DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Dicas e Truques de Viagem que Realmente são Úteis

Compartilhe:

Vocês pediram, então aqui estão: meus principais truques de viagem de todos os tempos! Se você já se perguntou como otimizar suas viagens, evitar perrengues ou simplesmente tornar sua experiência mais autêntica e divertida, este guia é para você.

Toda vez que menciono que sou um viajante frequente, sempre escuto as mesmas perguntas:

  1. Qual é o seu lugar favorito? Já adianto a resposta: Eu nunca consegui escolher 1 favorito.
  2. Qual é a sua principal dica de viagem?
  3. Como você ganha dinheiro?

A terceira resposta fica para outro dia, mas hoje vou focar na segunda. Aqui estão minhas melhores dicas de viagem, testadas e aprovadas ao redor do mundo.

truques de viagem

Chegue Mais Cedo

Não estou falando de aeroporto, estou falando do seu destino. Chegue antes dos outros turistas. Isso significa levantar cedo e sair para explorar enquanto a cidade ainda está despertando.

A maioria dos turistas toma café da manhã entre 8 e 9h, sai do hotel às 9 ou 10h e só chega às atrações lotadas perto das 11h. Se você inverter isso, terá os melhores lugares praticamente só para você.

Nós descobrimos isso em Bangkok, quando o jet lag nos fazia acordar às 6h da manhã. Acabamos vendo a cidade acordar, tomando café em lugares vazios e visitando pontos turísticos sem filas e sem o calorão da Tailândia. Desde então, sempre sigo essa tática.

Seja o primeiro no bufê de café da manhã e você terá a comida mais fresca e o melhor serviço. Seja o primeiro na fila para a atração principal e você não precisará esperar por horas. Você verá tudo sem multidões de turistas, o que é especialmente ótimo se você gosta de tirar fotos. Você não precisará esperar para conseguir uma mesa em restaurantes e poderá conseguir a melhor mesa da casa.

A única vez que isso não vai funcionar é se você for a uma boate – ninguém quer ser a primeira pessoa a chegar em uma boate!

Coma onde os locais comem

A melhor forma de evitar restaurantes pega-turistas? Seguir os locais! Aplicativos como Spotted by Locals são úteis para encontrar aqueles cantinhos autênticos. TripAdvisor e Lonely Planet tendem a popularizar os lugares até que eles percam a autenticidade.

Spotted by Locals dá sugestões de coisas para fazer e lugares para comer e beber com base em recomendações locais. As recomendações de restaurantes e bares são as melhores, pois recomendam lugares que você nunca encontraria de outra forma. Elas geralmente incluem novas inaugurações e preciosidades escondidas que você normalmente não encontra como turista.

Na nossa viagem a Roma, ignoramos todas as recomendações dos guias turísticos e pedimos recomendações aos funcionários do hotel onde eles almoçavam com a família. O resultado? As melhores massas por um preço incrível!

Encontre voos através do Skyscanner

Eu sempre pesquiso voos usando o Skyscanner, pois ele oferece muitas opções, inclusive de companhias low cost. Gosto da maneira como você pode pesquisar voos ao longo de um mês inteiro, para que você possa encontrar os dias mais baratos com muita facilidade.

Você também pode incluir aeroportos próximos, pois geralmente é mais barato voar para um aeroporto fora da cidade.

Não quer dizer que eu compre meu voos por lá. Eu normalmente pesquiso as melhores opções no skyscanner e depois vou até o site da companhia aérea escolhida para fechar as passagens.

Tire fotos

Eu sei que muitas pessoas acham que os viajantes perdem momentos especiais porque estão ocupados tirando fotos, e eu realmente concordo. Obviamente, se você fica uma viagem inteira só filmando e fotografando, de fato você vai perder algo.

Eu posso falar isso porque hoje eu percebo o quanto eu perdi durante nossa viagem em 2019, quando passamos 10 meses em 10 países. Eu poderia ter aproveitado mais!

Porém, não há nada melhor do que olhar para as fotos alguns anos depois e reviver todas essas memórias preciosas. As fotos ajudam você a lembrar de cada momento e eu acho que quanto mais fotos houver, melhor – só não se esqueça de largar a câmera e aproveitar o momento também.

Se você gosta de registrar momentos, não tenha medo de tirar muitas fotos. Sim, é importante estar presente no momento, mas fotos ajudam a manter memórias vivas.

Vista o que você usaria em casa

Acho que muitas pessoas se estressam sobre o que vestir e o que levar para certos destinos, mas a verdade é que você normalmente pode usar exatamente o que usaria em casa. Eu sou do tipo jeans e camiseta (na verdade eu sou ainda mais básica, gosto de calças larguinhas e camisetas confortáveis) – é isso que eu uso em casa, então é isso que eu uso quando estou viajando.

Só porque você está viajando não significa que você precisa se vestir de forma diferente. Você não precisa usar calças de alfaiataria ou botas de caminhada ou roupas feitas de materiais que absorvem o suor, ou chapéus espalhafatosos.

Vista-se confortavelmente, como faria no seu dia a dia. O segredo é adaptar seu estilo ao clima do destino. Se for para um local frio, opte por roupas em camadas, que permitem ajustar a temperatura conforme necessário. Para climas quentes, escolha tecidos leves e arejados. Lembre-se também de usar calçados confortáveis, pois você provavelmente irá andar bastante.

Não tenha medo de fazer passeios e tours

Muitas pessoas evitam passeios enquanto viajam, pois não querem ficar presas com um grupo enorme seguindo um guarda-chuva gigante. Esses passeios são chatos, lentos, caros e geralmente parecem uma excursão escolar.

Mas nem todos os passeios são assim! Nós já fizemos excelentes passeios e tours que nos daria muito mais trabalho (tempo, pesquisa, planejamento, deslocamento) se fizéssemos por conta própria.

Já falamos também o quanto passeios a pé gratuitos são uma ótima maneira de se familiarizar com uma nova cidade e, se você estiver viajando sozinho, são ótimos para conhecer novas pessoas. Muitas vezes, os guias compartilham histórias e curiosidades que você não encontraria em um guia de viagem.

Se preferir algo mais personalizado, opte por tours privativos ou alternativos, como passeios de bicicleta ou de barco, dependendo do destino.

Os tours também podem ser uma maneira barata e fácil de explorar a área ao redor de uma cidade, e fazer excursões de 1 dia, pois você não precisará alugar um carro ou se preocupar em se perder.

Nós sempre indicamos o Get your Guide ou Civitatis para escolher seus passeios, pois são plataformas que confiamos.

Pagar por pequenos luxos vale a pena

Gosto de luxos acessíveis quando viajo e, para mim, isso significa gastar em algumas áreas e economizar em outras.

Mas há alguns pequenos luxos pelos quais vale a pena pagar. Pequenos luxos serão diferentes para cada pessoa, mas para mim são coisas como provar várias comidas locais ou ir em um restaurante realmente bom em outro país, visitar os museus mais famosos do local.

Para várias pessoas, eu indico pagar pela experiência de passar 1 noite (e tomar o café da manhã) em um excelente hotel. Normalmente vale a pena e as pessoas amam.

Não subestime a sua região

Todos nós queremos viajar para terras distantes e destinos exóticos, mas não descarte o que está perto de você. Depois que você começar a pesquisar, provavelmente descobrirá que há centenas de opções incríveis na sua região, perto da cidade onde mora.

Seja um fim de semana na praia ou uma escapada para o interior, explorar sua própria região pode ser surpreendente.

Você economizará dinheiro em transporte, economizará tempo, se divertirá muito e será mais fácil reservar viagens espontâneas quando tiver pouco tempo e não puder ir longe.

Faça uma mala pequena

Estou sempre falando sobre a importância de fazer as malas leves, pois isso torna a viagem muito mais simples. Você economiza dinheiro com bagagem despachada, economiza tempo no aeroporto, pois não precisa chegar tão cedo ou esperar sua bagagem na esteira, é mais fácil se locomover e é menos provável que você perca alguma coisa.

Você também percebe que não precisa de tanta coisa quanto acha que precisa! Levei muito tempo para aprender a arte de fazer as malas leves, mas depois que eu acertei, nunca mais olhei para trás.

Dê uma olhada nos nossos posts de Malas de Viagem com 9 Peças de roupas que montam 10 (ou mais) looks.

Dica: faça uma lista de coisas para levar para não exagerar na bagagem, mas também para não esquecer nada.

Lembre-se de que há mais pessoas boas do que más

Enquanto você estiver viajando, você encontrará pessoas de todas as esferas da vida com diferentes origens, culturas e religiões. Somos todos muito diferentes, mas somos todos humanos e compartilhamos os mesmos valores essenciais. Ajudamos pessoas em perigo (mesmo que não falemos a mesma língua), cuidamos de crianças, somos gentis com idosos e somos respeitosos com todos.

Nunca tenha medo de pedir ajuda, pois alguém o ajudará. Não tenha medo de sorrir, acenar ou conversar com pessoas aleatórias. Existem pessoas más no mundo, mas há milhões de pessoas boas a mais do que pessoas más.

Viajar é cansativo

Não tenho ideia do porquê chegar ao aeroporto e ficar sentado em um avião por horas é exaustivo, mas é.

Não importa se você está sentado em um carro, em um trem, um ônibus, um avião ou um barco, chegar ao seu destino é cansativo.

Tenha isso em mente quando estiver planejando sua viagem e dê a si mesmo um tempo de descanso para relaxar quando chegar ao destino ou entre dias cheios de planejamento.

Confie nos seus instintos

Se eu fosse dar apenas 1 dica de viagem, acho que sempre seria essa. Confie nos seus instintos.

Isso se aplica a tudo, desde sentir que você está na fila errada no aeroporto até não se sentir confortável sentado ao lado daquele cara assustador no trem. Sempre confie em seus instintos.

Às vezes, seus instintos estão errados, mas não vale a pena arriscar — lembre-se disso quando precisar pedir comida de um menu em que você não consegue ler uma única palavra.

Conclusão

Viajar deve ser uma experiência prazerosa e enriquecedora, e com algumas dicas simples é possível evitar perrengues e aproveitar ao máximo cada momento. Seja planejando melhor, investindo em pequenas melhorias ou explorando destinos próximos, cada detalhe faz diferença. Agora é a sua vez: quais são seus truques de viagem favoritos? Compartilhe nos comentários!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *