Básico
Capital: Pequim
Língua: Mandarim
Moeda: Renminbi
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 6 meses.
Visto de turista necessário: Visto exigido para brasileiros.
Vacinações: É exigido comprovante de vacinação contra febre amarela.
Segurança:
- Viajar com precauções normais de segurança
- ✅Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Principais destinos para quem vai viajar para a China
Os principais destinos turísticos na China são Pequim, Xangai, Xi’an, Hong Kong e Macau. O Brasil tem representação diplomática em Pequim (Embaixada) e consulados-gerais em Xangai, Cantão e Hong Kong.
Requisitos de entrada
Estrangeiros devem registrar-se no posto policial de sua zona de residência (temporária ou permanente) dentro de 24 horas de sua chegada à China.
Eventual locação de imóvel também deverá ser imediatamente informada às autoridades policiais da zona de residência.
Quando o estrangeiro viajar para a China e se hospedar em hotéis, estes estabelecimentos se encarregam do registro junto à Polícia. Hotéis e pousadas não acolhem estrangeiros em situação migratória irregular.
Mesmo estrangeiros com visto de residência devem registrar-se a cada nova entrada no país.
Hospedagem
Booking.comCuidados de Saúde ao viajar para a China
Durante a estadia no país, deve-se lavar as mãos constantemente e deixar os alimentos frescos por algum tempo em água corrente.
Recomenda-se lavar frutas e verduras com água engarrafada e gotas de água sanitária, e evitar o consumo de alimentos servidos em mercados públicos e na rua.
A probabilidade de intoxicação alimentar no país, devido à ausência de cuidados básicos de higiene no manuseio de frutas e demais tipos de alimentos, é alta.
Cidadãos brasileiros devem levar ao país antiácidos e remédios para diarreia e dores estomacais.
Infraestrutura turística
Pequim
Pequim é a capital da China desde o século XV, com um ligeiro interstício de poder entre 1911 e 1949, quando a capital do país tornou-se Nanquim. A despeito da veloz modernização da cidade e a consequente construção de prédios sofisticados, como o icônico estádio olímpico, a arquitetura tradicional ainda subsiste, espelhada em templos de épocas imperiais e, sobretudo, nos hutongs, que são ruelas de vida comunitária.
Hong Kong
Com cerca de 7.5 milhões de habitantes e 60 milhões de turistas/ano (dos quais 40 milhões nacionais chineses em visitas de curta duração), a Região Administrativa Especial de Hong Kong é um importante centro financeiro mundial e de serviços internacionais.
A cidade conta com numerosa comunidade de expatriados. Entre os asiáticos, os filipinos, em sua maioria empregados domésticos, formam o maior contingente, seguidos por nepaleses, indonésios e tailandeses. Entre os ocidentais, britânicos, australianos, franceses, canadenses e norte-americanos são os mais numerosos.
Macau
A Região Administrativa Especial de Macau situa-se a cerca de uma hora de Hong Kong. Estima-se em 400 o número de brasileiros ali residentes. A atividade principal desses nacionais está no setor de aviação (pilotos) e universitários (professores de português).
Xangai
Xangai tem cerca de 25 milhões de habitantes, é o principal centro financeiro da China continental e tem o porto mercante mais movimentado do mundo. Mais informações estão disponíveis (em inglês) na página oficial do governo municipal de Xangai.