DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Eurail Pass: Vale a pena?

Compartilhe:

Não importa se você está planejando sua primeira viagem ao exterior ou se é um viajante veterano planejando sua próxima aventura, você está pesquisando as muitas opções de como viajar e se locomover pela Europa. Então você se depara com uma opção diferenciada de viagens de trem chamada Eurail. E você se pergunta: o Eurail Pass vale a pena?

Com inúmeras opções de viagens pela Europa, desde companhias aéreas de baixo custo, ônibus, carros e excursões até viagens de trem, decidir o melhor caminho a seguir pode ser um desafio.

É aí que entra este guia. Continue lendo para saber se o Eurail Pass é a melhor opção para suas prioridades pessoais, orçamento e objetivos de viagem.

eurail pass

O que é o Eurail Pass?

O Eurail Pass é um passe de trem exclusivo que permite viagens ilimitadas dentro de um período determinado, abrangendo diversos países da Europa. Com esse passe, o viajante pode embarcar em trens operados por diferentes companhias ferroviárias sem precisar comprar bilhetes separados.

“A Eurail fornece viagens de trem multidestino na Europa desde 1959”, disse Nienke Geudeker, Diretora de Comunicações da Eurail. “Hoje, com apenas um passe ferroviário, os viajantes têm a capacidade de viajar em e por até 28 países europeus diferentes.”

Viajar de trem leva você de forma eficiente e conveniente de um país para outro e de uma cidade para outra, enquanto aprecia a paisagem que passa. A viagem em si a torna única e é incomparável com viajar de carro ou avião, por exemplo. Nós já escrevemos sobre o porque preferimos viajar de trem.

A Europa está repleta de lugares incríveis, sejam cidades mundialmente famosas ou vilas charmosas, realmente não há maneira melhor e mais confortável de visitar tudo isso do que de trem… e um Eurail Pass oferece mais do que viagens de trem, ele oferece também conforto na hora do planejamento da sua viagem.

Na nossa primeira viagem pela Europa, em 2010, usamos o Eurail Pass para viajar pela Europa e foi uma excelente escolha na época para nós.

Então, o Eurail Pass é para você?

Vamos começar observando que o Eurail Pass não é sua única opção. E, desde já, você deve saber que o passe provavelmente não é a opção mais barata.

A Europa abriga inúmeras companhias aéreas de baixo custo competitivas, sistemas de ônibus robustos, excursões populares em grupo e opções de transporte compartilhado, sem mencionar que você também pode utilizar a rede ferroviária sem comprar um passe Eurail, então você tem muitas opções para suas viagens, todas com seus prós e contras.

Mas, dependendo dos seus objetivos gerais de viagem, apesar dos custos, o Eurail Pass pode ser sua melhor opção.

Aqui estão algumas perguntas para ajudar você a decidir se esta é a escolha certa para sua viagem:

1. Quanto tempo dura sua viagem?

Se você tiver uma viagem de 10 dias pela Europa, sua viagem pode ser curta demais para experimentar a liberdade despreocupada de uma viagem pela Europa, para a qual o Passe Eurail é mais adequado.

Nesse caso, talvez seja melhor planejar um itinerário com antecedência e comprar passagens de trem individuais e voos econômicos para maximizar seu tempo e dinheiro.

Mas, se você tiver de duas semanas a dois meses, um passe Eurail lhe proporcionará um grau de liberdade, conforto e uma experiência europeia clássica que você não terá de nenhuma outra forma.

2. Que tipo de viajante você é?

Decidir se deve comprar um passe pode exigir alguma reflexão pessoal. Você gosta da ideia de aparecer em uma cidade sem planos de quanto tempo ficará ou para onde irá em seguida? Ou não tem a mínima paciência para ficar comprando passes de trem separados, e correr risco de ter algum perrengue?

Se você é esse tipo de viajante, então, sem dúvida, o passe valerá a pena só pela comodidade.

Por outro lado, se você é o tipo de viajante que quer planejar um itinerário diário com três meses de antecedência e se sentiria seguro sabendo sua programação exata, não se importa de gastar tempo comprando seus passes separados ou está viajando com um orçamento limitado, talvez o Eurail não seja para você.

3. Qual região da Europa é sua prioridade?

O valor do Eurail Pass depende muito de onde você quer ir. Se você planeja visitar regiões mais caras, como Suíça ou França, uma tarifa fixa para todo o seu transporte pode facilmente se tornar a opção mais barata.

Por exemplo, se você usar o Eurail Pass nos Alpes Suíços, onde o preço médio de uma passagem é pelo menos duas ou três vezes maior que o preço de uma passagem de trem em outros países da UE, é possível recuperar o preço total do Eurail Pass em apenas alguns dias viajando pela Suíça.

Por outro lado, se você se vê passando uma boa parte do seu tempo no Leste Europeu, ou mesmo em um país mais barato como Espanha ou Portugal, você poderá montar uma viagem mais barata com trens e ônibus individuais.

Quando nós fomos pela primeira vez para a Europa (2010) e passamos 12 dias na Itália, optamos pelo Eurail por alguns motivos:

  • Nós sempre tivemos vontade de fazer uma viagem de trem pela Europa.
  • Era inverno, havia neve e não queríamos ter transtorno com cancelamentos e/ou perrengues na locomoção, pois nosso roteiro estava bem corrido.
  • Como era nossa primeira vez no continente, não queríamos ficar com dúvidas de qual trem pegar, e lá em 2010, a facilidade dos smartphones nem existia ainda (sim, somos dessa época!).

Para nós, escolher o Eurail Pass em vez de bilhetes de trem individuais foi uma questão de liberdade e comodidade. Quando você compra o Eurail Pass, você sente como se tivesse comprado a chave para a Europa, e essa chave destranca toda a Europa e você pode ir a praticamente qualquer lugar, a qualquer hora, e essa é uma ótima sensação.

Uma análise das opções de bilhetes Eurail Pass

Quando se trata de escolher um Eurail Pass, você tem duas opções principais:

Global Pass

Se você quer se sentir totalmente livre e pretende viajar por vários países da Europa, o Global Pass é o seu passe definitivo.

Com acesso em 33 países, ao escolher o Global Pass, você escolhe quantos dias quer viajar em um determinado período.

Por exemplo, você pode escolher viajar cinco dias em um mês, ou 10 dias em um período de dois meses, ou pode escolher um mês (ou outro período de tempo) de dias de viagem contínuos para ter a liberdade de pegar trens em todos os dias de suas viagens, se assim desejar.

Passe de um país

Você está mais interessado em uma viagem para apenas 1 país ? Escolha o passe One Country e escolha a duração e os dias da sua viagem dentro desse destino.

Qual passe é o melhor?

Então, como decidir que tipo de passe é o certo para sua viagem?

  • A experiência do Eurail Pass tem tudo a ver com liberdade, então se você quiser deixar seus planos de viagem em aberto e não ficar preso a um determinado país ou conjunto de países, considere o Global Pass. Embora o custo dos passes varie de acordo com a flexibilidade, se você consegue se imaginar chegando à Europa e se arrependendo de ficar restrito a uma determinada região, vale a pena desembolsar alguns dólares extras agora.
  • No entanto, se você está decidido a explorar principalmente um país, mas acha que pode querer adicionar alguns outros quando chegar, lembre-se de que só porque você tem um passe ferroviário não significa que você está limitado a viajar apenas com esse Passe. Se você pode usar seus 10 dias de viagem dentro de um país, mas também quer ver outro país em outra parte da Europa, considere — por exemplo — viajar de ônibus para o novo destino ou até mesmo comprar 2 passes de um país, um para cada destino.

Outras opções de transporte a considerar

De companhias aéreas de baixo custo a redes de compartilhamento de viagens online, a Europa tem uma enorme variedade de opções quando se trata de maneiras de viajar. Então, antes de decidir se o Eurail Pass é ideal para você, dê uma olhada no que mais há por aí.

  • Companhias aéreas de baixo custo – Chamadas de Low cost, são acessíveis e eficientes para longas distâncias, mas você perderá a vista ao longo do caminho. Outra desvantagem é que se você estiver com bagagem, as cias low cost podem ficar bem caras na verdade.
  • Ônibus – Mais barato e uma opção melhor do que trens para viagens pela Europa Oriental.
  • Balsas ou cruzeiros – Alguns destinos só podem ser alcançados por barco ou metrô ou trem
  • Bilhetes de trem individuais – Bom para férias curtas na Europa e viajantes que gostam de planejar com bastante antecedência e não se importam de gastar tempo com planejamento.
  • Tours e Passeios pré agendados Caros, mas ótimos para viajantes que não querem planejar ou tomar decisões.
  • Aluguel de carro Eficiente, mas pode ser bem estressante em algumas cidades, além de não ser tão barato.

Embora as opções para viajar pela Europa sejam tão variadas quanto os custos associados a cada meio de transporte, a escolha do seu meio de viagem precisará, em última análise, ser baseada no tipo de viagem que você deseja fazer e no que deseja obter com sua aventura na Europa.

Decidindo sobre sua estratégia de viagem

Não se trata apenas de economia de custos quando você escolhe uma estratégia de viagem. Para a pessoa certa, o Eurail Pass também é sobre a paz de espírito de saber que você tem seu transporte e que está tudo cuidado.

Em vez de desperdiçar um tempo precioso de viagem descobrindo seu meio de transporte na hora ou se comprometer com certos planos reservando voos com semanas de antecedência, é tão libertador poder simplesmente pegar um trem e ir a algum lugar.

Quando se trata de planejar o orçamento da sua viagem, também é reconfortante ter um dos seus maiores custos pagos antecipadamente e não ter que se preocupar tanto com os custos de transporte ao longo do caminho.

À medida que as companhias aéreas de baixo custo se tornam cada vez mais populares, a viagem de trem pela Europa ainda é uma experiência difícil de ser obtida em qualquer outro lugar.

Planejamento

No próprio site da Eurail tem uma sessão para ajudar a planejar sua viagem e ainda indica qual seria o melhor passe para você:

As paisagens vistas pelas janelas das viagens de trem que já fizemos são lembranças incríveis! Os aviões são uma ótima maneira de ir do ponto A ao ponto B, mas você perde toda a beleza do caminho.

Além de não melhorar sua experiência de viagem, o processo pode ser desgastante, com viagens de ida e volta ao aeroporto, chegar com antecedência longas filas e pontos de controle de segurança, além de ter que se preocupar com bagagens e possíveis custos extras.

Em um avião, a viagem em si não é uma experiência tão boa, é mais como ‘Ei, vamos acabar logo com essa viagem de avião para que possamos aproveitar as coisas boas’, e quando você está em um trem, a locomoção faz parte da experiência da viagem.

O layout dos trens também tende a ser mais receptivo à interação com outros viajantes. Em comparação com as fileiras de assentos em aviões ou ônibus, os trens têm vagões onde os assentos ficam de frente um para o outro, áreas comuns onde você pode conhecer outras pessoas e são propícios para caminhar, tomar um café e aproveitar o momento (além de serem muito mais espaçosos).

Quanto custa o Eurail Pass?

Se você decidir que o Eurail Pass é ideal para você, há muitas variáveis ​​de preço dentro do sistema.

As opções de passe começam em menos de US$ 100 e podem custar mais de US$ 1.000, dependendo de quaisquer descontos e taxas extras aplicáveis ​​com base na sua idade, grupo e países para os quais você está viajando.

Veja aqui um detalhamento dos preços base para cada tipo de bilhete do Eurail Pass:

Mais barato: Um país

Você pode ter a liberdade de um passe Eurail por menos de US$ 100 — que são algumas opções de passe de 1 país.

Esses passes custam a partir de US$50 para alguns países do Leste Europeu.

Dica profissional: Só porque você compra um passe para um país não significa que você não pode ver outros países enquanto estiver na Europa. Compre um passe para o país mais caro, use seus dias de viagem lá e então use um meio de transporte diferente para explorar países europeus mais baratos.

Mais dinheiro, mais liberdade: Global Pass

Então você quer ver o máximo possível e ter essa liberdade máxima? Tente o extremo oposto do espectro.

Os Global Passes permitem que você acesse 33 países europeus e custam a partir de US$192, dependendo de quantos dias de viagem você deseja e da duração da sua viagem.

Observação: os preços variam dependendo de quando você viaja e quando as passagens são compradas, além da escolha da classe de viagem (1ª ou 2ª classe).

Custos ocultos e descontos revelados

Agora que você tem uma ideia dos custos básicos de um Eurail Pass, é hora de contar a você alguns dos custos ocultos e descontos que você deve considerar.

Custos ocultos

Os custos listados acima são o preço “inicial”. Embora você pague um valor fixo pelo seu passe, esse não é o único dinheiro que você gastará com seu transporte.

No entanto, trens mais populares, trens noturnos, trens de alta velocidade e alguns trens panorâmicos exigirão reserva de assento, o que não só adicionará um custo extra à sua viagem, mas também tirará um pouco daquela liberdade suprema da qual tanto falamos.

Aconselhamos os viajantes a reservar com bastante antecedência; os assentos podem estar em alta demanda, especialmente na alta temporada de viagens — julho a agosto. Em alguns trens, o número de assentos disponíveis para portadores do Passe Eurail pode ser limitado. Mas, na maioria das vezes, você pode simplesmente aparecer na estação de trem e pegar o próximo trem.

Mas, sua reserva de assento antecipada também pode incluir algumas vantagens, como uma refeição e uma bebida servidas em seu assento, um jornal de cortesia ou Wi-Fi gratuito, dependendo do trem e da classe.
Falando em vantagens, vamos às boas notícias.

Descontos

Idade: A Eurail tem alguns descontos que você deve considerar com base na sua idade.

Por exemplo, crianças menores de 11 anos viajam de graça, e se você tem de 12 a 27 anos, pode obter um desconto para jovens de 23% mais barato do que o passe adulto padrão. Além disso, um desconto de 10% para idosos está disponível para adultos com 60 anos ou mais.

Parcerias: O Eurail Pass também oferece vantagens e descontos em outras coisas, como acomodações, atrações e muito mais.

Como aproveitar ao máximo seu Eurail Pass

Manter-se flexível e estar aberto a novos lugares que não estavam originalmente no seu itinerário pode dar mais profundidade à sua viagem e é apenas uma das muitas maneiras de aumentar o valor do seu Passe Eurail.

Viaje mais, economize mais

Com um Eurail Pass, a regra geral é quanto mais você viaja de trem, mais você economiza. Portanto, para tornar sua viagem Eurail um verdadeiro sucesso, recomendamos incluir experiências diversas.

Se você só quer fazer algumas viagens de trem, o Eurail Pass pode não ser do seu interesse, mas se você quer a liberdade de viajar continuamente durante sua viagem, quanto mais vezes você usar seu passe, mais barato cada viagem de trem fica. Isso é especialmente verdadeiro em regiões mais caras, onde você poderia facilmente acumular o custo de um Eurail Pass em bilhetes individuais.

Viagens noturnas

Aproveite os trens noturnos, não apenas para maximizar seu tempo de viagem, mas também para economizar em uma estadia de uma noite em outro lugar.

Além de não precisar pagar por acomodação, você ainda chega ao seu próximo destino e tem uma noite de sono decente.

Pense fora da caixa

Greek Island Pass foi adicionado recentemente às opções do Eurail Pass e inclui 6 conexões de balsa entre a Itália e a Grécia ou entre as ilhas gregas em um mês, e pode ser um ótimo complemento para sua aventura.

Então, o Eurail Pass vale a pena para você?

Então, como você se sente? Agora que você tem todas essas informações, você acha que deveria usar um Eurail Pass para sua aventura europeia?

No final das contas, a resposta depende dos seus objetivos individuais. Se você se identifica com as afirmações abaixo, é hora de encomendar seu Eurail Pass:

Eurail é para você se:

  • Sua prioridade é ver o máximo possível da Europa
  • Você não vai se contentar com nada menos do que a experiência de ver paisagens icônicas na Europa
  • Vale a pena pagar por liberdade extra
  • Você quer poder fazer planos de última hora
  • Você tem mais de 10 dias na Europa
  • Jovens até 27 anos: Há descontos especiais para jovens, tornando o passe ainda mais econômico.
  • Você prefere pagar o transporte adiantado do que fazer um orçamento ao longo do caminho

Eurail talvez não seja para você se:

  • Você está passando menos de 10 dias na Europa
  • Você quer encontrar o transporte mais barato possível
  • Você não se importa em planejar sua viagem com antecedência
  • Você só prevê viajar dentro de uma pequena região da Europa
  • Você tem tempo para pesquisar e comprar ingressos individuais
  • Países com passagens baratas: Em países como Espanha, Portugal e alguns do Leste Europeu, as passagens avulsas costumam ser acessíveis e podem custar menos.

Conclusão

O mais importante é que, independentemente de você ter um Eurail Pass ou não, faça essa viagem.

Às vezes, analisar informações, tomar decisões e elaborar um plano para sua viagem pode se tornar um fardo tão grande que as viagens nunca seguem adiante. Não perca esta oportunidade de ter uma experiência transformadora.

A viagem que nos abriu o mundo foi uma viagem de Eurail pela Itália. Foi uma sensação espetacular.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário