Básico
Capital: Moscou
Língua: Russo
Moeda: Rublo
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 6 meses.
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Segurança:
- Viajar com precauções normais de segurança
- ✅Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Requisitos de entrada
Para entrada no país, é exigido dos turistas que pretendem viajar para a Rússia apresentação na chegada de passaporte válido por pelo menos seis meses e passagem de saída do país.
É recomendado um Seguro viagem internacional.
Formulários alfandegários
Na chegada à Rússia, os viajantes recebem um cartão de migração. É imprescindível que este documento esteja sempre com o viajante, pois é a prova de sua permanência temporária legal, conjuntamente com o passaporte.
Caso haja alguma irregularidade no registro ou o viajante perca o cartão de migração, sua situação migratória é considerada irregular e sua saída do território russo pode ser negada enquanto não for regularizada
Registro Migratório
Para quem vai viajar para Rússia e pretende ficar mais de 7 dias em alguma cidade, é necessário registro migratório após entrar em território russo.
Todo estrangeiro deve realizar o Registro Migratório (também conhecido como Registro de Residência Temporária) junto às autoridades locais russas, dentro de até 7 dias úteis, para cada cidade por onde passar. Este registro deverá ser providenciado pelo anfitrião russo (hotel, pessoa física ou jurídica responsável pela estada do turista na Rússia). Se você estiver hospedado em hotel, albergue, pensão ou alojamento, o próprio estabelecimento é responsável pelo seu Registro Migratório. Se seu anfitrião for um amigo ou instituição russa, este deverá dirigir-se a um escritório regional do FMS com cópias do seu passaporte e do seu Cartão Migratório, a fim de efetuar o Registro Migratório.
A estada em cidades russas por período inferior a 7 dias não exige Registro Migratório. Recomenda-se, contudo, portar sempre consigo, além do passaporte e do Cartão de Migração, comprovantes de passagem (cartão de embarque, bilhete ferroviário, etc.) indicando que sua chegada àquela localidade se deu há menos de 7 dias úteis.
Hospedagem
Booking.comClima
Moscou caracteriza-se por duas estações – verão e inverno – com temperaturas extremas. Se você vai viajar para a Rússia, saiba que durante o longo inverno, a temperatura média é de 15 a 20 graus negativos, podendo chegar a -40ºC. Pode-se contar com neve de novembro a março, eventualmente em abril. Normalmente, a neve só se derrete no final do mês de março. Janeiro costuma ser o mês mais frio do ano.
O verão é, em geral, abafado, com temperaturas entre 25 e 30 graus, tendo atingido 38 graus no verão de 2010. Em uma cidade cuja arquitetura é voltada para conservar calor durante os longos meses de inverno, os aspectos de desconforto ligados às altas temperaturas são ainda mais fortemente sentidos. Julho é o mês mais quente.
Nos meses de inverno, as ruas de Moscou ficam muito escorregadias por causa de neve e gelo. Aconselha-se o uso de botas impermeáveis com boa aderência.