DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

O que ver na Praça Vermelha em Moscou, Rússia

Compartilhe:

A praça mais famosa da Rússia é a Praça Vermelha. Localizada no centro da cidade, tem 330 metros de comprimento e 70 metros de largura. Em 1990, toda a Praça Vermelha e o Kremlin foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco.

A Praça Vermelha de Moscou é para nós uma das praças mais bonita do mundo. 

praça vermelha russia

Sobre a Praça Vermelha 

A praça data do final do século XV, logo após a construção dos muros do Kremlin. 

Ao contrário do que dizem, o nome da praça não se refere à cor vermelha do comunismo ou à cor dos tijolos que o cercam, mas na verdade é derivado da palavra russa Krasnaya (Красная), que significa “vermelho”, mas na antiguidade essa palavra em russo significava “bonita”, isto é: Praça Bonita. 

Durante os últimos anos, vários concertos de artistas de renome mundial ocorreram lá: Pink Floyd, Scorpions (com uma performance junto da orquestra presidencial da Federação Russa) e Paul McCartney (que incluiu seu clássico Back in the USSR). 

Todos os anos, em 9 de maio, é comemorado o aniversário da Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial) na Praça Vermelha, com o chamado desfile militar do Dia da Vitória. 

Veja nosso roteiro de viagem de 2 dias por Moscou – Rússia.

Principais monumentos, museus e atrações turísticas da Praça Vermelha

Os monumentos, catedrais, museus, jardins e edifícios que podem ser visitados nesta praça são dos mais variados e cada um tem um significado especial: 

  • Kremlin – local de trabalho oficial do Presidente, que abriga o principal museu russo
  • Mausoléu de Lenin – onde você encontra os restos mortais do líder bolchevique
  • Catedrais de São Basílio e Kazan, o Museu Estatal de História da Rússia e as Galerias GUM (shoppings de luxo).

A seguir, apresentarei uma visão geral de todos os edifícios que podem ser visitados na Praça Vermelha. Para obter mais informações sobre cada um deles, você pode ler os artigos mais detalhados neste blog sobre alguns deles.

Kremlin

Dentro das muralhas do Kremlin (e fora), você encontrará os mais variados monumentos, museus e edifícios: os edifícios do governo presidencial e administrativo, o Grande Palácio do Kremlin, o palácio de congressos, o principal museu russo (o Arsenal), bem como 4 catedrais. Exceto prédios presidenciais e administrativos, o restante está aberto aos turistas.

Mausoléu de Lenin

O mausoléu de Lenin, onde o corpo mumificado de Lenin ainda é preservado, tornou-se uma das principais atrações turísticas de Moscou. Lenin morreu em 1924 (aos 53 anos), mas apesar de ter expressado sua vontade de ser enterrado em São Petersburgo, junto com sua mãe, Stalin insistiu na decisão de embalsamar seu corpo.

As catedrais da Praça Vermelha

No meio da Praça Vermelha, mas fora do Kremlin, existem duas catedrais: a Catedral de São Basílio (o ícone da cidade) e a Catedral de Kazan.

Os museus da história da Rússia

Museu Estadual de História

Um dos edifícios que mais atrai turistas é o Museu Estatal de História da Rússia. No seu interior, você encontrará relíquias pré-históricas que ocupavam o território da atual Rússia e também obras de arte inestimáveis ​​adquiridas por membros da dinastia Romanov. O número total de objetos na coleção do museu é da ordem de milhões.

Galerias GUM

As galerias GUM são o centro comercial mais conhecido da Rússia e o mais visitado por turistas em Moscou, pois fica no meio da Praça Vermelha. Muitas de suas lojas são dedicadas à venda de marcas de luxo ocidentais.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *