O Peru é o lar de paisagens encantadoras, registros de cultura e história que datam de milhares de anos e inúmeras oportunidades de aprender mais sobre as culturas locais.
Você sabia que se viajar ao Peru poderá ver algumas das características arquitetônicas históricas mais conhecidas do mundo, como Machu Picchu?
Pronto para aprender mais sobre este destino tão procurado pelos brasileiros? Aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre o Peru:
Existem três línguas oficiais
Espanhol, quíchua e aimará são idiomas oficiais no Peru .
O espanhol é o mais falado dos três, com mais de 80% dos peruanos falando essa língua.
Machu Picchu é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo
Viajantes vão ao Peru todos os anos para percorrer a Trilha Inca – uma conhecida trilha de caminhada de quatro dias na cordilheira dos Andes que leva a Machu Picchu.
E por que Machu Picchu é tão popular? Bem, é um dos lugares onde você pode ver toneladas de arquitetura Inca e aprender muito sobre a história peruana.
Em 2007, o local – frequentemente referido como a “Cidade Perdida dos Incas” – foi votado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo .
Essa decisão foi tomada durante uma campanha da fundação New7Wonders e só aumentou o apelo de Machu Picchu e atraiu mais turistas do que nunca.
O Peru tem a duna de areia mais alta do mundo
A duna de areia Cerro Blanco é a mais alta do mundo, elevando-se sobre o deserto de Sechura com 1.176 metros.
A duna de areia está localizada a 14 quilômetros a leste de Nazca, portanto, excursões para vê-la geralmente são organizadas a partir daí.
Ao chegar nas dunas, você pode alugar um buggy ou sandboard, e passar horas deslizando por uma das maiores maravilhas naturais do mundo.
O Lago Titicaca é o lago mais alto do mundo
Localizado entre a Bolívia e o Peru, o Lago Titicaca tem uma altitude de 3.810 metros acima do nível do mar.
Mas essa não é a única coisa que faz essa maravilha natural se destacar.
Na década de 1970, Jacques Cousteau, um conservacionista francês, encontrou ruínas de uma cidade sob a superfície do Lago Titicaca.
Hoje, os descendentes do povo quíchua, que chamavam de lar esta cidade perdida, vivem em 120 ilhas flutuantes feitas por eles mesmos no lago.
O cânion mais profundo do mundo fica no Peru
O Cânion Cotahuasi tem uma profundidade de 3.232 metros.
Para colocar isso em perspectiva, tem o dobro da profundidade do Grand Canyon dos Estados Unidos.
Se você deseja visitar esta atração natural, tudo o que você precisa fazer é seguir para a cidade vizinha de Arequipa.
O Peru é o lar das misteriosas linhas de Nazca
As Linhas de Nazca são uma exibição de mais de 70 geoglifos gigantes humanos e animais – obras de arte feitas pela reorganização de objetos em uma paisagem.
Essas imagens estão “rabiscadas” em terreno peruano próximo à cidade de Lima.
Elas foram trazidas à atenção do público pela primeira vez por um arqueólogo peruano em 1927.
Hoje, essas linhas no planalto desértico entre Nazca e Palpa são consideradas um dos maiores mistérios arqueológicos do mundo.
Algumas pessoas acreditam que as Linhas de Nazca são uma antiga pista de pouso alienígena, enquanto outras pensam que faz parte de um sofisticado calendário astronômico.
Há muitos (MUITOS!) tipos de batatas e milhos
Um fato interessante (e gostoso) do Peru é que a batata e milho são as bases de quase toda refeição peruana.
Existem mais de 3 mil espécies de batatas no país. Por lá você vai encontrar batatas rosas, brancas, vermelhas e até mesmo pretas e azuis, além das espécies doces.
Dia 30 de maio inclusive é o “dia nacional da batata”.
E há também os diferentes tipos de milho: são cerca de 50 tipos diferentes e muito apreciados no país.
O rio Amazonas (o maior rio do mundo) começa no Peru
O rio Amazonas nasce no alto dos Andes peruanos perto de Machu Picchu e termina no Oceano Atlântico a mais de 3.278 milhas de sua nascente. Em sua foz, tem quase 186 milhas de largura. Tem duas temporadas; o úmido e o seco, e os níveis de água podem oscilar 9 metros entre as duas estações. Este rio poderoso foi batizado pelo explorador espanhol Francisco de Orellana durante sua viagem épica em 1542.
Os antigos peruanos costumavam enterrar comida com seus mortos
Os antigos peruanos acreditavam que isso ajudaria seus entes queridos mortos a sustentá-los em sua jornada para a próxima vida. Os aimarás, que moram ao redor do lago Titicaca, ainda enfiam folhas de coca nas batatas e as enterram em sacrifício à Pachamama, ou a Mãe Terra.
Porquinhos da Índia são comida, não animais de estimação
Se você visitar o Peru durante um importante festival cultural, fique atento ao cuy.
Cuy é um prato tradicional feito de porquinho-da-índia assado. O animal é servido crocante e completo com cabeça, pernas e olhos.
Para os aventureiros que experimentam esta iguaria, é uma escolha mais saudável do que a carne de lhama, e contém muito mais proteínas.