DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Principais Cidades para Nômades Digitais pelo Mundo

Compartilhe:

O conceito de nômades digitais já existe há algum tempo, mas a tendência realmente aumentou na última década, à medida que as tecnologias e oportunidades de trabalho remoto aumentaram. Conforme a comunidade nômade digital cresce, isso também leva ao surgimento de “hubs de nômades digitais” – cidades pelo mundo onde os nômades digitais tendem a se reunir.

Ao escolher um destino, existem alguns critérios padrão que atraem a maioria dos nômades digitais. Isso inclui custo de vida acessível, internet rápida e um entrada no país que seja fácil e barata. No entanto, também existem muitos outros fatores que simplesmente se resumem às preferências pessoais. Afinal, ser um nômade digital é essencialmente apenas uma escolha de estilo de vida, e as preferências de estilo de vida variam entre os indivíduos.

cidades nômades

Alguns podem amar uma determinada cidade, enquanto outros certamente a acharão 😝“meh”. Até nós temos outras preferências sobre alguns dos destinos nômades mais populares e gostei de lugares onde a comunidade nômade pode não ser tão forte.

Dito isso, algumas cidades surgiram como bases muito populares entre os nômades digitais. Nessas cidades, você pode encontrar uma comunidade nômade digital forte e ativa. 

Se você está apenas começando sua jornada como nômade digital e deseja encontrar uma cidade que já foi bem conhecida por outros nômades, essas são algumas ótimas opções:

ÁSIA

Chiang Mai – Tailândia

Enquanto os turistas habituais migram para Bangkok com o vibrante cenário de compras e gastronomia, os nômades digitais encontraram sua base ao norte do país em Chang Mai, na Tailândia.

Chang Mai tem um baixo custo de vida que o torna muito atraente e prático para nômades digitais. Em um cenário de natureza cativante, excelente cenário gastronômico e paisagem cultural, este patrimônio da UNESCO torna-se difícil de superar.

Existem também muitos cafés e espaços de coworking em Chiang Mai. Você pode encontrar eventos para nômades e expatriados todas as semanas. Além disso, não é difícil encontrar boas acomodações a preços acessíveis. Esta cidade também é ótima para mediação e praticantes de ioga. 

Bali – Indonésia

Bali se estabeleceu há muito tempo como um ponto de encontro para turistas e, sem surpresa, também se tornou um local popular para nômades digitais.

Com a natureza fantástica e diversa que Bali tem a oferecer, não é difícil entender o porquê. As praias proporcionam um cenário ideal para ver o pôr do sol após um longo dia. Em Ubud, a vegetação exuberante leva você para um mundo diferente – relaxante para trabalhar ou curtir. Bali é um ótimo lugar para se conectar com a mãe natureza.

Com o crescimento de visitantes de curto prazo e nômades de médio prazo, agora você pode encontrar vários bares, cafés e espaços de coworking. Academias crossfit e espaços de ioga também surgiram atendendo a expatriados e nômades. Existem também muitas ilhas vizinhas para visitar e podem servir como uma base conveniente para verificar as áreas circundantes.

EUROPA

Tiblissi – Geórgia

Além dos preços acessíveis, uma das maiores atrações da Geórgia para os nômades digitais brasileiros é a não exigência de visto e a possibilidade de ficar no país por até 1 ano. Ainda não conheci nenhum nômade digital que tenha estado em Tiblissi e não tenha se apaixonado em trabalhar por lá.

Por estar na intersecção da Europa e da Ásia, Tblisi tem um cenário gastronômico diversificado. A cidade possui um sistema de transporte conveniente e barato com ônibus e metrô. É também uma excelente base para viajar pela Geórgia; você pode acessar o oceano e as montanhas com uma curta viagem de carro.

Amenidades como espaços de coworking, cafés e academias também estão surgindo. Também não há muitos centros nômades digitais nesta parte do mundo, o que torna Tiblisi uma cidade atraente para os nômades da região.

Tblisi é provavelmente um dos locais nômades digitais menos desenvolvidos para este fim de toda a lista. No entanto, os nômades ainda estão descobrindo esta jóia. Pode ser uma ótima opção para visitar se você preferir estar em algum lugar que não esteja superlotado com nômades, mas que ainda tenha uma forte comunidade em formação.

Budapeste – Hungria

Budapeste é um destino turístico bem estabelecido, registrando mais de 5 milhões de visitantes em 2019. Diz-se frequentemente que oferece um gostinho da Europa Ocidental aos preços da Europa Oriental. Embora isso não faça justiça às coisas incríveis que a Europa Oriental tem a oferecer, a certeza de Budapeste oferece uma boa combinação de ambos.

Com o boom do turismo, os preços sem dúvida aumentaram ao longo dos anos. No entanto, ainda é um destino muito mais acessível em comparação com a Europa Ocidental.

Bem conhecida, a capital húngara é um destino atraente para nômades digitais. O rio Danúbio divide Budapeste no lado Buda e Peste, cada um com seus encantos únicos a oferecer. De patrimônio e atrações históricas a bares em ruínas e banhos termais, há muito para explorar e desfrutar na cidade,

Embora a cidade seja agradável para caminhadas, Budapeste também tem uma rede de transporte bastante conveniente e barata, tornando-a fácil de se locomover. A cidade também tem uma infraestrutura de internet estável, então você sempre pode pegar um dos charmosos cafés da cidade para trabalhar. Também não faltam opções de coworking se preferir um espaço mais dedicado.

Lisboa – Portugal

Se você quer encontrar um hub nômade na Europa Ocidental, não procure mais além de Lisboa, Portugal. A comunidade nômade cresceu rapidamente e Lisboa é agora facilmente um dos hotspots nômades mais populares do mundo. Enquanto a Europa Ocidental é um dos continentes mais caros, Portugal é bastante acessível comparativamente.

O inverno não é tão rigoroso em Lisboa, o que a torna um bom destino para enfrentar os meses mais frios da Europa. 

A infraestrutura da Internet é forte na cidade, marcando uma das principais considerações para os nômades digitais ao selecionar um destino. Há uma grande variedade de cafés, espaços de coworking e bares para atender a diferentes preferências.

Além do encanto cultural e dos atrativos da cidade, as paisagens naturais e as praias também não estão longe. Você pode ter certeza de que sempre há algo para fazer.

E nada como ter o gostinho de ouvir a nossa língua para acalmar a saudade de casa!

AMÉRICA LATINA

Playa del Carmem – México

Por ser uma cidade litorânea, é evidente que a maior atração de Playa del Carmen são as praias imaculadas ao longo do golfo. Há muito tempo que Playa del Carmen é um destino popular para férias na praia. Esses lugares geralmente têm o potencial de se transformar em centros nômades digitais quando a infraestrutura se equiparar. Este é o caso de Playa del Carmen.

Os espaços de coworking e cafés com boa velocidade de internet começaram a aumentar, tornando-se um excelente destino para os nômades digitais trabalharem e ficarem mais tempo. Você pode encontrar uma comunidade nômade digital próspera lá e se conectar quase que instantaneamente.

A ampla gama de acomodações oferecidas é diversa, atendendo a diferentes orçamentos. Outro elemento que costuma ser bem conhecido nas cidades litorâneas é a vida noturna, e Playa del Carmen também não decepciona nesse aspecto.

Playa del Carmen também oferece fácil acesso a uma boa variedade de praias, não apenas no continente, mas também nas ilhas do Golfo do México.

No entanto, a multidão e os preços podem subir durante a alta temporada. Se você é um viajante de longo prazo que tem flexibilidade de tempo, considere fazer uma visita fora da alta temporada.

Medellín – Colômbia

A história de Medellín é uma inspiração de reviravolta. Emergindo das sombras da droga e da violência, Medellin evoluiu rapidamente para se tornar um centro nômade e de startups na região.

Medellín é a primeira cidade da Colômbia a ter seu próprio sistema de metrô, e eles têm muito orgulho disso. A cidade também possui um sistema de teleférico que os moradores usam diariamente para viajar por diferentes áreas da cidade. 

A Colômbia está na faixa intermediária em termos de custo na América do Sul. O custo de vida em Medellín é consideravelmente barato, especialmente se você vem dos continentes mais caros.

A possibilidade de alugar ótimos apartamentos a preços acessíveis é, sem dúvida, um grande atrativo para os nômades digitais. 

Os colombianos são apaixonados e amigáveis, o que os torna um bom lugar para desfrutar do clima relaxante e divertido da América do Sul.

Embora a segurança seja muito melhor do que nos dias mais sombrios da cidade, ainda não é tão segura quanto algumas das outras cidades da lista. Crimes são comuns, e você definitivamente deve ter mais cuidado.

Buenos Aires – Argentina

Buenos Aires realmente começou a se tornar um hub digital nômade nos últimos anos devido à queda no custo de vida. A capital da Argentina agora está muito mais barata do que antes, tornando-a um destino adequado para uma estadia prolongada.

Buenos Aires tem uma influência europeia significativa tanto na arquitetura quanto na culinária. É muito mais uma cidade metropolitana em comparação com outras capitais da América do Sul.

A vibrante cidade tem muito patrimônio cultural e muito verde. Existe uma grande diversidade mesmo entre os bairros turísticos habituais, tornando-a uma cidade excitante para visitar. Portanto, é fácil ver por que nômades digitais e expatriados acham um bom lugar para ficar por algum tempo. Dito isso, a comunidade nômade e de expatriados em Buenos Aires é muito forte, e você sempre encontrará eventos para participar.

Com os serviços de metrô, ônibus e Uber / Cabify disponíveis, o sistema de transporte é barato e conveniente em Buenos Aires. A infraestrutura de Internet é boa, e não faltam cafés e espaços de coworking para sua seleção.

A cidade é geralmente segura para os padrões sul-americanos, embora você deva tomar os cuidados habituais em áreas lotadas ou muito tranquilas. Dito isso, você deve ter cuidado extra em alguns distritos, especialmente durante a noite.

Buenos Aires também é um grande centro de transporte para visitar o resto da Argentina e os países vizinhos. Existem voos diretos ou balsas que o levam a uma paisagem ou cultura diferente rapidamente.

Veja Mais

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *