Como posso levar as pessoas a me verem como especialista no meu nicho?
Mesmo após anos trabalhando com marketing digital, eu ainda tenho expectativas de ser reconhecida, mas sei que muitas pessoas da nossa comunidade já nos procuram por saberem que temos propriedade quando falamos de viagens.
Sabemos que precisamos que a nossa audiência (seja ela do tamanho que for) no veja como especialistas, para assim podermos crescer nossa marca.
Felizmente, mostrar sua credibilidade e ser visto como especialista leva apenas um pouco de tempo, paixão e persistência! Aqui está uma abordagem que o ajudará a ser visto como especialista em seu nicho – aquele que seus seguidores ou clientes procuram quando precisam de ajuda no seu segmento:
Se você deseja criar credibilidade e ser visto como o especialista em seu nicho, mas não sabe ao certo por onde começar e não tem muito dinheiro ou tempo para gastar “elevando” seu perfil com anúncios (a propósito, não é a melhor abordagem). Aqui está o que você precisa fazer:
Identifique seu nicho e se torne um especialista
O primeiro passo para ser reconhecido em seu nicho é identificar qual é esse nicho e se tornar um especialista nele. É importante ter um foco específico para que você possa se destacar no mercado. Isso significa que você precisa ter um profundo conhecimento sobre o seu nicho, acompanhar as tendências e inovações, e ser capaz de oferecer soluções únicas e eficientes para as necessidades do seu público-alvo.
Crie conteúdo de qualidade e consistência
Um dos pilares do trabalho online é criar conteúdo relevante e de qualidade para seu público. Essa é uma maneira eficiente de demonstrar seu conhecimento e se tornar uma autoridade no seu nicho. Mas, além disso, é importante manter uma consistência na produção de conteúdo. Não basta criar um bom conteúdo uma única vez e esperar que isso seja suficiente para ser reconhecido. É preciso manter uma frequência de publicação para que seu público se acostume e se engaje com o seu trabalho.
Fale com a sua audiência
Concentre-se em ser visto como uma pessoa que sabe o que está falando (no seu nicho)
Quem são seus fãs mais leais? Quem absolutamente ama sua personalidade e a maneira como você fala?
Não compartilhe tudo o que sabe! Concentre-se em resolver os problemas que as pessoas tem hoje. Por exemplo, se alguém me perguntar sobre como ir de Portugal até a Espanha, eu vou dar as opções disponíveis para esse trajeto, mas não vou ficar falando sobre roteiros nestes países, ou posso cansar as pessoas.
Comece abrindo uma caixa de perguntas no seu instagram (nós abrimos perguntas todos os dias!). Deixe que as pessoas tragam as idéias até você.
Encontre seu jeito único
“Blogs de viagem estão saturados demais. Todo mundo está começando um blog de viagens, então por que começar outro?”
Eu vou te dizer o porquê: Porque não importa o que os outros estão fazendo ao seu redor.
Embora o networking e o reconhecimento de outros blogueiros sejam cruciais para ajudá-lo a ter sucesso, não pense que não há espaço para você.
Há sim! Você terá um jeito que é único e diferente de outros blogs em seu nicho e sempre haverá pessoas que irão se identificar com que você é, exatamente da forma que é.
Tenha uma opinião
Uma peça essencial do quebra-cabeça da experiência é ter uma opinião! Você precisa ter uma perspectiva e um ponto de vista sobre tudo o que faz!
Este é um item a se ter muito cuidado: Note que eu escrevi sobre tudo o que faz e não sobre tudo (qualquer assunto). Não disperse e foque sempre no seu assunto principal, aquele que define o seu nicho.
Mostre confiança
Este leva tempo e prática, mas você deve projetar confiança em sua própria mensagem e conteúdo!
Não estou falando de arrogância! Não estou falando de fingir ser alguém que você não é. Muito menos estou estou falando de ser agressivo.
Estou falando de verdadeira confiança. Mantendo seu próprio espaço, acreditando na sua mensagem e falando com convicção. Estou falando de acreditar em si mesmo o suficiente para tentar, continuar tentando e melhorar.
É bom ter a presença da câmera, mas o que realmente importa é que as pessoas vejam na sua mensagem e no seu conteúdo o seu compromisso em tentar ajudá-las de alguma forma.
Essa é a verdadeira confiança!
Busque oportunidades de mídia
Este é um passo opcional / avançado, mas quero incluí-lo para que você tenha uma lista bastante completa!
Procure podcasts, blogs, vlogs e publicações impressas para fazer participações especiais. Encontre outros locais com um público que você deseja atrair e tente aparecer neste local.
Comece com pessoas que você conhece e você ficará cada vez mais confiante (e terá mais credibilidade) alcançando cada vez mais meios de comunicação influentes em seu setor!
Ser reconhecido no seu nicho pode ser um desafio, mas com as estratégias certas é possível construir uma marca forte e ser visto como uma autoridade na sua área. Algumas das dicas que podem ajudar nessa jornada incluem criar conteúdo relevante e de qualidade, fazer networking, participar de eventos e conferências, se manter atualizado em relação às novidades do seu nicho e, acima de tudo, ser autêntico e apaixonado pelo que você faz.
Lembre-se de que o sucesso não é uma jornada linear, e é normal encontrar obstáculos pelo caminho. Mas com perseverança e determinação, você pode alcançar seus objetivos e se tornar uma referência no seu nicho de trabalho.
Gostou dessas dicas? Compartilhe conosco nos comentários suas experiências em relação a ser reconhecido no seu nicho e quais estratégias funcionaram melhor para você. E se você tiver alguma outra dica, não deixe de compartilhar também!