes da Cidade Velha datam do início até meados do século XIX.
Essas casas otomanas eram tipicamente de propriedade de comerciantes ricos e muitas sobreviveram em um estado muito bom. Caminhando pelas ruas irregulares da Cidade Velha de Plovdiv, você encontrará muitos desses belos edifícios.
Para ver um lado diferente de Plovdiv, você precisa se aventurar no bairro de Kapana, também conhecido como “The Trap”. Esta rede de ruas de pedestres se encaixa entre a Cidade Velha e o centro da cidade.
Aproveite para ver nosso Roteiro com as melhores coisas para fazer em Plovdiv.
Historicamente Kapana é uma das partes mais antigas de Plovdiv, mas você não encontrará ruínas ou casas otomanas. Agora é palco de empreendedores, prosperando com cafés, bares e restaurantes – cada um mais boêmio do que o anterior.
Como comentei, Plovdiv tem um ar de cidade de interior, com as pessoas mais relaxadas e acessíveis. Perca-se e se apaixone por Plovdiv. Todo mundo que visita a cidade sente o mesmo e ainda assim, apesar do recente reconhecimento como a Capital da Cultura de 2019, Plovdiv permanece fora do radar turístico europeu.