Sua bagagem foi extraviada. Essa situação terrível é o pesadelo de todos os passageiros. Você pode se imaginar chegando ao destino dos seus sonhos, e então descobrir que sua mala desapareceu!?
Ficar sem sua mala logo na chegada de uma viagem não é uma situação muito bacana e, se você se encontrar nela, notará imediatamente que de início, você nem sabe ao certo o que fazer e como agir, quem procurar.
Por isso escrevemos este pequeno artigo, fornecendo algumas dicas sobre como agir neste caso, então, vamos começar.
Como evitar que sua mala seja extraviada
A primeira regra para NÃO acabar com a bagagem perdida é a seguinte: Leve-a com você. Se a companhia aérea não tiver a guarda da sua bagagem, ela não poderá perdê-la.
Decidimos viajar apenas com malas de mão e mochilas, não importando o destino ou o tempo de viagem. Agora viajo apenas na bagagem de mão.
Viajando pelo mundo com apenas 1 mala de bordo de 7 quilos e 1 mochila cada um, nos demos conta que não havia nada que nós não tivéssemos ou que não pudéssemos encontrar para comprar com facilidade caso fosse imprescindível.
Mas se você ainda acha que precisa despachar uma mala, leve alguns itens essenciais em sua mala de mão ou mochila. Se sua bagagem despachada for perdida, você sofrerá muito menos problemas.
Prefira comprar passagens com escalas e conexões da mesma companhia aérea, isso diminui a transferência de bagagem entre aviões.
Hoje em dia há “tags rastreadoras”. Se possível, utilize este tipo de rastreador. Esses dispositivos funcionam por GPS e podem não evitar o extravio, mas ao menos ajudam a encontrar a sua mala mais rapidamente.
Também não é garantia que não será extraviada, mas malas com estampas ou cores diferenciadas tornam a identificação mais fácil e localização da bagagem pode ser mais rápida.
Tenha os seguintes itens na sua bagagem de mão
- Quaisquer medicamentos prescritos, óculos e itens pessoais insubstituíveis
- Todos os documentos de viagem, passaporte, vistos, itinerários e confirmações
- Artigos de higiene básicos, caso você precise passar uma ou duas noites sem sua bagagem
- Um conjunto de roupa de baixo limpa, uma muda de roupa e algo para dormir
- Eletrônicos, câmera, jóias e qualquer outra coisa valiosa
- Uma fotografia (no seu celular mesmo) da sua mala despachada para ajudar a companhia aérea a reconhecê-la e identificá-la.
- A verificação de reivindicação da sua bagagem, geralmente anexada ao seu cartão de embarque
- Carregadores para todos os itens eletrônicos que você está carregando (telefone, laptop, tablet etc.)
Post relacionado: Prós e Contras de Viajar só com Mala de Mão
Se sua bagagem não aparecer na esteira
Não saia do aeroporto! Visite o balcão da sua companhia aérea e relate a falta da sua bagagem.
Solicite o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) ou “Protesto” para preenchimento. Inclua especificações e marca da mala e indique um endereço para devolução, além de uma descrição dos itens contidos.
Verifique se as suas informações estão sendo inseridas corretamente no sistema da companhia aérea.
E atenção: Se você sair do aeroporto sem esse “protesto” em mãos, não se configurará o extravio da sua bagagem e a empresa estará isenta de quaisquer responsabilidades sobre a mala extraviada.
Tudo o que você precisa é relatar que está faltando sua bagagem, fornecer algumas informações pessoais e descrever suas malas da melhor maneira possível (forneça a etiqueta da bagagem, descreva o tamanho e a cor das malas e o material de que foram feitas). Lembra-se da foto da sua mala despachada que citamos acima? Ela será de grande ajuda neste momento.
Pense com cuidado sobre onde deseja que sua bagagem seja enviada assim que for localizada.
Siga a companhia aérea pelas mídias sociais – se elas ignorarem seus e-mails e não fornecem um telefone de atendimento ao cliente, normalmente precisam responder nas mídias sociais para manter a imagem de marca. Não há nada como um pouco de aborrecimento através das redes sociais para fazer com que a companhia aérea responda.
Segundo a ANAC, a empresa aérea deve devolver a sua bagagem extraviada em até 7 dias, se o extravio ocorrer em voo doméstico, e em até 21 dias, se ocorrer em voo internacional. Considera-se como prazo os dias corridos. Após esses períodos, fica caracterizada a perda da bagagem e a empresa deve indenizá-lo em até 7 (sete) dias.
Aprenda sobre os seus direitos
Quando se trata de direitos de reembolso, há duas coisas que você deve considerar. Antes de mais nada, a maioria das companhias aéreas aceita pagar por alguns custos imediatos que você teve devido à sua bagagem perdida.
Converse e pergunte sobre o que você tem direito e o que precisa.
Por exemplo, se você foi forçado a esperar por dois dias, eles pagarão por algumas roupas básicas que você teve que comprar. Ainda assim, não faça muitas compras, pois será difícil recuperar seu dinheiro dessa maneira. Atenha-se às necessidades reais e não se aproveite da situação.
Solicite suprimentos de emergência – É diferente de um aeroporto para outro, mas geralmente contém alguns artigos de toalete que podem ser úteis.
A lei que estabelece as regras para retorno de bagagem no Brasil é a Resolução nº 400 da Anac, que determina o prazo de sete dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais. Caso a bagagem não seja encontrada e devolvida, esteja danificada ou violada, a companhia aérea deverá indenizar o passageiro.
Para saber mais sobre seus direitos, entre em contato com a Resolvvi. É só preencher os dados no site que você já sabe se tem direito a uma indenização. É tudo simples e rápido.
Monitore o progresso de busca da sua mala
A maioria das companhias aéreas rastreia suas malas e você pode solicitar um número de acompanhamento para fazer o mesmo por um site. Isso lhe dará uma tranqüilidade adicional, e você recuperará a sensação de controle.
Não entre em pânico
Como você pode evitar essa emoção humana básica? Respire fundo algumas vezes e tente pensar positivo. A maioria das companhias aéreas tem uma maneira eficaz de rastrear suas malas. Esperar sua bagagem no terminal por algumas horas pode ser irritante e pode afetar sua vida pessoal, mas a maioria das empresas está fazendo o possível para resolver o seu problema.
Caso você tenha perdido sua bagagem ou ela simplesmente tenha atrasado, a verdade é que não há muito o que fazer. Geralmente, leva algum tempo antes que sua bagagem volte, mas isso não significa que você deva ficar esperando que ela apareça.
Depois de relatar o problema, visite um monumento próximo ou vá ao restaurante para uma boa refeição. Evite ficar estressado a todo custo e deixe que a situação aconteça a seu favor. Essas coisas acontecem de tempos em tempos, mas pelo menos você terá uma história para contar um dia.
O que fazer se a bagagem extraviada for devolvida, mas estiver danificada ou faltando item
Se, ao retirar a mala da esteira, você perceber algum dano (tais como: zíper rompido, alça ou rodinhas quebradas, algum rasgo, trinca ou amassado, ou que está molhada ou sofreu qualquer outro tipo de avaria) ou, ainda, que algum conteúdo está faltando ou foi danificado, você também pode realizar o protesto imediato junto ao atendimento presencial da empresa ou em até 7 (sete) dias, a contar do
recebimento da bagagem. Você pode tirar fotos e fazer vídeos para reforçar seu registro.
Entre as providências pela empresa aérea, estão o conserto da mala, a substituição dela por outra equivalente ou, mesmo, a indenização.
Atenção: itens considerados frágeis ou de valor precisam ser levados como bagagem de mão na cabine
da aeronave. Caso não possa levá-los a bordo e tiver que despachá-los, relate sobre essa questão, no
momento do check-in, e a empresa saberá orientá-lo.
Faça um seguro viagem
Todos os viajantes experientes sabem que o Seguro de Viagem é essencial ao viajar, mas quantos realmente leem sobre o que é coberto e não?
As políticas das companhias aéreas são bastante rígidas no que diz respeito à sua responsabilidade se a sua bagagem for realmente perdida. Apesar de muitas arcarem com parte do custo da perda, muitas vezes vale a pena você recorrer à seguradora para tentar recuperar um valor maior.
Saiba o que você precisa pedir e que provas você precisa para apresentar à seguradora.
Leia os termos do contrato e escolha com atenção a seguradora da sua viagem.