Neste artigo, vamos apresentar alguns países que você pode viajar sem precisar de passaporte ou visto.
Viajar é uma das experiências mais incríveis que se pode ter na vida. Conhecer novos lugares, culturas, experimentar novas comidas, e se aventurar em paisagens deslumbrantes, é algo que não tem preço.
No entanto, o processo de obtenção de passaporte e visto pode ser um obstáculo para muitas pessoas que desejam embarcar em uma viagem internacional. Felizmente, existem alguns países que dispensam esses documentos para a entrada de turistas estrangeiros.
Não ter um passaporte não é problema se você deseja viajar para o exterior. Existem vários países que permitem a entrada de brasileiros sem visto, mas há alguns inclusive, que brasileiros não precisam ter sequer um passaporte.
É possível viajar sem passaporte
Você pode fazer uma viagem internacional legalmente com seu documento de identidade. Países que formam o Mercosul firmaram um acordo onde cidadãos brasileiros podem entrar e sair dos países membros sem um passaporte, somente apresentando a Cédula de Identidade (RG).
Mas atenção: ao passar pela fronteira, seu RG deve estar em bom estado de conservação e a foto contida nele deve dar para te reconhecer. Então, se você tem o mesmo RG a muitos anos, com aquela foto de adolescente, o ideal é fazer um novo documento com foto recente, onde os policiais de imigração possam te identificar.
Outra regra importante: Somente o RG Civil é válido. Eles não aceitam a carteira de motorista, RG militar, RG profissional, etc.
Ao entrar no país, é preenchido um formulário com seus dados e data de entrada e uma das vias é entregue a você. Guarde com cuidado esse formulário, pois você precisará devolvê-la quando deixar o país.
Países que brasileiros podem entrar somente com RG e opções de locais maravilhosos em cada país:
Argentina (cidadãos brasileiros podem ficar por até 90 dias)
Bolívia (cidadãos brasileiros podem ficar por até 30 dias)
– Ilha do Sol
Chile (cidadãos brasileiros podem ficar por até 90 dias)
– Deserto do Atacama
– Vale de la Luna
Colômbia (cidadãos brasileiros podem ficar por até 180 dias)
– Cartagena
– Bogotá
Equador (cidadãos brasileiros podem ficar por até 90 dias)
– Galápagos
– Ilha de Santa Cruz
Paraguai (cidadãos brasileiros podem ficar por até 90 dias)
– Trinidad
Peru (cidadãos brasileiros podem ficar por até 90 dias)
– Cusco
Uruguai (cidadãos brasileiros podem ficar por até 90 dias)
– Colonia del Sacramento
– Punta del Este
Venezuela (cidadãos brasileiros podem ficar por até 60 dias)
– Los Roque
– Ilha de Margarita
Atenção! Esses dados podem sempre mudar, dependendo do acordo entre os países. Consulte sempre o Portal Consular.
Vídeo explicativo:
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter! Se quiser comprar itens úteis para sua viagem, visite nossa loja na Amazon.