Não há dúvida: as mídias sociais são uma ferramenta poderosa. As principais plataformas agora contam com mais de três bilhões de usuários no total – uma enorme população que inclui amigos e conhecidos, fotógrafos famosos e celebridades populares e muitas e muitas pessoas das quais você nunca ouviu falar, mas que são ultra famosos em alguma rede social.
Muitos influenciadores ganham a vida com o conteúdo que publicam, e grandes corporações, pequenas empresas e startups iniciantes usam essas plataformas para alcançar seus públicos e aumentar o conhecimento de sua marca. Mas a mídia social pode (e deve) fazer mais do que criar e promover marcas ou pessoas.
No melhor e no mais simples, as mídias sociais representam uma maneira poderosa de as pessoas compartilharem suas experiências on-line. E para os contadores de histórias de viagens que figuram entre os três bilhões de usuários totais, a mídia social nos dá a chance de compartilhar o mundo com nossos seguidores. Permite compartilhar nossos momentos mais memoráveis e fazer cada pessoa se sentir ali, viajando conosco.
O meio é a mensagem
O estudioso da teoria da mídia, Marshall McLuhan, escreveu sobre essa idéia pela primeira vez há mais de 50 anos, mas permanece tão relevante hoje quanto nos anos 60. Simplificando, para McLuhan, “o mais importante não é o conteúdo da mensagem, mas o veículo através do qual a mensagem é transmitida“.
Pense em um livro que Hollywood adaptou em um filme. Mesmo que os dois compartilhem exatamente a mesma história e incluam personagens idênticos, eles nunca são perfeitamente iguais. Muitas dessas diferenças são decisões do diretor, mas as mudanças também ocorrem porque livros e filmes são diferentes. Autores e diretores têm maneiras únicas de lidar com tudo, desde o desenvolvimento do personagem até o ritmo narrativo, resultando em duas composições distintas. Por isso que muitas vezes gostamos mais de um livro do que do filme ou vice-versa.
Da mesma forma, a ideia de McLuhan funciona para a comunicação online. Por exemplo, as postagens sociais não podem ser tão profundas quanto os livros. Além disso, apenas porque algo se sai bem em uma plataforma não significa que será popular em outra (ou seja, se uma postagem tiver milhões de curtidas no Instagram, não garante que os usuários do Twitter ou do Facebook gostem).
Pensar em qual plataforma você usará para compartilhar sua história é tão vital quanto pensar no conteúdo que você deseja compartilhar. Para entender melhor esse conceito, tente refletir sobre as seguintes perguntas. Anote seus pensamentos, ou simplesmente mantenha essas perguntas norteadoras em mente.
- Quais tipos de mensagens são mais adequados para cada mídia social?
- Quais são os pontos fortes e fracos das várias plataformas sociais?
- Quais tipos de mensagens sua plataforma social favorita pode se comunicar com mais eficácia do que as outras?
Agora que você está pensando mais criticamente nas mídias sociais, reserve um minuto para recordar uma de suas memórias de viagem favoritas. Reconte a história para si mesmo e tente encontrar uma maneira de compartilhar essa experiência online. Para cada rede social, uma forma diferente de contar a mesma história:
- Como você precisa fazer justiça à sua história, compartilhe-a em uma postagem no Facebook, onde não ficará limitado pelo espaço de texto.
- Como alternativa, você pode criar um tópico no Twitter em que conte toda a história resumida em 280 caracteres.
- Você pode até contar a história por meio de fotos no Instagram.
Obviamente, para quem é viajante, a ênfase visual do Instagram o torna o melhor lugar para documentar suas andanças.
Mas você precisará escolher tanto suas fotos quanto suas palavras com cuidado. Se desejar contar uma experiência relacionada à culinária local, você pode postar uma foto de um prato e escrever uma legenda detalhando o que você gostou. Ou, se você encontrar um ponto de vista inacreditável e quiser compartilhá-lo com outras pessoas, poderá selecionar sua melhor foto, criar uma legenda interessante e adicionar um geotag.
Para histórias mais longas sobre suas interações, observações e reflexões internas, você deve pensar em fazer um blog e então compartilhar com mais calma suas experiências.
Em resumo: se você alinhar suas postagens com os pontos fortes das várias plataformas, sua mensagem receberá a atenção que merece.
O que você deseja compartilhar
Para começar, pergunte a si mesmo o que você valoriza no conteúdo de outras pessoas. Que tipos de mensagens você gosta de ver em seu feed? Quais são os elementos comuns nas fotos ou legendas que você mais gosta? Como você pode “imitar” essas características em suas postagens, mantendo-se fiel à sua própria voz? Como se inspirar?
Uma auto-avaliação honesta revelará onde você se destaca e onde fica aquém das histórias de viagem. Com alguma sorte, isso levará a um plano de ação personalizado e fornecerá orientações para suas futuras postagens.
Depois de ter uma idéia clara do que compartilhar e como melhorar, é hora de postar. Ao falar sobre os destinos que você visitou, concentre-se nas peculiaridades que tornaram cada local único. Escreva sobre as pessoas que você conheceu e as coisas que viu. Use a plataforma escolhida para compartilhar coisas honestas, vulneráveis, perspicazes e que mudam de paradigma sobre o mundo maravilhoso em que vivemos.
Lembre-se: você deve se esforçar para ser autêntico nas palavras que escreve e nas imagens que publica.
Diga o máximo com o mínimo possível
Quando começar a postar, você descobrirá que tem muito a dizer. E isso é uma coisa boa. Mas é importante reconhecer que você não pode dizer tudo nas mídias sociais. E é igualmente importante lembrar que ninguém – nem mesmo sua mãe, sua melhor amiga ou colega de trabalho favorita – deseja ver todas as fotos de suas férias.
É uma má idéia soltar muitos posts de uma só vez, principalmente se você as associar a legendas longas. As pessoas têm pouca paciência quando começam a receber uma enxurrada de posts em qualquer que seja a rede social.
Seu objetivo deve ser: Dizer o máximo que puder, com o mínimo de fotos e palavras possível.
E lembre-se, essas dicas são apenas sugestões. No final do dia, suas contas sociais são suas e você só tem controle criativo sobre suas postagens. Afinal, é bom ter seu próprio cantinho da internet, um lugar seguro para conversar sobre seus pensamentos, viagens e experiências. Nós simplesmente encorajamos você a estar atento ao que você coloca no mundo.