DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Museu POLIN – O Museu Judaico de Varsóvia, Polônia

Compartilhe:

A iniciativa de criar o POLIN – Museu de História dos Judeus Poloneses em Varsóvia nasceu na Associação do Instituto Histórico Judaico e gradualmente ganhou reconhecimento tanto na Polônia quanto no exterior. Graças ao apoio de doadores individuais e institucionais de todo o mundo foi possível iniciar o trabalho no projeto do museu e continuá-los – como uma iniciativa social.

História 

A ideia de construir um museu que conte explicitamente a história do povo judeu está nos planos do Instituto Histórico Judaico desde 1993. 

Mas duas coisas impediram o progresso: fundos e apoio do governo polonês. Em 2005, o sonho tornou-se realidade quando o Ministro da Cultura polonês não apenas forneceu apoio total do governo, mas também apoio financeiro maciço. 

Os visitantes serão entretidos com um milênio de história judaica polonesa. Antes do início da Segunda Guerra Mundial, mais de 3 milhões de judeus chamavam a Polônia de lar. O país tinha a maior população judaica do mundo. 

O genocídio sistemático realizado na população judaica polonesa pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial viu mais de 90 por cento dos judeus falecerem. Aqueles que sobreviveram à aniquilação sistemática tiveram que se mudar para um clima mais seguro após a guerra. 

O Museu da História dos Judeus Poloneses explica um milênio da história judaica polonesa através de exposições, restaurações, artefatos e fotografias interessantes. Embora tenha sido inaugurado recentemente em 2005, o museu já recebeu o prestigiado prêmio Museu Europeu do Ano.

O museu conta a história dos judeus poloneses a partir de 960, durante o reinado do rei Mieszko. A exposição mostra a chegada dos primeiros comerciantes e diplomatas judeus que experimentaram liberdades sociais e religiosas que não lhes foram concedidas em nenhum outro lugar da Europa. A história continua até a Segunda Guerra Mundial, quando o povo judeu da Polônia foi exterminado. Embora o museu cubra a era do Holocausto, esse não é seu foco principal. 

A exposição principal leva os visitantes a uma jornada de 1000 anos de história judaica na Polônia. O que eu mais gostei da maneira como é feito é, primeiro, a apresentação altamente artística e a abordagem narrativa para mostrar fatos históricos.

Em vez de descrições longas e chatas da vida e dos eventos, os criadores optaram por usar citações de milhares de materiais-fonte. Através de citações curtas cuidadosamente escolhidas de memórias, documentos públicos, livros filosóficos e crônicas, a vida dos judeus é pintada.

Podemos aprender não apenas sobre a história dos judeus, mas em geral sobre esses tempos, sobre a história da Polônia e até da Europa.

Principais Exposições do Museu POLIN

Ao contrário dos museus tradicionais, onde você encontrará artefatos com descrições que o deixarão entediado, o museu POLIN em Varsóvia é muito interativo, o museu usa citações de uma ampla gama de materiais de origem, como crônicas, memórias e livros filosóficos, para citar alguns. Essas exposições cobrem a história da população judaica nos tempos antigos, na Polônia e no continente em geral. 

Sete galerias detalham as exposições do museu. 

Primeiro Encontro (960 – 1500)

Isso leva os visitantes através da história do primeiro assentamento judaico em Varsóvia. As apresentações artísticas com mapas interativos, vídeos curtos e narrações em áudio tornam esta exposição ainda mais agradável. 

Paradisus Iudaeorum (1569 -1648)

Paradisus Iudaeorum, que significa literalmente Paraíso Judaico, reflete a liberdade e os direitos legais concedidos à população judaica na época. Um passeio pela galeria retrata a vida divertida naquela época. 

Uma exposição impressionante que chamará a atenção dos visitantes é o enorme modelo medieval de Cracóvia e Kazimierz. Esta galeria é altamente interativa. As citações são traduzidas para o inglês para que você não tenha nada com que se preocupar a esse respeito. 

A Cidade Judaica (1648 – 1772)

Esta exposição apresenta informações detalhadas sobre a Revolta Chmielnicki de 1648, que levou à morte de milhares de pessoas. Além disso, você encontrará ‘um shtetl’, uma cidade onde residem os judeus. Esta seção da galeria apresenta uma casa, uma pousada e um mercado que conta como os judeus viviam suas vidas. Outra visão interessante aqui é a bela sinagoga. 

Encontro com a Modernidade (1772 – 1914)

Durante este período, a população judaica teve que se adaptar a um novo modo de vida. Foi uma época em que a Polônia perdeu sua independência com suas terras tomadas pela Áustria, Prússia e Rússia. Este foi um período realmente difícil para os judeus. Alguns tiveram que deixar suas velhas tradições para trás e abraçar as realidades do estilo de vida ocidental. Para outros, eles dependiam de trabalhos braçais para sobreviver. 

Na Rua Judaica (1919 – 1939)

A época em que a Polônia recuperou sua independência foi fascinante para a população judaica. Esta galeria tem várias seções que vale a pena explorar, incluindo apartamentos onde você aprenderá mais sobre o estilo de vida judaico e a seção política detalhando as atividades dos partidos políticos da época. 

Holocausto (1939 – 1945)

Este é o período mais turbulento na vida da comunidade judaica polonesa. Você aprenderá mais sobre o ato heróico de alguns indivíduos que mantiveram sua dignidade. Você verá os atos nefastos dos nazistas e como eles querem eliminar completamente os judeus da Polônia. Esta galeria pode não ser considerada uma exposição perfeita para os fracos de coração. 

Anos pós-guerra (1944 até os dias atuais)

Talvez você esteja se perguntando o que resta para explorar no Museu POLIN após o Holocausto, que deixou apenas 10% da população total como sobreviventes. Esta galeria apresenta exposições sobre o regime comunista. Mostrava a vida do povo judeu após o Holocausto . 

Além dessas exposições permanentes, o Museu POLIN também apresenta várias exposições temporárias. Se você estiver interessado em aprender sobre a história das comunidades judaicas na Polônia, encontre o caminho para o Museu POLIN emVarsóvia. É uma das melhores atrações da cidade, onde as pessoas homenageiam os judeus poloneses que perderam a vida durante o holocausto. 

Como é o Museu POLIN de Varsóvia, Polônia

Veja também nossos Destaques de Varsóvia no instagram

Site Oficial

https://www.polin.pl

Quanto custa visitar o Museu Polin em Varsóvia

💲 Entrada: 45 Zloty – entrada gratuita na quinta feira

Se você preferir, pode reservar uma excursão guiada privada ao Museu POLIN sem fila para saber ainda mais sobre o local.

Horários

  • Segunda, quinta e sexta-feira das 10h às 18
  • Quarta, sábado e domingo das 10h às 20h
  • Terça-feira:o museu está fechado para visitantes

Endereço e Como chegar

Anielewicza 6, 00-157 Warszawa, Polônia

Metrô: Linha azul, estação Ratusz Arsenał

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *