DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Melhores Mesquitas de Istambul, Turquia

Compartilhe:

A cidade de Istambul está repleta de mesquitas ornamentadas. Suas cúpulas e minaretes conferem uma qualidade exótica e calma a uma cidade movimentada. 

Na nossa viagem a Istambul, fiquei chocada quando o guia nos disse que havia mais de 4.000 mesquitas em Istambul. A cidade é o lar de comunidades muçulmanas há séculos, e as mesquitas têm sido uma parte importante da paisagem urbana há muito tempo.

Muitas das mesquitas de Istambul são bastante antiga , algumas datando do século XVI. A mesquita mais antiga de Istambul é a Mesquita do Sultão Ahmed, mais conhecida como Mesquita Azul, que foi construída no início de 1600.

Hoje, as mesquitas continuam a desempenhar um papel importante na vida dos muçulmanos em Istambul. Não são apenas locais de culto, mas também servem como centros comunitários e locais de encontro para eventos sociais e culturais.

Como há tantas belas arquiteturas e histórias religiosas para desfrutar, escolher apenas algumas pode ser um desafio. Para ajudá-lo a escolher as melhores mesquitas de Istambul, fizemos a lista das mais bonitas:

Mesquita Hagia Sophia em Istambul

Uma das melhores mesquitas para visitar sem dúvida! A Mesquita Hagia Sophia, também conhecida como Ayasofya, é um dos edifícios mais emblemáticos e conhecidos de Istambul.

Foi inicialmente construída como uma catedral cristã no século VI DC. Ainda assim, foi convertida em mesquita depois que a cidade caiu nas mãos dos turcos otomanos em 1453, quando eles acrescentaram os minaretes.

De 1935 a 2020, Hagia Sofia foi um museu antes de ser convertida novamente em mesquita. Atualmente é um dos destinos turísticos mais populares de Istambul. A mesquita Hagia Sophia é conhecida pelo seu enorme tamanho e arquitetura impressionante. É um dos maiores e mais belos edifícios já construídos na Turquia.

Foi aqui que Mehmet II se declarou Sultão depois de derrotar Constantinopla em 1453. E foi aqui que Ataturk proclamou a Turquia como uma república secular em 1931.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre este edifício extraordinário, não deixe de fazer uma visita guiada à Mesquita Hagia Sophia e à Mesquita Azul quando estiver em Istambul.

Nota: A partir de 15 de janeiro de 2024, a Grande Mesquita Hagia Sophia introduziu uma política distinta para turistas e fiéis. Se você estiver visitando como turista, agora há uma taxa de entrada de 25 euros. Este ingresso lhe dá acesso ao piso da galeria, onde você pode admirar as impressionantes características otomanas e bizantinas do santuário, incluindo os mosaicos históricos.

Esta nova política visa equilibrar a preservação deste local icónico e melhorar a experiência do visitante, garantindo ao mesmo tempo que o culto diário permanece intacto.

Post relacionado: Hagia Sophia ou Ayasofia em Istambul

Mesquita do Sultão Ahmed – Mesquita Azul de Istambul

A Mesquita do Sultão Ahmed, também conhecida como Mesquita Azul, é uma mesquita histórica localizada em Istambul, Turquia. Esta mesquita foi construída em 1616 e é uma das mesquitas mais antigas da cidade. A Mesquita Azul é outra das melhores mesquitas de Istambul.

Foi construída no início de 1600, durante o reinado do Sultão Ahmed I. A mesquita é conhecida pelos seus azulejos azuis, que lhe dão o nome. A Mesquita do Sultão Ahmed tem uma grande cúpula central, seis minaretes e oito cúpulas secundárias. O interior da mesquita é decorado com mais de 20 mil azulejos azuis.

A Mesquita do Sultão Ahmed é uma das atrações turísticas mais populares de Istambul. Recebe milhões de visitantes todos os anos de todo o mundo. A sala de oração principal pode acomodar até 10.000 pessoas.

Post relacionado: Como visitar a Mesquita Azul em Istambul na Turquia

Mesquita de Süleymaniye

A Mesquita de Süleymaniye é um dos edifícios mais emblemáticos de Istambul e uma das nossas mesquitas preferidas pela sua beleza e por ser tão calma, sem tantos turistas. Situada numa colina com vista para o Corno de Ouro, o ilustre arquiteto otomano Sinan construiu a mesquita no século XVI.

É considerada uma das suas melhores obras e uma das maiores e mais complexas mesquitas de Istambul. Foi nomeada em homenagem ao Sultão Süleyman, o Magnífico, que encomendou sua construção.

O salão principal de orações pode acomodar até 4.000 fiéis e é decorado com belos azulejos İznik e vitrais. Várias salas de oração menores, uma biblioteca, um hospital e uma escola também estão no local.

Os visitantes podem entrar na Mesquita de Süleymaniye e explorar seus terrenos. No entanto, como ainda é um local de culto ativo, por favor, respeite aqueles que rezam e evite tirar fotos dentro das salas de oração.

Post relacionado: Como visitar a Mesquita Suleymaniye em Istambul, Turquia

Yeni Cami – Nova Mesquita 

A Mesquita Yeni Cami, também conhecida como Mesquita Nova, está localizada no distrito de Eminönü, em Istambul. Foi construído entre 1597 e 1663 durante o reinado do Sultão Murad III.

Mimar Sinan, o arquiteto-chefe do Império Otomano, projetou a mesquita Yeni Cami. A mesquita está situada numa plataforma alta com vista para o Corno de Ouro. Possui dois minaretes e uma grande cúpula central com cúpulas menores ao seu redor. O interior da mesquita é decorado com azulejos Iznik e possui um grande lustre.

A Mesquita Yeni Cami está aberta à visitação o ano todo e a entrada é gratuita. Os visitantes podem explorar a mesquita no seu próprio ritmo ou fazer uma visita guiada.

Mesquita Fatih

A Mesquita Fatih é um marco histórico bonito localizado no meio da península histórica de Istambul. A mesquita foi encomendada em 1463 pelo sultão otomano Mehmet II e levou sete anos para ser concluída.

É uma das mesquitas mais importantes da cidade e contém várias outras estruturas dentro do seu complexo, incluindo madrasas, uma biblioteca, um hospício e túmulos. O cemitério da Mesquita Fatih em Istambul contém quatro túmulos importantes, incluindo o túmulo de Mehmed, o Conquistador.

O pátio do Complexo da Mesquita Fatih é um dos maiores pátios da mesquita, por isso são realizadas importantes cerimônias fúnebres. Além disso, há o maior mercado de rua de Istambul , o Fatih Pazarı, realizado às quartas-feiras.

A Mesquita Fatih é um belo exemplo da arquitetura otomana e definitivamente vale a pena uma visita, acrescentando à sua lista das melhores mesquitas para visitar em Istambul.

Mesquita Çamlica

A Mesquita Çamlica é um dos marcos mais emblemáticos de Istambul e não é surpresa que seja também uma das atrações turísticas mais populares da cidade.

A mesquita está situada no topo de uma colina no distrito de Üsküdar e oferece vistas deslumbrantes do estreito do Bósforo e do horizonte da cidade. Mas há mais na Mesquita Çamlica do que apenas a sua localização deslumbrante. Aqui estão alguns fatos e detalhes sobre este incrível local de culto:

  • A mesquita foi projetada pelo arquiteto turco Hayati Tabanlioğlu e concluída em 1987.
  • Esta nova mesquita é atualmente a maior de Istambul e, na verdade, da Turquia
  • Tem seis minaretes e pode acomodar mais de 60.000 fiéis ao mesmo tempo.
  • A sala de orações principal é decorada com bela caligrafia islâmica e azulejos intrincados.
  • Há também uma biblioteca, uma sala de conferências e um espaço para exposições no local.
  • A Mesquita Çamlıca está aberta à visitação diariamente das 9h às 17h (exceto durante os horários de oração).

Mapa das Melhores Mesquitas para visitar em Istambul, Turquia

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *