Hoje vamos falar sobre aumentar o engajamento nas redes sociais!
Além de toda a introspecção necessária para descobrir que tipo de marca você deseja criar (Leia o artigo Construindo sua Marca), você também deseja estar conectado ao que seu público está pensando, o que eles estão sentindo, com o que eles estão lidando.
Para muitos de nós, como empreendedores online, a mídia social é onde essa mágica acontece! Portanto, mergulhar direto nas mídias sociais ajudará a manter o contato com as pessoas que estamos aqui para servir.
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Postando nas Redes Sociais
Se você já experimentou trabalhar em um conteúdo. divulgá-lo e quase não obtém resposta, ou simplesmente não está obtendo a resposta que deseja, isso pode ser realmente frustrante!
É como se faltasse peças para montar um quebra cabeça e a coisa toda simplesmente não está funcionando.
Então, quais são os pontos para uma presença on-line de mídia social realmente ativa e engajada?
Observe com atenção o que muitos dos grandes nomes das mídias sociais estão fazendo, como estão crescendo, independente da área de atuação. Observe seus métodos e tente aprimorar para o seu nicho.
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Como aumentar o engajamento nas Redes Sociais
Se você fez o exercício acima de observar os grandes influenciadores, deve ter percebido que no geral, a maioria daqueles que realmente entregam conteúdo, usam de 3 pilares:
- Valor
- Interesse
- Personalidade
Valor
Todo conteúdo que você está criando deve agregar valor de alguma forma.
E é importante que os seus seguidores tenham consciência da entrega desses valores. Equais são os valores que as pessoas mais percebem?
Ajuda: Talvez você esteja ajudando as pessoas a obter um melhor resultado em suas vidas ou em seus negócios. Talvez você esteja ajudando-os a contornar um grande obstáculo. Ou ajudá-los a ver as coisas mais claramente. Talvez você esteja ajudando-os, fornecendo a eles uma ferramenta, recurso ou brinde que os aproxima de obter um resultado melhor.
Inspiração: Talvez você esteja inspirando pessoas – levantando-as e motivando-as. Mesmo que você esteja apenas compartilhando algo pessoal de sua própria vida, talvez esteja compartilhando uma semana difícil que teve ou uma luta com a qual está lidando, talvez esteja ficando um pouco vulnerável – mas mesmo se você estiver mostrando às pessoas o que está acontecendo nos bastidores, ainda estará fazendo isso no interesse de agregar valor. Talvez você esteja incentivando seu público ou avisando que eles não estão sozinhos em algo.
Diversão: Talvez você esteja entretendo pessoas, talvez você ilumine o dia das pessoas compartilhando algo com elas que lhes dê um pequeno impulso de felicidade, um pouco de luz nos dias, talvez esteja ajudando-as a sair da rotina e se divertirem um pouco.
O que quer que você esteja fazendo, em primeiro lugar, verifique se está agregando valor e que você possa definir e articular qual é esse valor. Porque você quer ser conhecido como alguém que está ajudando sua comunidade a se aproximar do que eles querem.
Interesse
Faça seus seguidores se sentirem vistos, ouvidos e reconhecidos. Incentive-os a falar com você e se interesse pelo que eles tem a dizer.
Trata-se de mostrar interesse pelo seu público, informar o público que você está lá, estar sintonizado com o que eles têm a dizer e se preocupar com o que está pensando e o que está acontecendo no mundo deles.
Isso é realmente poderoso, porque todos nós queremos nos sentir ouvidos e vistos. E como fazer isso?
Perguntas e Respostas: Peça a opinião do seu público. O que eles estão pensando, sentindo, com o que estão lidando, o que está acontecendo no mundo deles agora?
Sua marca é uma via de mão dupla – como um relacionamento! E um relacionamento segue nos dois sentidos. Se você não está perguntando ao seu público o que está acontecendo na vida deles, o que eles estão pensando e o que sentem sobre as coisas, esse não é realmente um bom relacionamento de mão dupla e carinho mútuo.
E é isso que você deseja para a sua marca – você quer que as pessoas saibam que você está sintonizado com elas, e está prestando atenção no que elas têm a dizer e que responde a isso. Não que você sacrifique seus valores, sua visão ou seu propósito pelas demandas de uma pessoa. Mas você está reconhecendo as pessoas e mostrando a elas que as ouve.
Responda os comentários: Sei que se você gerencia uma presença crescente nas mídias sociais, nem sempre é realista responder com um comentário sincero e atencioso a cada pessoa. Mas é realmente uma excelente oportunidade para que as pessoas saibam que você está ouvindo, que está envolvido, que se importa com o que elas têm a dizer. Pense nisso.
O seu engajamento estimula o engajamento: À medida que as pessoas vêem o seu envolvimento, é mais provável que comentem, porque sabem que é provável que você responda.
Marcas e pessoas que respondem a comentários obtêm muito mais engajamento.
E não é só isso – quando você responde a alguém, muitas vezes ele responde de volta. Então, você publica algo, alguém comenta, você responde ao comentário, e eles gostam da sua resposta e comentam com você… E quanto mais você se engaja nas mídias sociais, mais essas plataformas vão mostrar seu conteúdo nos feeds das pessoas.
Personalidade
A maneira única como você aborda o mundo, sua visão para o mundo, sua paixão, com o que você se importa, o que tem a dizer, qual é a sua perspectiva, em que acredita.
Essas são as coisas pelas quais as pessoas realmente voltam e com as quais se conectam, o que o torna memorável.
Se você é introvertido: Deixe-me falar com você que é, como eu, um introvertido. Eu sei que nem sempre é fácil, nem sempre é natural, realmente abrir-se em grande forma online. Talvez demore um pouco mais de tempo para se abrir para as pessoas. E tudo bem!
Quando chego a uma festa e não conheço ninguém, ou talvez esteja um pouco nervoso, levo um pouco de tempo para me sentir confortável. Eu tenho que inspecionar a sala, descobrir o terreno, ver quem está lá, como eles estão interagindo, sobre o que estão falando, qual é a energia geral … E levo um pouco de tempo para começar a sentir confortável em me abrir e compartilhar mais quem eu sou.
Cada pessoa tem um tempo diferente, respeite o seu e não deixe de compartilhar seu conteúdo.
Conexão: Seu público-alvo não está apenas procurando seus conhecimentos ou informações, ou todo o grande conhecimento que está em sua cabeça. Eles querem uma conexão com você. Eles querem saber que você faz parte do mundo deles. As pessoas querem se relacionar para se conectar com as pessoas, não com as marcas. A mágica acontece quando você compartilha quem você é com seu público.
Resumindo
- – Sempre entregue valor.
- – Sempre mostre interesse.
- – Sempre compartilhe sua personalidade.