Praga ou Budapeste, Budapeste ou Praga: é uma pergunta comum ao planejar uma viagem ao Leste Europeu atualmente, já que ambas as cidades ganharam destaque no turismo na última década.
A maioria das pessoas que já esteve em ambos tem uma forte preferência por um ou outro (inclusive nós!), mas a verdade é que ambas são cidades incrivelmente bonitas e cativantes que merecem um lugar em qualquer roteiro de viagem pelo Leste Europeu.
Tentando escolher onde viajar, Praga ou Budapeste? Aqui estão alguns conselhos para ajudar em sua (difícil) decisão:
Escolha Praga se…
Você tem apenas alguns dias
O tempo pode ser um fator importante na escolha de visitar Praga ou Budapeste, e quando se trata de visitas rápidas, Praga torna mais fácil percorrer rapidamente.
Os principais locais de Praga são muito compactos e a maioria pode ser facilmente alcançada a pé a partir dos outros.
Em maio/24 estivemos em Praga por 2 dias e meio, raramente usávamos transporte público e conseguimos ver os principais pontos turísticos da cidade.
Você quer uma cidade de conto de fadas
Praga é uma cidade que exala beleza, e essa beleza é amplificada pelo fato de as suas áreas mais deslumbrantes estarem incrivelmente concentradas.
A Cidade Velha e o Distrito do Castelo de Praga ficam em lados opostos do rio Moldava, e a Ponte Carlos liga os dois lados para deleite dos turistas.
Você prefere cerveja
Parece bobo? Na verdade não – os tchecos levam a sua cerveja a sério e Praga é um paraíso para quem bebe cerveja.
E sim, na verdade é mais barato que a água, o que o torna uma maneira divertida de se aproximar do seu orçamento de viagem em Praga.
Você quer visitar uma cidade mais antiga
Tanto Praga como Budapeste são cidades tecnicamente medievais, claro, mas Praga tem muito mais para mostrar em termos de arquitetura antiga, de estilo de conto de fadas.
Embora o lado “Buda” do rio em Budapeste seja bastante antigo, o lado “Peste” teve o seu apogeu no século XIX, altura em que foram construídas estruturas famosas como a Basílica de Santo Estêvão e o lindo edifício do Parlamento.
As famosas estruturas de Praga geralmente datam da Idade Média, incluindo a Ponte Carlos, a Catedral de São Vito e o Castelo de Praga.
Também sofreu muito poucos danos na Segunda Guerra Mundial, ao contrário de Budapeste.
Onde Ficar em Praga
The Spot Apartment — Se você deseja uma hospedagem simples e limpa a um preço acessível e não quer sacrificar muito na localização, o The Spot Apartment é uma ótima opção na cidade.
Beautiful Apartments in Prague — Você não pode pedir uma localização melhor do que esta! Quartos espaçosos, localização perfeita e preço moderado são uma combinação fantástica.
Royal Route Residence — Um apartamento lindamente decorado a poucos passos da Praça da Cidade Velha, com vistas maravilhosas – o que mais você poderia pedir em Praga?
outras opções você pode pesquisar aqui:
Booking.comEscolha Budapeste se…
Você tem mais tempo para ficar na cidade
Embora nossa primeira viagem a Budapeste tenha durado 4 dias e definitivamente valha a pena a visita, mesmo em um curto espaço de tempo, saímos com a sensação de que podíamos ter ficado mais.
Mas em maio/24 voltamos a Budapeste por 3 dias e meio e conseguimos ver as principais atrações da cidade e ainda curtir os famosos bares ruínas.
Você quer experimentar banhos termais e bares em ruínas
Os famosos banhos termais de Budapeste são uma experiência incrível que não está disponível em qualquer lugar – nós os adoramos e recomendamos a experiência a qualquer pessoa.
Os bares em ruínas da cidade também alcançaram um reconhecimento mais amplo nos últimos anos: o maior bar em ruínas, Szimpla, foi nossa escolha por 3 noites seguidas para aproveitarmos a noite de Budapeste.
Você prefere vinho
Imagine a nossa surpresa quando soubemos que a Hungria tem 22 regiões vinícolas distintas!
É verdade que nem todos ganharão reconhecimento global, mas a Hungria produz alguns vinhos saborosos.
Você está procurando uma experiência mais barata em geral
Embora ambas as cidades sejam conhecidas por serem acessíveis em comparação com locais europeus como Londres, Paris e Roma, Praga certamente é a mais cara das duas que estamos comparando.
A hospedagem em Praga era um pouco mais cara, a comida é mais cara e os passeios são menos acessíveis.
Hesitamos em fazer um julgamento abrangente sobre o custo com base apenas nas nossas experiências limitadas, mas Praga definitivamente deixou a impressão de custar mais do que esperávamos (exceto a cerveja – que era barata!), enquanto Budapeste continua a oferecer um valor mais em conta em todos os aspectos.
Onde Ficar em Budapeste
Jackquaters – Localizado ao lado de Vaci Utca e a apenas 100 metros do Danúbio, Jackquaters é o local perfeito para quem visita Budapeste. Os destaques de Budapeste, como a Ponte das Correntes e o Grande Mercado, ficam a poucos passos.
Danubius Hotel Erzsébet City Center — Com o Mercado Central e a Vaci Utca ao seu alcance, você definitivamente não passará fome enquanto estiver hospedado no lindo Danubius Hotel Erzsébet City Center!
Hotel Mika Downtown – O Hotel Mika Downtown não só oferece belos quartos, serviço fabuloso e um delicioso café da manhã incluído, como também está localizado no antigo Bairro Judeu da cidade, perto da Sinagoga da Rua Dohány e da Ópera Húngara.
Conclusão – Praga ou Budapeste
Em última análise, vale a pena visitar Budapeste e Praga – estas são lindas capitais europeias históricas que merecem o seu tempo e atenção.
Porém, se você tiver que escolher Praga ou Budapeste, há custos e benefícios definidos para cada uma delas – e para cada pessoa que visitou ambas, você provavelmente encontrará uma opinião teimosa sobre qual delas é “melhor”!
Fiz o meu melhor para escrever esta postagem no blog com uma perspectiva tão justa quanto possível – afinal, gostamos das duas cidades – mas nas batalhas Praga x Budapeste entre defensores apaixonados de cada cidade, sempre escolheremos Budapeste.
Praga é incrivelmente bonita de se ver e adoramos conferir destaques como a Ponte Carlos e o Museu Kafka, mas saímos com a sensação de que tínhamos encontrado muito do que procurávamos em uma visita (uma notável exceção são os mercados de Natal – adoraríamos voltar um dia a Praga no inverno).
Além disso, não dê ouvidos a nenhum artigo que afirme que este ainda é um destino “subestimado”: Praga está lotada – com grandes grupos turísticos, com despedidas de solteiro e com viajantes independentes de todas as idades.
Budapeste, por outro lado, é uma cidade à qual esperamos voltar sempre ao longo dos anos – um lugar que parece ao mesmo tempo reconfortante e excitante, com mais para explorar do que meia dúzia de viagens poderiam cobrir.
Ao contrário de Praga, sentimos que podemos cair na rotina e “viver” em Budapeste, mesmo que temporariamente (como fizemos em 2019), e os destaques culturais de Budapeste, desde os banhos termais até tomar cappuccinos em alguns dos cafés mais bonitos do mundo, nunca envelhecem, não importa quantas vezes participar.
Mesmo algo tão simples como a vista do rio Danúbio à noite, atravessando a cidade enquanto Buda e Pest iluminam-se em ambos os lados do rio é mágico.