Sempre comentei sobre as diferenças culturais por meio da comida, mas quando percebemos essas diferenças em um ícone de rede, fica muito mais claro do quanto uma viagem pode ser um prazer “culinarístico”! O McDonald’s, maior rede de fast food do mundo, tem mais de 36 mil restaurantes ao redor do mundo e, em muitos países, alguns de seus lanches são adaptados à culinária e aos gostos locais. Essa política gera receitas que, para o brasileiro, podem soar exóticas, mas que fazem bastante sentido dentro de outras fronteiras. Dá só uma olhada nesses lanches:
Na China, às vezes surgem novidades que parecem vindas de outro planeta, como esses lanches feitos com exóticos pães pretos e brancos, servidos nos restaurantes da marca em 2012 e que, na época, foram chamados pela imprensa de McYing e McYang.
McEgg: O destaque do cardápio indiano (e que pode agradar quem não gosta de carne) é o McEgg, que consiste em um sanduíche com um ovo frito, cebolas, maionese e o toque final: molho de ervas indianas.
Le 280 Sauce Au Poivre Vert: A sofisticada culinária francesa tem um pezinho nas receitas do McDonald’s servidas no país de Charles de Gaulle. Um dos lanches disponíveis é o metido Le 280 Sauce Au Poivre Vert, que traz um hambúrguer no pão ciabatta temperado com molho de pimenta verde e prensado entre fatias de queijo emmental e cheddar.
McSpaghetti: Não pense que você está alucinando se, ao entrar em um McDonald’s das Filipinas, ver alguém sorvendo uma macarronada. No país asiático, os restaurantes da marca servem o McSpaghetti, que ainda vem acompanhado por uma coxa de frango empanada.
Double Bulgogi Burger: A culinária da Coreia do Sul costuma ser extremamente saborosa e apimentada, e isso se reflete em algumas receitas do McDonald’s no país asiático. A mais famosa delas é o Bulgogi Burger (que também tem sua versão “double”) que, além de salada, maionese e queijo, tem como destaque o hambúrguer no estilo bulgogui, que leva ingredientes como molho de soja, gengibre e semente de gergelim
Mini Twisty Pasta: Que tal ir ao McDonald’s e saborear uma… sopa? Os restaurantes da marca em Hong Kong oferecem uma receita chamada Mixed Veggies Mini Twisty Pasta, que é composta por um caldo de frango com brócolis e macarrão. A receita tem versões mais reforçadas que levam ovo e hambúrguer de linguiça.
McArabia: No McDonald’s do Egito, o cliente pode sentir o gostinho da culinária local com o McArabia, que consiste em um pão pita recheado com dois hambúrgueres de kafta de frango e salada coberta com tahine, uma pasta feita com sementes de gergelim muito consumida no Oriente Médio.
McAloo Tikki: O McAloo Tikki é outra receita vegetariana do McDonald’s para o mercado indiano. Trata-se de um hambúrguer de massa de batata e ervilha temperada e frita, tomate, cebola e molho indiano picante.
Cheddar McMelt: E que novidade o McDonald’s do Brasil teria para apresentar a um estrangeiro? A resposta: o Cheddar McMelt, lanche que só existe no nosso país! Você sabia disso?
Fotos: Divulgação