A Ucrânia tem 7 Patrimônios Mundiais da UNESCO (pesquisa: abr/22) entre culturais e naturais, incluindo toda uma região de floresta.
Dá uma olhada na lista:
Patrimônio Cultural da Unesco na Ucrânia
Kiev: Catedral de Santa Sofia e edifícios monásticos relacionados, Kiev-Pechersk Lavra
Projetada para rivalizar com a Hagia Sophia em Constantinopla, a Catedral Saint-Sophia de Kiev simboliza a ‘nova Constantinopla’, capital do principado cristão de Kiev, que foi criada no século 11 em uma região evangelizada após o batismo de São Vladimir em 988. e a influência intelectual de Kyiv-Pechersk Lavra contribuíram para a disseminação do pensamento ortodoxo e da fé ortodoxa no mundo russo do século XVII ao século XIX.
Post relacionado: Ucrânia | Kiev – Mosteiro de Pechersk Lavra
Lviv – Conjunto do Centro Histórico
A cidade de Lviv, fundada no final da Idade Média, foi um florescente centro administrativo, religioso e comercial durante vários séculos. A topografia urbana medieval foi preservada praticamente intacta (em particular, há evidências das diferentes comunidades étnicas que ali viveram), juntamente com muitos belos edifícios barrocos e posteriores.
Post relacionado: Ucrânia | 5 Coisas para Fazer em Lviv
Arco Geodésico de Struve
O Arco Struve é uma cadeia de triangulações de pesquisa que se estende desde Hammerfest na Noruega até o Mar Negro, passando por 10 países e mais de 2.820 km. Estes são pontos de um levantamento, realizado entre 1816 e 1855 pelo astrônomo Friedrich Georg Wilhelm Struve, que representou a primeira medição precisa de um longo segmento de um meridiano. Isso ajudou a estabelecer o tamanho e a forma exata do planeta e marcou um passo importante no desenvolvimento das ciências da terra e do mapeamento topográfico. É um exemplo extraordinário de colaboração científica entre cientistas de diferentes países e de colaboração entre monarcas por uma causa científica. O arco original consistia em 258 triângulos principais com 265 pontos de estação principal. O local listado inclui 34 dos pontos originais da estação, com diferentes marcações, ou seja, um furo perfurado na rocha,
Residência dos Bukovinianos e Dálmatas
A Residência dos Metropolitas Bukovinianos e Dálmatas representa uma sinergia magistral de estilos arquitetônicos construídos pelo arquiteto tcheco Josef Hlavka de 1864 a 1882. A propriedade, um excelente exemplo da arquitetura historicista do século XIX, também inclui um seminário e mosteiro e é dominada pela cúpula , Igreja do Seminário cruciforme com jardim e parque. O complexo expressa influências arquitetônicas e culturais do período bizantino em diante e incorpora a poderosa presença da Igreja Ortodoxa durante o domínio dos Habsburgos, refletindo a política de tolerância religiosa do Império Austro-Húngaro.
Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos na Polônia e na Ucrânia
Situada na orla oriental da Europa Central, a propriedade transnacional conta com uma seleção de dezesseis tserkvas (igrejas). Eles foram construídos com toras de madeira horizontais entre os séculos 16 e 19 por comunidades de fé ortodoxa e greco-católica. Os tserkvas testemunham uma tradição construtiva distinta, enraizada no design eclesiástico ortodoxo, entrelaçado com elementos da tradição local e referências simbólicas à cosmogonia de suas comunidades. Os tserkva s são construídos em um plano tripartite encimado por cúpulas e cúpulas quadrilaterais ou octogonais abertas. Integral a tserkvassão telas de iconóstase, decorações policromadas de interiores e outros móveis históricos. Elementos importantes de alguns tserkvas incluem campanários de madeira, adros, portarias e cemitérios.
Patrimônio Natural da Unesco na Ucrânia
Florestas de faias antigas e primitivas dos Cárpatos e outras regiões da Europa
Esta propriedade transnacional inclui 94 componentes em 18 países. Desde o final da última Idade do Gelo, a Faia Europeia se espalhou a partir de algumas áreas de refúgio isoladas nos Alpes, Cárpatos, Dinarides, Mediterrâneo e Pirineus durante um curto período de alguns milhares de anos em um processo que ainda está em andamento. A expansão bem sucedida em todo um continente está relacionada à adaptabilidade e tolerância da árvore a diferentes condições climáticas, geográficas e físicas.
As “Florestas de Faias Antigas e Primitivas dos Cárpatos e Outras Regiões da Europa” são uma propriedade composta por 94 partes componentes em 18 países.
Eles representam um excelente exemplo de florestas temperadas complexas e relativamente intocadas e exibem um amplo espectro de padrões e processos ecológicos abrangentes de povoamentos puros e mistos de faia européia em uma variedade de condições ambientais.
Durante cada fase glacial (eras do gelo) dos últimos 1 milhão de anos, a faia européia (Fagus sylvatica) sobreviveu às condições climáticas desfavoráveis em áreas de refúgio nas partes do sul do continente europeu.
Essas áreas de refúgio foram documentadas por cientistas através de análises paleoecológicas e usando as mais recentes técnicas de codificação genética. Após a última Idade do Gelo, cerca de 11.000 anos atrás, a faia começou a expandir seu alcance a partir dessas áreas de refúgio do sul para eventualmente cobrir grandes partes do continente europeu.
Durante esse processo de expansão, que ainda está em andamento, a faia formou diferentes tipos de comunidades vegetais, ocupando ambientes amplamente diferentes.
Estas florestas contêm uma população inestimável de árvores antigas e um reservatório genético de faias e muitas outras espécies, que estão associadas e dependentes destes habitats florestais antigos.
Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!