Básico
Capital: Kuala Lumpur
Língua: Malaio e Inglês
Moeda: Ringgit
Viagem
Validade do passaporte: Deve ser válido por no mínimo 6 meses
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Exigido comprovante de vacina contra febre amarela
Segurança:
- Viajar com precauções normais de segurança
- ✅Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Requisitos de entrada para quem vai viajar para a Malásia
Mesmo não sendo necessário apresentação de visto para entrar em território malásio, há alguns requisitos básicos para a entrada de turistas brasileiros:
- bilhete válido de retorno ou saída da Malásia;
- passaporte com validade superior a seis meses;
- Certificado Internacional de Vacinas.
Além disso, o viajante não deve constar de lista de impedidos de entrar no país e deve preencher e entregar às autoridades imigratórias o cartão de entrada/saída do país.
Hospedagem
Booking.comSeguro Saúde para quem vai viajar para a Malásia
É recomendável que os cidadãos brasileiros em viagem à Malásia contratem seguro com cobertura internacional, que contemple despesas em casos de acidentes, enfermidades, mortes e traslados de corpo.
Pedestres
O sentido da circulação viária é à esquerda. Pedestres não habituados a esse sistema devem ter cuidado ao atravessar ruas.
Furtos e roubos
Ocorrência comum em diversos países do Sudeste da Ásia, verifica-se também na Malásia o roubo de bolsas por motociclistas que passam na beira da calçada.
Clonagem de cartões
Há casos, no país, de clonagem de cartões de crédito. Aconselha-se, portanto, evitar pagamentos com cartão em lugares de aparência pouco confiável e evitar perdê-lo de vista no momento do pagamento.
Catástrofes naturais
Deve-se ter em mente, se você vai viajar para a Malásia, que o país é situado em uma zona de grande atividade sísmica. Recentemente, não há casos de terremotos de grande magnitude, mas deve-se ficar atento ao noticiário local quanto à possibilidade de incidência de terremotos no país.
Além disso, há riscos de tsunamis no país. Recomenda-se que cidadãos brasileiros permaneçam atentos aos comunicados emitidos pelas agências locais de meteorologia e sismologia quanto à incidência de desastres naturais. Em caso de ocorrência de tsunamis, cidadãos brasileiros devem seguir cuidadosamente as orientações de segurança das autoridades locais contatando, sempre que possível, alguma Embaixada ou Consulado do Brasil, que avaliará a possibilidade de evacuação.