Quem ama viajar como eu sabe que a hospedagem consome boa parte do orçamento da viagem. Mas você sabia que há formas de viajar sem pagar sua hospedagem? Se você está em busca de estratégias para não pagar por acomodação, este guia irá apresentar algumas alternativas. Desde opções tradicionais até abordagens inovadoras, exploraremos maneiras de garantir uma estadia confortável sem desembolsar grandes quantias. Continue lendo para descobrir como é possível economizar e aproveitar ao máximo sua viagem.
Existem sites específicos para isso, mas não espere por luxos ou grandes hotéis. Normalmente são casas ou quartos de moradores precisando de algo em troca.
Hospedagem Gratuita: Realidade ou Ilusão?
A primeira consideração ao pensar em não pagar por acomodação é a busca por hospedagens gratuitas. Existem plataformas que oferecem estadias gratuitas em troca de serviços, como voluntariado ou troca de habilidades. No entanto, é crucial avaliar a confiabilidade dessas opções e garantir que atendam às suas necessidades de viagem.
HomeExchange
A troca de casas é uma prática que tem ganhado popularidade. Diversas plataformas conectam viajantes que estão dispostos a trocar suas casas durante determinado período. Essa abordagem não só elimina os custos com acomodação, mas também oferece uma experiência única de viver como um local.
O HomeExchange é o site mais conhecido para trocar casas com outra pessoa por um período específico. É uma ótima maneira de viajar pelo mundo vivendo como um morador local
Couchsurfing
O Couchsurfing é uma comunidade global que permite que viajantes se hospedem nas casas de anfitriões locais de forma gratuita. Dessa maneira, além de economizar dinheiro, essa prática proporciona uma imersão cultural autêntica e a oportunidade de fazer novas amizades ao redor do mundo.
O couchsurfing é o mais conhecido site para quem usa este tipo de hospedagem gratuita. Com o Couchsurfing, você pode ficar na casa de um local em qualquer país. Couchsurfing é uma comunidade global de 14 milhões de pessoas em mais de 200 mil cidades que compartilham sua vida, seu mundo, sua jornada.
Parece simples? Mas é. É tipo uma rede de amigos que empresta o quarto da casa da praia, o sofá da casa do interior… mas globalmente falando!
Se quiser saber as experiências de quem já usou, leia o artigo do blog Caminhos me Levem: CouchSurfing: O Que é e Como Funciona + Nossas Experiências
Trusted Housesitters
Neste site a idéia é você ficar hospedado na casa de alguém e em troca, cuidar da casa e dos animais. Muitas vezes as pessoas saem de férias e não querem deixar a casa sozinha, ou tem bichos de estimação que não podem acompanhar na viagem, então essas pessoas disponibilizam a casa para que você fique por lá. Em troca você mantém a casa organizada, limpa e os animais bem cuidados.
Post relacionado: Se Hospede de Graça como House Sitter
Programas de Fidelidade e Recompensas
Se você é um viajante frequente, aproveitar programas de fidelidade e recompensas pode ser uma estratégia inteligente. Muitos hotéis, companhias aéreas e cartões de crédito oferecem programas que acumulam pontos, os quais podem ser usados com o propósito de garantir estadias gratuitas em diversos estabelecimentos.
World Packers
Para os viajantes mais aventureiros, o trabalho em troca de acomodação, chamado de Work Exchange, é uma opção interessante. Diversos estabelecimentos, como hostels e fazendas, oferecem estadias gratuitas em troca de algumas horas de trabalho por dia. Essa é uma maneira eficaz de cortar os custos de acomodação e, ao mesmo tempo, adquirir experiências únicas.
No World Packers site apenas Hostels oferecem estadia. Em troca, você trabalha por um período (cerca de 4 a 6 horas por dia) para o hostel em questão, em troca você não precisa pagar pelo tempo que for ficar por lá.
Os hostels oferecem serviços na área de limpeza, marketing, recepção e muito mais. Vale a pena pesquisar antes de viajar!