Eu reviro os olhos sempre que ouço: Não vale a pena ter um blog… “Ninguém mais lê blogs”.
Essa questão parece surgir ano após ano, desde meu primeiro blog, feito em 2012 eu leio ou ouço sobre a morte dos blogs, mas estima-se que a indústria de blogs valia US $ 400 bilhões no final de 2020.
Isso efetivamente significa que esta postagem poderia terminar bem aqui com um simples, “Não, o blog não está morto”.
Mas a verdade é que os blogs mudaram. Blogar não é mais para todos.
É isso mesmo, o blog tem evoluído com o tempo e isso também significa que pode não ser certo para você.
Então, por que alguém (eu) cujo trabalho é ensinar e encorajar as pessoas a começar e desenvolver seus blogs estaria dizendo que talvez VOCÊ não deveria estar blogando? Porque é verdade.
Quem nos acompanha (principalmente no instagram) sabe que nosso lema é trazer a verdade, seja ela boa ou não.
Nem todo mundo é feito para blogar. E o blog pode não ser o melhor caminho para o seu marketing. Aqui está o porquê.
Está mais difícil ter um blog
As coisas mudam e no mundo online a mudança é muito rápida.
Na verdade, quando os blogs mais pareciam diários de adolescentes (eu tive meu primeiro blog lá em 2001 – alguns de vocês nem eram nascidos ainda), era fácil jogar qualquer conteúdo online e obter tráfego. Estou falando de postagens como: “Ei, almocei isso e olhe esse suéter fofo que comprei neste fim de semana!” que chegavam a cerca de 150 palavras e geravam muitos cliques.
Esses dias acabaram. Simplesmente não é mais tão simples.
Hoje em dia para começar um blog você tem que entender o mínimo de como escrever posts épicos e longos, se preocupar com o SEO, encontrar fotos de boa qualidade e criar conteúdo que seja sobre o leitor e não sobre você.
Hoje em dia, o blog exige muito trabalho para ter sucesso. Você precisa se preocupar com:
- Palavras-chave bem pesquisadas integradas em toda a sua postagem
- Conteúdo longo (pelo menos 500 palavras) que responde completamente a um problema para o seu leitor
- Conteúdo que ajuda ou inspira alguém, não apenas um diário online do que você comeu neste fim de semana
- Ótima estrutura de escrita
- Belas imagens
- Design limpo
Você não pode mais simplesmente lançar um blog horrível no Blogger e esperar que ele vá competir. O fato é que há muito conteúdo online que o seu tem que ser de qualidade para poder competir.
Portanto, não, o blog não está morto. Ele está mudando, evoluindo e hoje é diferente. Antes era visto como um hobby, hoje é tratado com muito profissionalismo e a menos que você esteja evoluindo, você ficará para trás.
Ter um blog é para todo mundo?
Pode ser. Talvez não. Como alguém que incentiva outros blogueiros a começar e desenvolver seus blogs, pode parecer irônico que eu esteja dizendo que blogar pode não ser certo para você.
Mas é verdade. Existem outros meios online a serem considerados, assim como seu tempo, quanto você está disposto a investir e quais são seus objetivos finais.
Ainda sinto fortemente que o blog, também conhecido como o bom marketing de conteúdo, é um dos melhores caminhos que qualquer empresário pode ter para iniciar e expandir suas marcas.
Construir um blog significa conteúdo novo aos olhos do Google; é uma ferramenta extremamente valiosa para ajudar a aumentar seu tráfego, atrair novos leitores e (por fim) fazer mais vendas.
Significa estabelecer-se como um especialista ou autoridade em sua área.
Significa exercitar sua criatividade.
E também pode significar a criação de uma comunidade de pessoas que simplesmente amam o que você escreve.
Mas você tem que ser estratégico sobre isso. E você tem que ser consistente. É um trabalho de formiguinha.
Ter um blog pode não ser para você se:
- Escrever mais de 500 palavras sobre qualquer tópico te deixa ansioso (e você não tem dinheiro para pagar um ghost writer).
- Seu público não lê blogs. Se eles estiverem em lugares como o YouTube, por favor, faça alguns vídeos!
- Você não tem um plano de monetização fora de algo como banners ou trabalhar com marcas. Esses métodos devem ser apenas uma peça do quebra-cabeça, não o objetivo final. (Leia mais sobre como ganhar dinheiro com um blog)
- Você acha que ter um blog significa ficar em casa de pijama o dia todo, navegando no Instagram e postando um post sobre o que você fez neste fim de semana.
Ter um blog pode ser para você se:
- Você tem sabe ensinar algo pode ajudar outras pessoas! Esteja você ensinando a alguém suas receitas favoritas sem glúten ou tentando inspirar alguém a organizar sua vida.
- Você fornece um serviço e precisa divulgá-lo. Os blogs são uma ótima maneira de se estabelecer como um especialista e aumentar o tráfego do seu site.
- Você vende um produto e deseja aumentar as vendas. Começar um blog é uma excelente forma de aumentar o interesse pelo seu produto, o que é essencial para vender mais!
- Você é um ótimo escritor. Ouça, escrever é algo que podemos treinar e sua escrita ficará melhor quanto mais você escrever. Mas você precisa ser um escritor decente, saber como criar conteúdo gramaticalmente correto e sem erros e criar conteúdo envolvente.
- Você tem uma atitude de não desistir. Ter um blog não é fácil ou um atalho para o sucesso. Pode demorar muito para ver os resultados. Se você sabe disso, não vai desistir e está nessa por um longo tempo, então o blog pode ser para você.
O mercado de blogs está saturado
Provavelmente. Mas que mercado não está?
Pessoalmente, sinto que sempre há espaço para mais uma voz. Existem atores, escritores e cantores suficientes no mundo? Certo. Mas também descobrimos novos talentos todos os dias.
Sempre haverá espaço para novos talentos, novas vozes e novas ideias para trazer ao mundo.
Portanto, a questão não é: “o mercado de blogs está saturado” a questão realmente passa a ser é: “você consegue se destacar nesse mercado?”.
As pessoas ainda leem blogs?
Tenho dois blogs atualmente e os dois juntos dão cerca de 160 mil visualizações mensais. E isso porque somos blogs pequenos! Você acha mesmo isso pouco?
Nosso acesso único é de cerca de 35 mil pessoas todos os meses lendo nossos blogs! É como se você fizesse uma palestra por mês para 35 mil pessoas, ou se desse aula para cerca de 1500 pessoas 5 dias por semana.
Enquanto as pessoas tiverem perguntas e alguém estiver online fornecendo uma resposta, sempre haverá blogs. E enquanto as pessoas estiverem procurando por conteúdo inspirador, sempre haverá blogs.
As pessoas fazem pesquisas no google diariamente e várias das opções de resposta que o google indica estão em blogs.
O que você acha? Você acha que vale a pena ter um blog?