A Islândia, com sua paisagem deslumbrante e cultura rica, é um país que tem muito a oferecer ao mundo. Além das famosas geleiras, vulcões e fontes termais, a Islândia também é lar de 3 dos mais impressionantes Patrimônios Mundiais da UNESCO. Neste artigo, vamos explorar esses tesouros culturais e naturais que tornam a Islândia um destino tão especial.
A Islândia conta com 3 Patrimônios Mundiais na lista da UNESCO, sendo 1 deles cultural e 2 naturais. Vamos conhecer cada um deles:
Patrimônio Cultural
Parque Nacional Thingvellir (Þingvellir)
Þingvellir (Thingvellir) é o Parque Nacional onde o Althing, uma assembleia ao ar livre que representa toda a Islândia, foi criada em 930 e continuou a reunir-se até 1798. Durante duas semanas por ano, a assembleia estabelecia leis – vistas como um pacto entre homens livres – e disputas resolvidas.
O Althing tem profundas associações históricas e simbólicas para o povo da Islândia. A propriedade inclui o Parque Nacional Þingvellir e os restos do próprio Althing: fragmentos de cerca de 50 barracas construídas em grama e pedra.
Acredita-se que restos mortais do século 10 estejam enterrados no subsolo. O sítio também inclui vestígios de uso agrícola dos séculos XVIII e XIX. O parque mostra evidências de como a paisagem foi cultivada ao longo de 1.000 anos.
Patrimônio Natural
Surtsey
Surtsey, uma ilha vulcânica a aproximadamente 32 km da costa sul da Islândia, é uma nova ilha formada por erupções vulcânicas ocorridas entre 1963 e 1967. Destaca-se ainda mais por terem protegido desde o sua formação, proporcionando ao mundo um laboratório natural imaculado.
Livre da interferência humana, Surtsey tem produzido informações únicas de longo prazo sobre o processo de colonização de novas terras pela vida vegetal e animal.
Desde que começaram a estudar a ilha, em 1964, os cientistas observaram a chegada de sementes transportadas pelas correntes oceânicas, o aparecimento de bolores, bactérias e fungos, seguidos em 1965 pela primeira planta.
Em 2004, eram 60, juntamente com 75 briófitas, 71 líquenes e 24 fungos. Oitenta e nove espécies de aves foram registradas em Surtsey, 57 dos quais se reproduzem em outras partes da Islândia. A ilha de 141 hectares também abriga 335 espécies de invertebrados.
Parque Nacional Vatnajökull – Natureza Dinâmica do Fogo e do Gelo
Esta icônica região vulcânica cobre uma área de mais de 1.400.000 hectares, quase 14% do território da Islândia. Possui dez vulcões centrais, oito dos quais são subglaciais. Dois deles estão entre os mais ativos na Islândia.
A interação entre os vulcões e as fendas subjacentes à calota polar Vatnajökull assume muitas formas, a mais espetacular das quais é a jökulhlaup – uma inundação repentina causada pela ruptura da margem de um glaciar durante uma erupção. Este fenômeno recorrente levou ao surgimento de planícies únicas, sistemas fluviais e desfiladeiros em rápida evolução.
As áreas vulcânicas abrigam uma fauna endêmica de águas subterrâneas que sobreviveu à Idade do Gelo.
Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli
Os Patrimônios Mundiais da UNESCO na Islândia são verdadeiros tesouros que representam a história, a cultura e a natureza impressionante deste país. Desde o Parque Nacional de Þingvellir até a região de Surtsey, esses locais oferecem uma visão única do mundo natural e humano. Se você está planejando uma viagem à Islândia, não deixe de incluir esses locais em seu itinerário para uma experiência verdadeiramente enriquecedora.