Básico
Capital: Roma
Língua: Italiano
Moeda: Euro
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 3 meses, a partir da saída do espaço Schengen
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Segurança:
- ✅Viajar com precauções normais de segurança
- Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Requisitos de entrada
Apesar da dispensa de visto, é preciso considerar que existem alguns requisitos para o ingresso de cidadãos brasileiros que vão viajar para a Itália. São eles:
- Passaporte – para o ingresso, a permanência ou o trânsito na Itália, o cidadão brasileiro deve estar munido de passaporte com validade de pelo menos seis meses posteriores à data de entrada na Itália.
- Disponibilidade de recursos financeiros – o brasileiro que pretende ingressar na Itália deve dispor de recursos financeiros que garantam o seu sustento durante a prevista permanência e que cubram eventuais despesas médicas e hospitalares. A disponibilidade dos recursos financeiros pode ser demonstrada mediante a apresentação de dinheiro em espécie, cartões de crédito internacionais, títulos de serviços pré-pagos ou de documentos comprobatórios da disponibilidade de fontes de renda na Itália.
- Alojamento idôneo: o cidadão brasileiro deve comprovar a existência de alojamento idôneo na Itália, apresentando reserva de hotel onde ficará hospedado ou carta-convite assinada por cidadão italiano ou estrangeiro legalmente residente, na qual se atesta a disponibilidade para oferecer hospedagem. A carta-convite deve estar acompanhada de cópia de documento de identidade de quem está convidando.
- Bilhete aéreo de retorno para o Brasil: no momento do ingresso em território italiano, o cidadão brasileiro deverá estar de posse do bilhete aéreo de retorno para o Brasil, já marcado para um prazo máximo de 90 dias, e apresentá-lo às autoridades de fronteira italianas, quando solicitado. Recomenda-se que os documentos sejam impressos. Não é aconselhável contar com meios eletrônicos para comprovação documental.
- Seguro médico internacional.
Hospedagem
Booking.comSeguro Saúde
A Itália conta com excelente sistema de saúde. Algumas unidades médicas podem contar com limitações específicas fora das áreas urbanas, mas o país conta com uma ampla variedade de especialidades médicas e disponibilidade de atendimento.
É obrigatório no entanto, que os cidadãos brasileiros que desejam viajar para a Itália contratem seguro com cobertura internacional, que contemple despesas em casos de acidentes, enfermidades, mortes e traslados de corpo.
Água
Há bebedouros públicos em Roma e em algumas cidades italianas que distribuem água gratuita. A água desses bebedouros é potável não havendo, portanto, riscos de contaminação.
Segurança pública
Sugere-se que dinheiro e documentos sejam levados separadamente e que se evite carregar cartões ou chaves magnéticas que identifiquem o local de hospedagem.
Se você vai viajar para a Itália, é recomendado manter, em arquivo digital – por exemplo, em caixa de correio eletrônico -, cópia de documentos brasileiros, inclusive do passaporte, a fim de que possam servir para a solicitação de novo passaporte em caso de roubo/furto ou extravio. O acesso a esses documentos facilitará a concessão de novo passaporte durante a viagem.
Clima
Os meses de julho e agosto são os mais quentes do ano, quando a temperatura pode chegar aos 40 graus centígrados. Recomenda-se consumir água constantemente, fazer pequenas pausas para descanso e abrigar-se do sol durante as horas mais quentes do dia.