Depois que você começa a postar nas redes sociais, uma hora ou outra você vai se deparar com a dúvida: O que vou postar? Dá aquele branco e você se vê em um bloqueio criativo.
Adoro manter uma lista de ideias à mão e também tenho um padrão a seguir em determinados dias, o que facilita muito meu trabalho. Já falei sobre a importância de um Calendário Editorial, e também ensinei Como criar 1 mês de conteúdo para o Instagram em apenas 1 dia.
Mas se você se encontra nesses dias que você não sabe o que postar, aqui estão algumas ideias:
Mostre os bastidores
As pessoas adoram ver os bastidores de seu trabalho. Você pode postar algo sobre seu processo – como você apresenta ideias para seus produtos, onde obtém alguns dos ingredientes, por que escolheu criar uma determinada linha de produtos ou como está planejando aquela viagem.
Dê dicas
Pense nas áreas em que você ou sua empresa são especialistas. Sempre há algo que parece fácil para você e difícil para outras pessoas. Dê às pessoas algumas dicas sobre esses tópicos.
Aqui estão alguns exemplos: Se o seu produto é comida mexicana, compartilhe como escolher o abacate perfeito. Se o seu produto for estofado, compartilhe como remover uma mancha do sofá. Se o seu produto é viagem, compartilhe como escolher o melhor assento no avião.
As pessoas adoram dicas de especialistas e você é um especialista na sua área.
Faça perguntas
As pessoas adoram sentir que sua voz é ouvida e valorizada, então faça-lhes perguntas!
MAS, torne mais fácil para eles responderem: Faça perguntas e coloque opções de múltipla escolha ou de sim/não.
Entreviste alguém
Existe alguém, ou outro negócio, que seria interessante para o seu público?
Talvez um colega de profissão ou o dono de um negócio que esteja de acordo com o seu nicho. Ou você pode até entrevistar um cliente satisfeito ou seguidor que teve um bom resultado seguindo suas dicas.
Faça jogos
Publicações em formato de jogos costumam fazer sucesso. Faça uma ligação entre essa gamificação e seu nicho, por exemplo: 5 afirmações sobre viagens e 1 é falsa. Seus leitores tem que descobrir qual delas é a falsa.
Ou conte uma curiosidade sobre seu nicho que poucas pessoas podem saber.
Compartilhe algo pessoal
Você pode compartilhar algo pessoal sobre você ou sua função, pode compartilhar sua história ou uma luta que teve ao longo do caminho.
Você pode postar sobre como você lutou com um determinado problema e, em seguida, como chegou a uma solução. Isso não apenas ajuda as pessoas a se relacionarem com você pessoalmente, mas também as incentiva a comprar o seu produto!
Tenha temas diários
Escolha dias da semana para ter “temas” nas redes sociais. Por aqui definimos alguns temas que gostaríamos de abordar dentro do nosso nicho e então separamos por dias. Isso me deixa bem confortável sobre o que postar quando estou sem inspiração. (se você entrar em nosso instagram poderá ver que temos alguns temas recorrentes em nosso feed.)
Alguns exemplos incluem:
- Segunda-feira – Poste uma frase motivacional
- Terça – Faça um quiz ou jogo com sua comunidade
- Quarta – Divida uma informação ou dica sobre o seu nicho
- Quinta-feira – poste uma foto antiga, seguindo o conceito TBT (Throwback thursday)
- Sexta-feira – poste sobre como será o seu final de semana
- Sábado – sábado para selfies
- Domingo – Domingo de descanso
Tutoriais ou “Como fazer”
Podem ser sobre seu produto ou algo complementar.
Se você dirige uma oficina mecânica, pode demonstrar como verificar o óleo. Se assim como nós você fala sobre viagens, mostre um aplicativo que você ama e acha muito útil durante viagens.
Essa também é uma maneira simples de usar o vídeo AO VIVO na sua página!
Venda seu produto
Em algum momento você precisa vender seu produto e vendê-lo bem! Mostre e fale porque as pessoas deveriam comprar seu produto. Coloque o seu melhor no que faz.
*Dica: se você criar uma postagem que está obtendo uma ótima resposta do seu público, mantenha-a salva em algum lugar! Não há mal nenhum em repostar depois de um tempo ou usar esta postagem de alto engajamento para ter novas ideias.