Desde quando decidimos passar pela Bulgária, muita gente nos perguntou: Mas o que tem na Bulgária? Quais as principais cidades da Bulgária? Pois bem:
A Bulgária é um dos maiores países dos Bálcãs e passou a ser um dos nossos destinos preferidos, por várias razões: Primeiro, é muito mais barato do que outros países da Europa, a comida é deliciosa e os búlgaros são calorosos e muito acolhedores.
Como um bônus, os aficionados por história terão infinitos lugares antigos para descobrir em todo o país. Foi difícil limitar a lista, mas aqui estão 5 cidades que você deveria visitar na Bulgária!
Sofia
Sofia é a capital da Bulgária e provavelmente para onde você vai primeiro se estiver viajando de avião. Está localizada bem na base da Montanha Vitosha, é uma cidade antiga, seus primeiros habitantes incluíam os trácios e os celtas, seguidos pelos romanos que fizeram Sofia a cidade mais importante da região. Ela foi mantida pelos otomanos por vários séculos até se tornar a capital de uma Bulgária independente.
Esta longa história significa que há muito para ver durante uma visita à cidade. Um dos primeiros locais a se visitar é a Catedral Alexander Nevsky, uma das maiores igrejas ortodoxas orientais do mundo. As paredes são decoradas com belas pinturas de cenas religiosas e santos. A cúpula banhada a ouro no exterior destaca-se reluzente no horizonte da cidade.
Outros locais incluem os restos subterrâneos da fortaleza de Serdika e uma visita ao Museu Arqueológico Nacional com coleções da antiga Trácia até a Idade Média – a máscara de ouro do trácio na foto acima é o destaque da exposição.
Mais informações sobre Sofia
Veliko Tarnovo
Veliko Tarnovo, com sua rica história de 7.000 anos e muitas igrejas. A cidade está localizada no rio Yantra e foi a capital do Segundo Império Búlgaro, abrigando muitos da nobreza.
Um dos monumentos medievais mais famosos da Bulgária pode ser visto na cidade, a Fortaleza de Tsaravets. A cidade é construída em três colinas – Tsaravets, Trapezitsa e Sveta Gora com o rio que atravessa o centro. A fortaleza em Tsaravets data dos tempos medievais e foi a principal fortaleza do Segundo Império Búlgaro de 1185 a 1393.
Mais informações de Veliko Tarnovo
Plovdiv
Plovdiv é a segunda maior das cidades búlgaras e é um importante centro econômico, de transporte e cultural que já foi conhecido como Philippopolis, quando foi conquistada por Filipe II da Macedônia.
Mais tarde foi invadida por persas, gregos, celtas, romanos, godos, hunos e turcos antes de se tornar uma parte da Bulgária como a conhecemos hoje. Construída em sete colinas nas margens do rio Maritsa, Plovdiv é muitas vezes chamada de “A Cidade das Sete Colinas”.
Toda essa história significa que há muito para ver e fazer! O centro da cidade é vibrante e movimentado, enquanto a Cidade Velha tende a ser mais tranquila e mais descontraída. Ambos são muito amigáveis para pedestres, para que você possa aproveitar os principais locais a pé.
Veja outros artigos sobre Plovdiv
Rila
Em um dia de viagem, saindo de Sofia, é possível visitar o Mosteiro de Rila (Mosteiro de São Ivan de Rila). Este é o maior e mais conhecido mosteiro ortodoxo oriental na Bulgária. Encontra-se a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, no Parque Natural do Mosteiro de Rila.
O mosteiro foi fundado no século X e é um local histórico e arquitetônico importante, bem como um importante ponto turístico. Há cerca de 60 monges lá hoje e é um Patrimônio Mundial da UNESCO. O interior ornamentado do edifício e o exterior deslumbrante tornam este local imperdível ao visitar a área.
Varna
Varna é a terceira maior cidade da Bulgária, localizada na costa do Mar Negro, é conhecida como a capital marítima do país e é o lar da Marinha búlgara.
O Museu Arqueológico de Varna é famoso por ser o local onde está localizado o tesouro da Necrópole de Varna, a jóia de ouro mais antiga do mundo. Há também um impressionante complexo de banhos romanos para visitar, o 4º maior da Europa, onde você pode até mesmo ver as lojas que antes ficavam do lado de fora dos banhos.
A Catedral de Varna é a mais antiga da Bulgária, datada de 1886 e é a maior catedral da costa do Mar Negro. Nela contém uma série de pinturas à mão de cenas da vida de Jesus que valem a pena ver.