“A Polônia é um país seguro para viajar?” Pouco antes de viajarmos para a Polônia pela primeira vez em 2016, essa foi a primeira coisa que um conhecido nos perguntou.
Acho que muitas pessoas veem a Polônia como um país cheio de mafiosos perigosos, com ruas sujas e cheias de doenças. Não ajudam as representações da Polônia na mídia popular, que geralmente se concentram na história da Segunda Guerra Mundial ou em seu tempo sob o bloco soviético, que não foram tempos gentis para a Polônia.
No entanto, desde que a Polônia se tornou independente novamente, a resposta para a pergunta se é seguro viajar na Polônia é, sem dúvida: SIM!
A Polônia é um país moderno com baixa criminalidade como muitos outros países europeus. Na verdade, suas taxas de criminalidade são mais comparáveis aos países escandinavos notoriamente seguros do que aos destinos turísticos europeus populares, como Inglaterra e França.
Nas 3 vezes em que estivemos no país (uma das vezes por quase 1 mês), não nos sentimos ameaçados por ninguém, algo que não posso dizer sobre outros países que visitei, como a França. Melhor ainda, em pontos turísticos, os golpistas são relativamente escassos em comparação com os de Roma ou Paris. Embora, como quase qualquer lugar que você possa visitar, sempre haja risco de crime, sendo brasileiro, você pode ter certeza de que estará seguro na Polônia.
Abaixo, fornecerei algumas informações sobre segurança e crime na Polônia, além de uma lista de alguns dos golpes que você PODE (mas não necessariamente) encontrar ao viajar na Polônia.
Segurança na Polônia
Informações gerais
Emergências | 112 |
Ambulância | 999 |
Polícia | 997 |
A primeira coisa importante a mencionar é adicionar os números de telefone acima no seu telefone! Quer você escolha ter um cartão SIM ou cobertura internacional, ou escolha não ter cobertura, você sempre poderá ligar para esses números em uma emergência. 112 deve ser sua primeira escolha se a situação exigir cuidado imediato, enquanto você pode ligar para os outros dois para relatar algo que não exija a presença imediata de autoridades.
A Polônia é geralmente um país muito seguro, então é improvável que você tenha que ligar para um desses números. Em 2024, a Polônia foi classificada como o 32º país mais seguro do mundo, com esse índice contabilizando níveis de criminalidade, número de armas no país, força policial e tamanho militar, e outros fatores. Essa classificação coloca a Polônia em um nível mais alto do que destinos populares como França e Turquia, e muito mais segura do que os Estados Unidos ou qualquer país da América do Sul, por exemplo.
Tipo de Perigos na Polônia
Há alguns conselhos que eu gostaria de dar, porque embora a Polônia seja certamente segura, você ainda pode estar em risco se não tomar as devidas precauções:
- Furto de carteira pode acontecer. Sim, não é tão comum na Polônia, nunca vi ou fui vítima disso, enquanto já vi acontecer em alguns outros países que visitei. A maneira mais fácil de evitar se tornar vítima de um furto de carteira é não se tornar um alvo. Guarde sua carteira e telefone nos bolsos da frente. Mantenha sua bolsa no colo quando estiver sentado. Não coloque as coisas no chão e espere que estejam lá quando você voltar (embora eu me sinta mais segura na Polônia fazendo isso, que na minha própria cidade). Você pode precisar ficar de olho apenas em lugares movimentados, como no Centro Histórico de Varsóvia ou Cracóvia. Mas, geralmente, você não deve se preocupar muito com isso.
- Deixe seu passaporte sempre em uma doleira. Eu sempre recomendo manter seu passaporte em uma doleira, preso ao seu corpo quando estiver fora de sua hospedagem. Me desculpem aqueles que gostam de manter passaporte no hotel ou no airbnb, mas para mim, meu passaporte faz parte do meu corpo e sempre ficará seguro em uma doleira atado ao meu corpo.
Fora isso, apenas siga o bom senso. Não deixe nada sem vigilância. Não insulte as pessoas na rua. Se você apenas agir como um ser humano cauteloso comum, você aproveitará sua viagem na Polônia sem nenhum risco de se tornar vítima de um crime.
Viajando Sozinho na Polônia
A Polônia é um ótimo lugar para viajar como um viajante solo. É acessível e muito seguro. A esse respeito, e como alguém que já fez viagens solo na Polônia, há muito poucas dicas que eu possa dar. Mas listei algumas abaixo para considerar.
- Não se torne um alvo. Se você não tentar se destacar, ou deixar descaradamente objetos de valor de uma forma que eles sejam fáceis de roubar, você nunca deve ser alvo de roubo. E não tente insultar as pessoas, pois você se encontrará em uma situação em que é você contra um grupo de poloneses, e o povo polonês vencerá.
- Fique em albergues. Os albergues são seguros se você for um viajante solo. E você também pode fazer amigos para poder fazer atividades que você não se sentiria confortável fazendo se estivesse sozinho.
- Use transporte público ou Uber à noite. Todas as principais cidades polonesas têm ônibus noturnos que são muito acessíveis e seguros, então não sinta a necessidade de andar sozinho à noite. Além disso, como os Ubers são acessíveis, use-os se seu último destino não for atendido por transporte público.
Viver na Polônia
A Polônia é, no geral, um bom lugar para se viver. É seguro, tem muitas atividades para crianças e você não precisa se preocupar com a segurança delas como em outros lugares do mundo. Na verdade, com o declínio populacional da Polônia, há incentivos financeiros extras fornecidos pelo governo atual para ter filhos extras na Polônia.
O conselho número um que eu daria se você decidisse se estabelecer na Polônia é conhecer todas as regras ou contratar um advogado. A Polônia é muito burocrática e pode ser muito difícil encontrar a informação certa. Os nativos poloneses também lutam para fazer certas coisas, então se isso parece muito estressante para você, recomendo contratar um advogado polonês na área em que você precisa que algo seja feito, pois eles saberão os atalhos na burocracia que é abundante em muitas áreas da vida cotidiana na Polônia.
Então, certifique-se de que quando decidir viver na Polônia, escolha um lugar onde tenha certeza de que será bem-vindo. Varsóvia é certamente a cidade mais LGBT-friendly e racialmente diversa da Polônia, então este pode ser o melhor lugar para você se estabelecer, embora você tenha que lembrar que é o lugar mais caro para se viver na Polônia. O sul da Polônia tem mais pessoas que são hostis a comunidades não tradicionais, então se estabelecer em um lugar como Gdańsk ou Poznań também deve ser aceitável.
Golpes a serem observados
Golpistas não são comuns na Polônia em comparação a outros destinos europeus, mas ainda há alguns golpes para ficar de olho. É bom não confiar muito em estranhos na Polônia, especialmente porque as pessoas na Polônia dificilmente se aproximam de você na rua.
Embora você não deva pensar que todas as pessoas que se aproximam de você na rua na Polônia são golpistas, se você estiver em uma das muitas praças principais de cidades polonesas populares, essas chances aumentam muito. Então, fique de olho nos golpes abaixo:
- Não doe para pessoas na rua. Sim, parece cruel, mas mendigos não são muito comuns; os “mendigos” mais comuns são as pessoas que você verá nos principais destinos turísticos pedindo “doações” para uma instituição de caridade. Especificamente, você verá jovens com bandeiras da Ucrânia penduradas sobre os ombros com caixas de doação. Eles pedirão que você doe para ajudar a financiar a guerra na Ucrânia e dirão que aceitam todas as moedas. Agora, devo admitir que não posso dizer com 100% de certeza que essas pessoas são golpistas. No entanto, eu não confiaria neles por excesso de cautela.
- Não assine petições. Esta não é muito comum na Polônia, mas está começando a se popularizar. Basicamente, haverá alguém na rua tentando fazer você assinar uma petição por algum motivo ou outro. No entanto, se você assinar, eles tentarão dizer que, como você assinou, agora você deve fazer uma doação. Então, faça um favor a si mesmo e não assine nenhuma petição. Diga a eles que você não é da Polônia e que sua assinatura não tem poder. Ou um simples não, obrigado, deve fazê-los deixá-lo em paz.
- Se houver pessoas com falcões, você deve pagar por uma foto. Ultimamente, tem havido pessoas andando por aí com falcões nas principais cidades polonesas. Se eles pedirem uma foto, eles podem não dizer que custa dinheiro. As oportunidades de fotos custam dinheiro com qualquer animal, então não espere que seja de graça.
- Não confie em pessoas aleatórias que o convidam para um bar. Nunca vi isso acontecer, mas ouvi e li sobre isso, e é sabido que acontece em Cracóvia, onde alguns bares e clubes têm reputações menos do que estelares. Então, pode haver algumas pessoas, geralmente garotas atraentes, que o convidam para tomar algumas bebidas se virem que você está sozinho. Elas dirão que conhecem um lugar com boas bebidas onde podem levá-lo. Elas dizem que vão pagar uma rodada para você. No entanto, quando você chegar ao bar ou clube, tudo vai desmoronar. As “pessoas amigáveis” se recusarão a pagar pelas bebidas, e as bebidas acabarão sendo caras, e então sua carteira não ficará feliz com você. Lembre-se, os poloneses não são conhecidos por sua simpatia inicial, então a simpatia inicial em uma área turística pode ser uma armadilha!
- Tenha cuidado com táxis. Certifique-se sempre de que o taxista ligue o taxímetro para que você não seja cobrado a mais e acompanhe a rota que você fará para saber se o motorista está te levando pelo caminho certo. Recomendo fortemente usar apenas Uber ou Bolt, pois você vê sua tarifa com antecedência, e algumas empresas de táxi polonesas até têm aplicativos agora também.
- Certifique-se de que o fiscal de bilhetes no transporte público não é uma fraude. Eu não vi isso, mas ouvi dizer que às vezes fiscais de bilhetes falsos dirão que seu bilhete não foi validado e que você deve pagar uma multa ali mesmo em dinheiro. Primeiro, o valor da multa é afixado em todos os ônibus, bondes e metrôs da Polônia, então você saberá se o valor é um roubo. Mas você deve primeiro sempre pedir identificação se não confiar na pessoa, se ela for legítima, ela mostrará a você sem nenhum problema. Se não o fizerem, você sabe que tem um problema em mãos. Então, peça para que o levem até a delegacia de polícia mais próxima para processá-lo, e isso acabará fazendo com que a pessoa desista. Em outra nota, sempre certifique-se de que seu bilhete seja validado para evitar multas de fiscais de bilhetes reais!
Conclusões
Em geral, a Polônia é um lugar seguro para viajar. Embora você possa encontrar alguns problemas, se usar o bom senso e não se tornar um alvo, você ficará bem.
Finalmente, os golpes são baixos na Polônia, então você não deve se preocupar em questionar todos com quem fala. No geral, você deve se sentir muito seguro de que estará seguro na Polônia do que em muitos outros destinos europeus.