Neste roteiro de viagem a Cinque Terre, falaremos sobre o que fazer e outras dicas para explorar esta parte incrível da Itália.
Você pode não ter ouvido falar do Cinque Terre, mas há uma boa chance de ter visto fotos dessas aldeias coloridas construídas em penhascos italianos. O Cinque Terre (que se traduz em Cinco Terras) é um aglomerado de cinco pequenas aldeias que ficam na costa noroeste da Itália – as cinco cidades são Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.
Muitas pessoas que visitam Cinque Terre como uma viagem de um dia podem ficar um pouco decepcionadas – principalmente porque essas pequenas aldeias ficam cheias de visitantes das 10h às 17h. É por isso que recomendamos um roteiro de pelo menos dois dias pelas vilas de Cinque Terre. Tendo esse tempo extra, você pode fazer algumas caminhadas, passear pelas aldeias a noite, desfrutar de algumas refeições, relaxar na praia e saborear alguns coquetéis enquanto admira a vista para o oceano. Mas o mais importante, isso permite que você experimente as aldeias e caminhadas sem todos os outros visitantes.
A melhor época para visitar Cinque Terre
Como a maioria dos lugares, Cinque Terre tem alta temporada. As cinco aldeias são mais movimentadas de maio a agosto. Visitei no início de maio e, embora estivesse movimentado, não fiquei impressionado com o número de pessoas.
Os preços das acomodações tendem a ser mais altos durante esse período, mas o clima é excelente e tudo está aberto.
Para visitar com menos pessoas, opte por viajar para Cinque Terre em setembro ou outubro. Durante esse período, tudo ainda está aberto, mas a maioria dos turistas não está aqui porque o litoral fica um pouco mais frio.
Não recomendo visitar nos meses de inverno, de novembro a fevereiro, a menos que você esteja preparado para fechar muitas atrações populares. Mesmo alguns restaurantes não estarão abertos durante este período porque quase não há turistas.
Como chegar a Cinque Terre
Não há muitas estradas em Cinque Terre, então a melhor maneira de chegar lá é de barco ou trem. Abaixo, descubra como chegar a Cinque Terre saindo de algumas das cidades mais populares da Itália.
De Florença
Para chegar a Cinque Terre saindo de Florença, você vai querer pegar o trem da estação Santa Maria Novella para Monterosso (ou qualquer outra vila que você gostaria de visitar). Talvez você precise fazer algumas mudanças de trem, então preste atenção nas paradas. Esta viagem leva de 2,5 a 3 horas, dependendo de onde são as escalas.
Se preferir, faça uma excursão de 1 dia a Cinque Terre com almoço opcional saindo de Florença.
De Milão
Outro local popular para viajar é Milão, onde é mais fácil chegar de trem. Você pode pegar o trem na estação Milano Centrale e pegar o trem para Cinque Terre. A viagem deve durar cerca de 3 horas.
Outra opção é fazer uma excursão a Cinque Terre com Portovenere e cruzeiro de barco.
De Roma
Se você estiver vindo de Roma para Cinque Terre, também vai querer utilizar o trem para a viagem mais rápida! Você deve pegar o trem da estação Roma Termini direto para Cinque Terre. Isso levará cerca de 4 a 4,5 horas, então você pode querer pegar um trem mais cedo para garantir que poderá explorar completamente a área.
De barco
Também há opções de barco, mas principalmente para lugares mais próximos de Cinque Terre, como Portovenere, Levanto ou La Spezia. Você pode até pegar um barco entre as aldeias!
Onde Ficar em Cinque Terre
Monterosso al Mare: Monterosso é a maior e mais visitada das aldeias. Ela é uma das mais vibrantes, uma vez que possui a única praia de tamanho real em Cinque Terre e é a única vila com grandes hotéis. Ela também tem a maior quantidade de opções de restaurantes. Este também é o melhor local para viajantes com problemas de mobilidade, porque o terreno é muito mais plano que as outras aldeias.
Veja aqui opções de hospedagem em Monterosso.
Vernazza: Possui muitos restaurantes, um porto natural bonito com um pouco de área de praia, uma praça agradável e a estação de trem fica a uma curta caminhada da orla. Existem alguns hotéis pequenos, mas a maioria das acomodações são pequenos apartamentos ou pousadas de gerência familiar.
Pesquise aqui por hospedagens em Vernazza.
Corniglia: Esta pequena vila bonitinha está situada nas encostas rochosas mais do que outras outras aldeias, por isso realmente não tem praias ou acesso à água. Corniglia é um pouco menos popular entre os visitantes porque a estação de trem fica a quase 400 degraus da cidade – felizmente, há um ônibus de traslado. Quanto à acomodação, espere pequenos apartamentos ou pousadas.
Para ver opções de hospedagem em Corniglia, pesquise aqui.
Manarola: Esta vila super colorida, que é considerada a mais antiga de Cinque Terre, tem um pequeno porto onde você verá algumas pessoas nadando. Manarola é a favorita de muitos visitantes que passam algumas noites em Cinque Terre. A cidade é cercada por vinhedos e é famosa por seus vinhos. Há uma trilha pavimentada fácil que percorre o oceano entre Manarola e Riomaggiore (mas está fechada para reparo até o momento). As acomodações são principalmente pequenos apartamentos ou pousadas de gerência familiar.
Busque hotéis e pousadas em Manarola.
Riomaggiore: Embora possa ser um pouco mais difícil do que algumas das outras aldeias, Riomaggiore ainda tem muito charme. A maior parte da cidade fica entre o vale rochoso que leva até a água. Não há praia, mas existem algumas rochas grandes populares entre os banhistas. As acomodações são principalmente pequenos apartamentos ou pousadas de gerência familiar.
Aqui você consegue pesquisar hospedagem em Riomaggiore.
O que fazer em Cinque Terre
O Cinque Terre não tem muitos pontos turísticos imperdíveis – isso ocorre porque as pequenas cidades coloridas, as trilhas para caminhadas e as belas paisagens são os pontos turísticos. É um lugar para relaxar e apreciar a vista e o ambiente. Dito isto, há muitas atividades para fazer no Cinque Terre para preencher um roteiro de alguns dias.
– Faça caminhadas e admire as vistas: existem várias trilhas para caminhadas que conectam as cinco aldeias. É uma das coisas mais populares que atrai pessoas de todo o mundo para esta bela parte da Itália. Existem trilhas para todos os níveis de condicionamento físico – do plano, uma trilha pavimentada à avançada, caminhadas de três a cinco horas pelas encostas.
Infelizmente, devido a deslizamentos de terra e restauração de trilhas, algumas das principais trilhas estão fechadas para reparo no futuro próximo. Dito isto, a maioria das trilhas mais avançadas ainda estão abertas.
– Veja as cinco aldeias de barco: Suba em um barco e aprecie as vistas dos edifícios coloridos e das colinas da água. Existem balsas entre todas as aldeias. Você também pode alugar seu próprio barco ou fazer um passeio vip de barco se quiser uma experiência mais íntima.
– Bebidas ao pôr-do-sol: cada vila fica de frente para o oeste, para que você possa desfrutar de um belo pôr-do-sol em qualquer lugar. Então tome uma bebida em um dos muitos restaurantes / bares ou sirva-se de uma bebida na sua hospedagem e aprecie a vista.
– Degustação de Vinhos: As colinas que cercam as aldeias foram transformadas em vinhas para que haja vários lugares para fazer degustações de vinhos.
– Acorde cedo para tirar fotos: é praticamente impossível tirar fotos ruins no Cinque Terre, portanto, verifique se a câmera ou o celular está com a bateria cheia, pois você precisará disso. Acorde cedo para vencer a multidão, se você quiser fotos sem 900 pessoas.
– Aprecie a culinária local: frutos do mar reinam supremos na maioria dos restaurantes, então essa é sua melhor aposta em termos de comida de qualidade – principalmente anchovas. A região também é o berço do molho pesto, então você precisa experimentar alguns pratos com pesto (meu molho preferido!). O pão focaccia também foi inventado na região. O vinho regional é excelente e também é famoso pelo Sciacchetrà (um vinho licoroso tomado na sobremesa).
– Natação e banho de sol: Monterosso tem a única praia de verdade – as outras cidades têm pequenos portos ou grandes rochas para tomar sol. Então, sente-se sob um guarda-sol em Monterosso. Ou encontre uma grande pedra ao sol e relaxe ao sol.
Cada cidade tem um caráter singular
Cinque Terre, que se traduz vagamente em ‘cinco terras’, compreende as cinco cidades de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Monterosso e Vernazza. A grande coisa é que cada uma dessas cidades tem um caráter singular que a diferencia das demais, apesar de sua relativa proximidade com as outras.
Atrações e o que fazer durante um roteiro em cada uma das cinco cidades de Cinque Terre
Riomaggiore
Riomaggiore é a mais oriental das cinco vilas e conhecida como a capital não oficial da região. Aqui, um emaranhado notável de casas em tons pastel se apoiam umas nas outras como marinheiros de licença, proporcionando oportunidades fotográficas excepcionais e um ambiente romântico imbatível ao pôr do sol. Os pontos turísticos mais populares da cidade incluem a Torre Guardiola, uma reserva natural e jardim botânico onde a avifauna e a flora locais podem ser observadas a partir de um centro de observação de aves localizado na antiga La Batteria Racchia – uma instalação naval da Segunda Guerra Mundial.
Manarola
Manarola é popular entre os amantes da gastronomia e do vinho – os vinhedos que cercam a vila produzem Sciacchetrà, um vinho por excelência de Cinque Terre, e o calçadão à beira-mar é repleto de barcos de pesca que deixam frutos do mar frescos no porto. A maioria dos visitantes aproveita para caminhar até Punta Bonfiglio, um mirante deslumbrante em um promontório rochoso na saída da cidade em direção a Corniglia, onde você pode desfrutar de uma bebida refrescante em um bar entre um cemitério e o oceano.
Corniglia
Corniglia é a única das cinco cidades que não está situada diretamente na água, embora você possa descer as mais de 400 escadas íngremes que descem até a estação de trem, se essa for sua xícara de chá. Calma e tranquila, com uma praça central arborizada onde você pode beber na cultura lenta e constante da região, Corniglia também tem a distinção de ser a única das cidades que tem um ponto de vista de onde você pode ver (e fotografar!) cinco das aldeias ao mesmo tempo.
Monterosso
Monterosso é a mais vibrante e movimentada das cinco aldeias, com uma vida noturna próspera e uma atmosfera de resort. É a única cidade com uma faixa de praia, onde você pode alugar um guarda-sol e comprar anchovas gordas direto do barco. Monterosso é a mais ocidental das aldeias de Cinque Terre e a mais acessível por veículo. Os entusiastas de antiguidades apreciarão o charme do velho mundo do centro histórico da cidade, que apresenta ruas sinuosas e uma multidão de pequenas lojas.
Vernazza
Se Cinque Terre fosse uma coroa, Vernazza seria a joia da coroa. A vila possui o único espaço de desembarque seguro da região, ladeado pela fascinante Piazza Marconi, com seus deliciosos restaurantes e belo passeio, onde moradores e visitantes desfrutam de passeggiata (passeios noturnos) quando o anoitecer desce. Faça o que fizer, reserve um tempo para apreciar a vista singular do Castelo Doria, uma torre de vigia do século XV que foi construída para proteger a vila dos piratas.
Cinque Terre é um Patrimônio Mundial da UNESCO
Este destino fascinante está situado em meio a algumas das paisagens costeiras mais dramáticas do mundo e foi considerado icônico o suficiente para receber o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, devido ao seu papel na preservação de um modo de vida tradicional que existe há milênios. Na verdade, os italianos são tão sérios em manter as maravilhas naturais e culturais de Cinque Terre que toda a região foi declarada um parque – cidades e tudo!
Roteiro de 3 dias em Cinque Terre
Uma das maneiras mais fáceis de explorar Cinque Terre é de baixo para cima ou de cima para baixo em um mapa! Recomendo começar por baixo para que quando finalmente chegar a Monterosso al Mare você possa relaxar!
Roteiro Cinque Terre – Dia 1: Riomaggiore e Manarola
O primeiro dia deve ser dedicado a explorar Riomaggiore e Manarola! Comece em Riomaggiore, uma das maiores cidades de Cinque Terre. Como provavelmente este é o dia em que você chegou, você estará com fome! Compre alguns frutos do mar locais no Tutti Fritti.
Depois, caminhe pelas ruelas de Riomaggiore e comece a conhecer a bela cidade. Não deixe de terminar sua caminhada parando no porto, que é verdadeiramente espetacular. Você pode descer nas rochas para ter uma vista fantástica. Se você estiver com vontade, você pode até pular de um penhasco.
Quando terminar de apreciar a vista, embarque em um barco até Manarola. Esta é uma das maneiras mais bonitas de explorar Cinque Terre e é uma maneira divertida de ir de cidade em cidade.
Quando você chegar a Manarola, provavelmente já começará a escurecer. Se tiver tempo, faça uma rápida caminhada até os vinhedos para ver como é um vinhedo nesta região da Itália. Das vinhas também se pode ter uma bela vista do Mar Mediterrâneo.
Termine a noite jantando no Nessun Dorma. Não deixe de ver o pôr do sol em Manarola.
Roteiro de Viagem Cinque Terre – Dia 2: Corniglia e Vernazza
O segundo dia de viagem a Cinque Terre é o momento perfeito para começar a explorar Corniglia e Vernazza. Comece em Corniglia, que é um dos lugares subestimados para se visitar em Cinque Terre. Pegue o trem aqui de onde você estiver hospedado e prepare-se para subir mais de 300 degraus até o topo.
Como Corniglia é um pouco menor e um pouco mais difícil de chegar, provavelmente será muito menos movimentada do que outras cidades de Cinque Terre. A melhor maneira de explorar Corniglia é, honestamente, ir sem um plano – basta passar algumas horas andando e explorando.
As ruas aqui são pitorescas e você tem vistas incríveis do mar.
De Corniglia, caminhe até Vernazza. Isso leva cerca de uma hora, mas é bastante panorâmico. Assim que chegar a Vernazza, encontre um lugar para comer uma pizza de pão focaccia e delicie-se com um sorvete. Esta cidade tem a melhor comida de Cinque Terre, na minha opinião!
Enquanto estiver em Vernazza, não deixe de conferir a Torre do Castelo Doria e a Igreja de Santa Margherita d’Antiochia. A igreja está localizada bem na água! Termine a sua noite assistindo ao pôr do sol aqui ou no seu alojamento.
Roteiro Dia 3: Monterosso al Mare
A melhor maneira de passar o último dia é um dia sem planos em Monterosso al Mare. Você pode chegar lá como preferir, seja de ferry, barco ou trem, mas este é o dia para finalmente relaxar e aproveitar a beleza de Cinque Terre!
Atividades em Cinque Terre
Dicas úteis
- Como Cinque Terre é pequena, você vai querer levar dinheiro consigo o tempo todo. Muitos lugares aqui nem aceitam cartões, então é melhor vir com pelo menos uma quantia decente de dinheiro na carteira.
- Acorde cedo para evitar multidões. Cinque Terre pode ser bastante movimentada, especialmente durante a alta temporada, e também pode ficar bastante quente. Para evitar toda a agitação e o calor do verão, acorde cedo e aprecie todas as vistas antes que todos acordem.
- Não esqueça de levar protetor solar! Você vai se arrepender sinceramente se acabar sendo uma lagosta no final da viagem. O sol aqui pode ser bastante brutal, já que a maior parte de Cinque Terre está bastante exposta.
- Esteja ciente de que às vezes as trilhas, ou partes de trilhas, podem ser fechadas. Muitas vezes, você pode ir aos centros de informações turísticas para saber quais seções estão fechadas.
- Use sapatos confortáveis porque você caminhará muito. Sim, isso é verdade mesmo se você não estiver planejando fazer caminhadas entre cidades! Por favor, fique longe dos chinelos, a menos que vá passar o dia inteiro na praia.
- Se você estiver visitando durante o outono/inverno, traga um casaco. Pode ser um pouco mais frio em certas partes do dia, mas fica realmente mais quente durante o meio-dia.