Planejando uma viagem para a Europa em breve e curioso para saber como encontrar e usar um banheiro público por lá?
Se você está pesquisando para fazer uma viagem pela Europa, provavelmente já ouviu – se não, saiba agora – rumores sobre a dificuldade em encontrar banheiros públicos em países europeus, e mesmo quando os encontra, provavelmente você terá que pagar para usá-los!
Nós já viajamos mais de 5 vezes para Europa, em uma das viagens ficamos 10 meses visitando a maioria dos países europeus, de Portugal à Rússia – e quando se trata de banheiro público na Europa, nós já vimos de tudo.
Nossas dicas irão ajudá-lo em todo o continente, mas é claro, existem tendências e peculiaridades específicas que variam de país para país (ou mesmo de cidade para cidade).
Aqui está o que você deve saber sobre como encontrar e usar banheiros públicos na Europa:
Onde encontrar banheiros na Europa
Comecemos pelo princípio: quando você está fora e explorando, a última coisa com a qual você quer lidar é precisar de um banheiro quando não consegue encontrar um!
Felizmente, ao contrário do que parece, não é difícil encontrar um bom banheiro para usar caso precise, mas ao contrário do Brasil, na Europa você pode ter que pagar ou comprar algo para usá-los:
Cafés + Restaurantes
A maioria dos cafés e restaurantes terá um banheiro para uso dos clientes, e isso quase sempre está incluído na compra. Então, em uma necessidade, entre, peça um café (ou uma cerveja) e aproveite para usar o banheiro.
Alguns também permitirão que não clientes utilizem o banheiro por uma pequena taxa (geralmente 0,50 euros ou 1 euro), mas isso está longe de ser uma garantia.
Além disso, cadeias de fast food como McDonald’s e Starbucks geralmente têm banheiros disponíveis para clientes. Muitas vezes o código para entrar no banheiro estará no seu cupom de compra.
Ao contrário do estilo brasileiro de banheiros de restaurantes, onde o prédio geralmente tem um conjunto de banheiros construídos para os clientes usarem, nos restaurantes europeus, um banheiro localizado em um pequeno espaço, muitas vezes meio escondido atrás de um depósito, é bem normal.
Se você não vir uma placa de banheiro, você sempre pode perguntar a um funcionário e ele lhe indicará a direção certa.
Museus + atrações turísticas fechadas
A maioria dos museus e atrações pagas terá banheiros disponíveis para uso dos clientes.
Geralmente são maiores e mais espaçosos do que os encontrados em restaurantes e cafés, embora possam variar de local para local.
Normalmente, esses banheiros estão incluídos no seu ingresso, embora você possa encontrar uma atração ocasional que cobra pelo seu uso.
Metrôs e estações (geralmente pagos)
Os centros de transporte, como estações ferroviárias, rodoviárias e aeroportos, tendem a ter banheiros grandes e espaçosos que você precisará pagar para usar (geralmente 0,50 ou 1 euro).
Esses banheiros públicos são normalmente operados por um sistema de catraca e, ocasionalmente, por um atendente e você paga com moedas. A boa notícia é que, em parte graças à taxa, esses banheiros são (geralmente) limpos e espaçosos.
Se você for de uma cidade a outra (ou de um país para outro) de trem, eles também tem banheiro gratuito, mas conforme o trem vai chegando ao destino, a higiene do banheiro vai ficando mais precária.
Shoppings e Galerias de lojas
Assim como no Brasil, shoppings e galerias de lojas tem banheiros para uso público. Neste caso, ser cobrado ou não é mais uma questão de onde você está. Já fomos em países que haviam banheiros em shoppings que eram pagos e outros grátis.
Mas, mais uma vez a boa notícia é que estes banheiros são bem limpos.
Banheiros públicos na rua (às vezes gratuitos)
Em alguns países, como França e Alemanha, ocasionalmente você encontrará banheiros públicos nas ruas.
Às vezes, eles funcionam com moedas e são pagos e, outras vezes, são de uso gratuito. Mas neste caso, eles podem ser uma espécie de aposta, eles podem ser bons ou muito ruins.
Em algumas cidades, como Amsterdam, você também encontrará mictórios semiprivados nas ruas. Esses mictórios são bastante famosos e sim, é isso mesmo, ficam no meio da rua e os homens usam sem pudor algum e como você pode imaginar, o cheiro perto deles não é muito agradável.
Como perguntar por banheiros na Europa
A primeira regra para encontrar banheiros públicos na Europa? Definitivamente pergunte por um toilet, e não um bathroom ou restroom.
Na Europa, um “bathroom” é onde você toma banho, então perguntar por isso em um restaurante ou museu é incomum.
“Toilet”, por outro lado, é claro, conciso e uma daquelas palavras que se entende em vários idiomas (em francês ou italiano é toilette , por exemplo).
Não é uma má ideia ter papel higiênico com você.
Embora os banheiros europeus em locais como restaurantes certamente sejam abastecidos com papel higiênico, não há garantia de que os banheiros públicos nas ruas o sejam, especialmente se você estiver em uma área menos turística.
Pessoalmente, este é um caso de “melhor prevenir do que remediar” para nós, e sempre levamos conosco um pequeno pacote de lenços de papel e lenços umedecidos em nossa mochila.
É aquele item que quando precisamos dele, é um salva-vidas.
Alguns países ainda usam o Banheiro Turco
Não se assuste se em algumas cidades você encontrar os chamados “banheiro turco”:
Nós encontramos esse tipo de banheiro em alguns (poucos) locais em Istambul e também em um local na Ucrânia.
Definitivamente não é o tipo de experiência que eu gostaria de ter, então, como nunca me deparei com esse tipo de banheiro em um momento de “desespero”, eu acabava saindo e usando outro local.
Use um aplicativo para encontrar banheiro na Europa
Essencialmente, depois de anos viajando pela Europa, chegamos a um ritmo em que usamos o banheiro conforme a oportunidade se apresenta durante nossos passeios turísticos – depois do almoço, por exemplo, ou antes de sair de um museu.
Mas se você ainda não conhece, pode também usar o aplicativo Flush para encontrar banheiros, não só na Europa, mas por todo mundo:
Normalmente só pagamos para usar banheiros na Europa nos dias em que passamos o dia todo fora, indo de um lugar para outro e entramos e saímos das estações de metrô o dia todo.